Lavar mais branco é que não!

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por csiquet »

sim, VOL e % são 2 maneiras diferentes de dizer a mesma coisa.

10-15% parece muito concentrado. Ainda não vi isto a venda.
Temos de pensar também que as vezes as pessoas fazem confusão entre as 2 medidas.
Se for realmente 40 VOL, terás de ter extra cuidado com isto. Quanto mais puro, mais perigoso.
Aliás, o peróxido de hidrogénio é utilizado nos foguetões...

Até 30 VOL, podes comprar na Farlab. Mais concentrado, não sei.

É possível utilizar várias vezes a solução mas esta vai perder das suas propriedades com o tempo, a temperatura, a exposição solar,... Só tentando.
Com o oxy, não sei, nunca usei.
maxrunner
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registado: 02 jul 2012, 23:16
Localização: Lisboa

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por maxrunner »

Pois, sei que o Oxy é para acelarar o processo.
maxrunner
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registado: 02 jul 2012, 23:16
Localização: Lisboa

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por maxrunner »

[quote="csiquet"]
sim, VOL e % são 2 maneiras diferentes de dizer a mesma coisa.

10-15% parece muito concentrado. Ainda não vi isto a venda.
Temos de pensar também que as vezes as pessoas fazem confusão entre as 2 medidas.
Se for realmente 40 VOL, terás de ter extra cuidado com isto. Quanto mais puro, mais perigoso.
Aliás, o peróxido de hidrogénio é utilizado nos foguetões...

Até 30 VOL, podes comprar na Farlab. Mais concentrado, não sei.

É possível utilizar várias vezes a solução mas esta vai perder das suas propriedades com o tempo, a temperatura, a exposição solar,... Só tentando.
Com o oxy, não sei, nunca usei.
[/quote]

No continente parece que tem VOL30 em embalagens de 500ml a 1€ e tal. Mas mais do que isso não parece haver.
Sephiroth
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 252
Registado: 02 dez 2010, 17:13
Localização: Guimarães

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Sephiroth »

Vamos lá desenterrar isto  ;D

Tenho uma pergunta de noob...

Acabei de desmontar o meu taj mahal porque estava com uma quantidade industrial de pó.

Acham que basta lavar apenas com água corrente e uma escova de dentes? As peças não estão amareladas...

E haverá problema em juntar as peças de cores diferentes na mesma bacia com água?
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Se só lavares com água e sabão, não há problema em misturar tudo. E, se as peças não estão amareladas, talvez seja preferível não arriscar o peróxido...
Sephiroth
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 252
Registado: 02 dez 2010, 17:13
Localização: Guimarães

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Sephiroth »

[quote="AVCampos"]
Se só lavares com água e sabão, não há problema em misturar tudo. E, se as peças não estão amareladas, talvez seja preferível não arriscar o peróxido...
[/quote]

Foi exactamente isso que pensei. Parece-me ser mesmo só pó e o ton acinzentado com que fica, mas até com um pincel sai a maior parte...

As peças transparentes, não lhes fará mal a escova?
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Com essas convém mais cuidado, pois os riscos notam-se mais.
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por csiquet »

Não há problema.
Quando tenho muita coisa para lavar, ponho tudo numa fronha de almofada com umas toalhas pequenas (dentro da fronha) na máquina de lavar a roupa.
Ciclo delicado a 40ºC sem torção no fim.
Depois deixo secar ao ar livre em cima de uma toalha.
Sephiroth
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 252
Registado: 02 dez 2010, 17:13
Localização: Guimarães

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Sephiroth »

Obrigado aos dois pelas respostas  ;)
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Cassiebsg »

Eu li noutro lado que escova de dentes risca as peças. Mas acho que apenas água (max. 40º) e sabão te resolve o problema. :)
E se quiseres evitar calcário nas peças, água da chuva é ideal (pelo que li noutro lado).
There are those who believe that life here began out there...
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por csiquet »

Aqui está mais informações acerca do processo de mudança de cores das peças em ABS.
O texto está em Inglês.

[quote="Viktor Peter Kovacs"]
It looks like the organic bromid component of the fire retardant is causing the yellowing. This is why LEGO pieces are so sensitive to UV radiation. Hydrogen peroxide helps remove this compound from the surface layer of the pieces and uv radiation helps in this process, the same way it helps in the yellowing. The result is a clean, yellow free piece, but there are sideeffects. First, the surface becomes a bit rougher, because now the material is missing some of it's components. Second, most of the flame proof properties are now missing, but this isn't really a problem. The third is that the plastic gets a bit more brittle. Unfortunately I've managed to buy a few old pieces that were treated and their flexibility was so compromised that they broke under the load in my moc. Unlike normal LEGO abs, they had sharp edges and broke into splinters. So the bleaching process actually works, but the result is not really usable for buliding anything heavy duty. I wouldn't give the bleached pieces to children either.


About the new white pieces, the discoloring is not caused by the bromid, but the lack of dye. Some of the new white pieces don't have enough dye in them, so what we see is the natural color of the abs plastic which is mikly white with a bit of tan. This is the same slight color variation that most colors have nowdays. I've seen the same problem with other products, like some made in china marklin rolling stock. Moving production from china back to europe (to hungary) actually solved most of their problems.


The abs plastic used by LEGO is very similar to the ones used by many western and some japanese toy manufacturers (including the color palette). However some of them, who are making toys for older kids (16+) choose not to include every chemical, so for example I found out that the abs plastics used for some model trains are more uv resistant but not really fire proof. So for example a certain locomotive chassis resists uv light better but go up in flames easily in case of a decoder fault. I know this from personal experience since I've managed to buy a box where the gray plastic insert is completly yellowed from years of uv exposure in a shop window, but the rolling stock is in a perfectly good condition. Parts of the insert were protected by the cars and the paper sleeve and retained their original color. On the other side, I've seen a locomotive that actually caught fire from sparks (I've bought its metal frame and drivetrain as spare parts). This kind of ABS would be better for afols, but I'm pretty sure that you don't want to give it to kids. The question is what could LEGO do about the UV resistance of it's ABS plastic in the long term.


ps: If you want to protect your parts, then do not expose them to direct sunlight or any other uv source, like modern halogen lights, UV based fluorescent or led lights. Classical incadescent lightbulbs and uv less leds are safe.
[/quote]

Outro site que possam querer consultar. (abrigado AVCampos)
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Desenterro este tópico porque encontrei agora este vídeo, que ilustra bem o processo do peróxido:
[align=center][/align]
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por csiquet »

É exatamente o processo que usei para recuperar muitas peças antigas mas é preciso ter muito cuidado com o tempo de atuação porque algumas peças (azuis) ficaram mais claras em alguns sítios.
Basicamente, tinha deixado um dos baldes, de uma dia para o outro, no escuro... Bem, agora já sei que não posso fazer isso.
Uma nota importante: as peças ficam mais frágeis depois deste processo. Tendem a partir mais facilmente.
Outra nota: o H2O2 vai matar muita bicharada mas não limpa.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Encontrei agora um artigo que diz que este tratamento é apenas temporário: uma peça amarelecida e que tenha sido tratada tenderá a voltar a amarelecer.

http://www.classic-computers.org.nz/blo ... porary.htm

Exemplo para um computador: antes do tratamento, depois do tratamento, e 4 anos depois do tratamento.
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Conchas »

Mas isso é coisa que não me espanta absolutamente nada!... :D

Quantas coisas de plástico temos em casa, que ficaram amarelas com os anos, mesmo sem estarem expostas à luz...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Responder