Lavar mais branco é que não!

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
Jollyroger
Sócio
Sócio
Mensagens: 1327
Registado: 09 ago 2007, 22:49
Localização: Cadaval

Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Jollyroger »

Boas,

Com certeza que quem já teve a felicidade de adquirir a granel numa qualquer feira de velharias uns quilitos de LEGOS, já se deparou com peças um bocado mal tratadas, principalmente no que toca a higiene.

A questão que gostaria de colocar é, apesar do senso comum dar ideias de como as limpar, como é que vocês, profissionais do assunto, limpam as peças que adquirem no referido estado, sabendo à partida que, não sendo nenhum trabalho de Hércules limpá-las por fora, já por dentro a coisa é mais complicada.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Hyphos »

O método que tenho utilizado é coloca-las na máquina de lavar roupa, num saco de pano, num programa de baixa temperatura (até 30ºC).

Não resulta para peças muito sujas, mas para as têm pó funciona.

O outro método é lava-las manualmente, com uma escova de dentes velha, um pouco de detergente da loiça e muita paciência  ;D


Paulo
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3314
Registado: 13 set 2006, 21:17
Localização: Esposende
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="Hyphos"]
O método que tenho utilizado é coloca-las na máquina de lavar roupa, num saco de pano, num programa de baixa temperatura (até 30ºC).

Não resulta para peças muito sujas, mas para as têm pó funciona.

O outro método é lava-las manualmente, com uma escova de dentes velha, um pouco de detergente da loiça e muita paciência  ;D


Paulo
[/quote]

Pois é o que tenho feito nos últimos tempos, mas ainda faltam muitas. É preciso muito paciência mas compensa!
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
   
BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Pode parecer óbvio, mas nunca é demais lembrar: nunca lavar peças metálicas/eléctricas!

Em relação às peças brancas e trans-clear, há um conselho que o João Figueiredo me deu no Marco de Canaveses: deixá-las num tupperware ou semelhante com lixívia suave durante uns dias, mexendo de vez em quando para fazer circular a lixívia em contacto com as peças. Depois, é dar-lhes com a escova de dentes, como para as outras cores. :)
Avatar do Utilizador
fil_lego
Sócio
Sócio
Mensagens: 340
Registado: 07 out 2006, 10:05

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por fil_lego »

O método que tenho utilizado com algum sucesso tem sido o de colocar tudo o que é plástico (retirar motores, cabos, borrachas, autocolantes, etc.) dentro de uma caixa de plástico com detergente à base de amoníaco (vulgo sonasol verde ou afim) e água. A caixa deve ter tampa, para evitar os odores desagradáveis do detergente.

Ficam de molho uma semana (ou mais quando não há tempo)

Na fase seguinte calçam-se umas luvas de borracha (as de cirurgia são boas) e com um pincel de pintura de cerdas macias e curtas, vão-se esfregando as peças em todos o recantos possíveis, ao mesmo tempo que vamos mudando as peças para outro recipiente.

Com tudo limpo e desinfectado, chega a fase de nos livrarmos do detergente com diversas passagens por água limpa.

Na ultima fase, de secagem, costumo utilizar um saco de pano com uns atilhos que coloco dentro da máquina de lavar roupa no programa de centrifugação a 1200 rotações durante uns minutos.

Saem prontas a ser usadas.

Para as peças brancas, com marcas deixadas pelos ultra-violetas (amarelecidas) costumo utilizar a lixivia, como já se disse atrás. No entanto, este tratamento carece de bastantes cuidados, porque a recuperação do branco faz-se á conta da erosão da camada superficial das peças, uma vez que a lixivia contem cloro que é extremamente corrosivo para o plástico LEGO.

Filipe Coentro
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15890
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Conchas »

Pois eu tenho utilizado o método do alguidar com detergente da loiça em água quente.
Após ua horas esfrego a maioria das peças com uma escova de dentes velha. Para muitas nem chegaria a ser necessário, pois o detergente já arrancou tudo (principalmente as que tinham essêncialmente pó).

No caso das peças brancas amarelecidas, meto num recepiente cheio de "lixivia" (sem lixivia) em gel durante cerca de uma semana (Blanka Vanish OxiAction Cristal White, Gel / Embalagem branca, não a embalagem rosa). No final é só passar diversas vezes por água limpa e ficam quase brancas.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Ressuscitando o tópico, para inquirir acerca da fase seguinte: a secagem...

Como é que vocês secam as peças? Metem-nas na máquina de secar roupa, deixam-nas a amadurecer ao sol, ou fazem como o Mr. Bean, enfiam-nas numa peúga e rodam-nas por cima da cabeça? Tenho muitas peças para lavar e pouco espaço para as secar!
Avatar do Utilizador
Pedro
Full Member
Full Member
Mensagens: 116
Registado: 24 jul 2007, 22:03
Localização: Marinha Grande, Leiria
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Pedro »

[quote="AVCampos"]
Ressuscitando o tópico, para inquirir acerca da fase seguinte: a secagem...

Como é que vocês secam as peças? Metem-nas na máquina de secar roupa, deixam-nas a amadurecer ao sol, ou fazem como o Mr. Bean, enfiam-nas numa peúga e rodam-nas por cima da cabeça? Tenho muitas peças para lavar e pouco espaço para as secar!
[/quote]
O melhor é deixá-las secar normalmente à sombra porque o sol dá cabo do material.
Um abraço
Pedro ;)
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Pois, mas tal como há para lavagem, não há nenhum método mais "expedito" para a secagem? É complicado arranjar um espaço sossegado para ter um pancadorro de peças a secar! :-\
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Ribatagus »

Tenho uma técnica de "pré-secagem" curiosa:

Conheces um "secador de saladas"?
Imagem

basicamente, uma "tupperware" com um sistema manual que faz centrifugar o conteúdo, a alta velocidade.

Não "seca" totalmente as peças... mas dá uma grande vantagem na secagem, ao centrifugar as peças, retira-lhe grande parte da água, nomeadamente dentro dos bricks! (pelo menos bem mais rápido do "saco de pano a rodar"... umas passagens para a esquerda e para a direita, e a maior parte da água é retirada... Depois, é só "espalhar" as peças numa rede, numa zona com boa "aragem" mas sem sol...

Ainda não experimentei, mas também a vou usar para fazer a limpeza das próprias peças, enchendo a peça com água tépida e detergente... em vez de tar a esfregar as peças, centrifugo-as... é como se fosse uma pequena máquina de lavar  ;D

Tive esta ideia na semana passada quando andava a procura de (f)utilidades para o lar...  ::)

(pós-edição) PREÇO: entre 5 a 10 euros, numa loja de "compra barata" (Chineses, Lojas dos 300's, Galinha Gorda, etc...)
Última edição por Ribatagus em 24 out 2007, 17:44, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Bem lembrado! 8) Já perguntei se há disso cá em casa, mas não há... embora já tenham procurado para comprar. :(
Enfim, acho que vou ter de esperar que seque... tantas peças e tão pequeninas! :-\
Avatar do Utilizador
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2089
Registado: 20 jun 2006, 04:39
Localização: Porto

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por BionicDroid »

A minha técnica é a seguinte:
Como sabemos as peças ficam com muita água retida nos espaços vazios o que torna a secagem bastante demorada e deixando pequenas manchas de água do tamanho de uma bolha de água após a secagem, por isso retiro a enorme quantidade de água da seguinte maneira:
Pego numa toalha de rosto e coloco as peças sobre o centro da toalha, de seguida pego em cada ponta da toalha e dobro-as uma a uma para o centro da toalha sobre as peças, depois pego nas quatro pontas de forma a fechar a toalha com os Brick's lá dentro ficando com a forma de uma trouxa de roupa, com as duas mãos vou apertanto o gargalo formado pelas quatro pontas até ficar com as mãos junto ás peças de forma a estas ficarem o máximo possível ajustadas umas ás outras para ao sacudir com força a trouxa as peças não andarem aos saltos lá dentro evitando assim os arranhões entre elas, a água extraída é tanta que a toalha fica toda enxarcada e ao sacudir a trouxa chapina bastante água na direcção em que a sacudi-mos, a trouxa segura-se como se segurasse-mos um martelo na mão mas junto á cabeça do martelo e não no meio do cabo dando marteladas no ar ou então imaginem darem marteladas com força nos Megabosta ;D ;D ;D, segue-se uma imagem esclarecedora para os mais novos
Carlos Ribeiro
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Ribatagus »

[quote="BionicDroid"]
A minha técnica é a seguinte:(...)Pego numa toalha de rosto (...)sacudir com força(...)
[/quote]
Pois é, eu usava esta técnica também... mas para além de não resultar tão bem, o risco que se corre de uma das pontas sair e fazer chuva de peças é maior... (felizmente nunca me aconteceu)

usando o tal "secador" as peças não andam a bailar (ficam "quietas" durante a centrifugação, só mexendo-se na altura da alteração da rotação), o que acaba por evitar os riscos... Para além disso se a toalha largar "fibras", ficas com as peças com algum "pó" na mesma :D
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Avatar do Utilizador
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2089
Registado: 20 jun 2006, 04:39
Localização: Porto

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por BionicDroid »

[quote="Ribatagus"]
Para além disso se a toalha largar "fibras", ficas com as peças com algum "pó" na mesma :D
[/quote]
Uso uma toalha que não larga pelo e caso larga-se fanava uma tolha de linho á minha mãe para tal ;) de qualquer das formas como lavo catrafadas de peças teria de ter um lavador de alfaces industrial, mas a tua técnia é a melhor para pequenas quantidades de peças. esqueci-me de dizer que depois basta seca-las ao ar pois ficam quase enxutas.
Última edição por BionicDroid em 24 out 2007, 19:13, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
Avatar do Utilizador
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3314
Registado: 13 set 2006, 21:17
Localização: Esposende
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="Ribatagus"]
Tenho uma técnica de "pré-secagem" curiosa:

Conheces um "secador de saladas"?
Imagem

basicamente, uma "tupperware" com um sistema manual que faz centrifugar o conteúdo, a alta velocidade.

Não "seca" totalmente as peças... mas dá uma grande vantagem na secagem, ao centrifugar as peças, retira-lhe grande parte da água, nomeadamente dentro dos bricks! (pelo menos bem mais rápido do "saco de pano a rodar"... umas passagens para a esquerda e para a direita, e a maior parte da água é retirada... Depois, é só "espalhar" as peças numa rede, numa zona com boa "aragem" mas sem sol...

Ainda não experimentei, mas também a vou usar para fazer a limpeza das próprias peças, enchendo a peça com água tépida e detergente... em vez de tar a esfregar as peças, centrifugo-as... é como se fosse uma pequena máquina de lavar  ;D

Tive esta ideia na semana passada quando andava a procura de (f)utilidades para o lar...  ::)

(pós-edição) PREÇO: entre 5 a 10 euros, numa loja de "compra barata" (Chineses, Lojas dos 300's, Galinha Gorda, etc...)

[/quote]

Que coíncidencia, tenho uma "secadora" exactamente igual a essa!
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
   
BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Responder