21109 - Exo Suit

Aqui podes encontrar "Reviews" sobre conjuntos Oficiais da LEGO
Responder
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

21109 - Exo Suit

Mensagem por AVCampos »

Referência: 21109
Nome: Exo Suit
Tema: Lego Ideas
Ano de Edição: 2014
Número de Peças: 321
Preço LEGO®: ~€34.99?
Preço por peça: 10.90 cêntimos?
Instruções: Sim, Um livro
Autocolantes: Não :jump:
Minifigs: 2
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim do manual.

[align=center]Imagem[/align]

Como os interessados já terão visto as muitas reviews do 21109 que circulam por aí, não me vou alargar muito...

Este set tem a honra de ser o primeiro do tema Ideas (ex-Cuusoo) que não é baseado em nenhuma licença pré-existente: tem o mérito de ter conseguido os 10000 apoiantes sem precisar do apoio de outras comunidades de fãs! Foi inicialmente concebido pelo Peter Reid, que é conhecido na comunidade AFOL pelos seus designs Neo Classic Space, pelo detalhe que lhes incute, e pelas tartarugas-robot. O modelo foi adaptado para set oficial LEGO pelo Mark Stafford, cujo historial inclui vários mechs e sets de ficção científica.

[align=center]Imagem[/align]

A caixa

A caixa não é muito grande (mais pequena, por exemplo, que do 21108), mas vem bem preenchida e, como vem sendo hábito nos sets Ideas, sente-se que os materiais são de qualidade superior à dos sets "normais". Ao contrário do que é costume nos sets LEGO, a frente não inclui todo o conteúdo do set. Mostra o Exo Suit, pilotado pelo "astronauto", junto da sua colega e de uma tartaruga-robot. A traseira, para além de mostrar todo o conteúdo, que, para além do que é ilustrado na frente, acrescenta uma pequena base e dois barris amarelos, explica também o conceito do LEGO Ideas, e dá-nos os nomes dos nossos protagonistas: Pete e Yve, que na realidade são os nomes do criador da ideia original e da sua namorada!

[align=center]Imagem Imagem Imagem[/align]

As peças

Ao abrir a caixa, deparamo-nos com três sacos de peças, duas peças isoladas, um livro de instruções com espessura generosa, e nenhum autocolante. :jump: E quase nenhuma peça impressa, sequer: apenas os dois torsos das minifigs e os "fundilhos" do Exo Suit são impressos. Como dá para adivinhar pela imagem na caixa, a grande maioria do inventário é composta por peças bastante pequenas, e praticamente todas cinzentas. Muitas delas eu nunca tinha tido na mão, devido a andar mais a par de temas mais "esburacados"...

[align=center]Imagem Imagem[/align]

A construção

O livro de instruções começa com uma nota introdutória sobre o modelo, os seus criadores (Peter Reid e Mark Stafford), e uma breve história sobre como uma expedição descobriu os Exo Suits. Fazendo lembrar o início de uma anedota, estas duas secções estão repetidas em inglês, francês e espanhol (as línguas poderão ser diferentes para outros mercados). Não notei nenhum problema no fabrico do livro, não havendo folhas mal presas nem nada do género.

[align=center]Imagem[/align]

Depois de construir as minifigs, a tartaruga e a base com os barris, foi a vez do Exo Suit. Sendo eu um construtor maioritariamente Technic, o método de juntar milhentas peças pequeninas para fazer uma estrutura um pouco menos pequena soou-me familiar, por isso não tive muita dificuldade em juntar a enorme quantidade de greebles.

O desenho

Uma vez terminado, quase custa a crer que não há aqui peças coladas em ângulos estranhos! O Exo Suit tem um aspecto adequadamente mecânico e cheio de pormenores. O uso de 85s escuros nos braços, que tem sido por aí muito criticado, não me pareceu mal. Aliás, se não fossem estes toques de cinzento escuro e amarelo transparente (em honra ao Classic Space) aqui e ali, o modelo seria demasiado monocromático para o meu gosto. Julgava que as "jantes" nas "nádegas" ficariam mal, mas até nem me importo com elas.

[align=center]Imagem Imagem Imagem[/align]

O set completo traz mais alguma cor: a tartaruga, adorável com o seu aspecto gorducho, tem o vermelho dos olhos, a base tem as luzes verdes nos cantos, e os barris amarelos... são amarelos. No global, não acho o set nada de aspecto aborrecido. E obviamente há o Pete e a Yve nos seus uniformes verdes.

[align=center]Imagem[/align]

A jogabilidade

Este é daqueles modelos que nota-se à légua que tanto é concebido para estar exposto como para brincar! Cada perna tem articulação na anca (esfera), joelho (esfera) e tornozelo (esfera e charneira). Cada braço tem articulação no ombro (esfera) e no cotovelo (charneira). Os punhos rodam e cada dedo pode ser ajustado independentemente. Isto permite todo o género de poses!

[align=center]Imagem Imagem Imagem[/align]

Com duas excepções de que falarei a seguir, é notável como o modelo é estável e resistente apesar de estar coberto de greebles. Parabéns ao designer! Para além da posabilidade e da jogabilidade proporcionada pelos extras ao modelo, também é possível abrir a "rollcage" para que o piloto possa entrar e sair. Adicionalmente, pode-se remover os tiles das costas para se instalar todo o tipo de equipamento adicional.

[align=center]Imagem[/align]

Os únicos aspectos negativos no design do set estão na facilidade com que algumas peças saltam: são estas os 86s nos pés, e estas estruturas na frente dos ombros, encaixadas nos 85s. Adicionalmente, estas últimas impedem um pouco o livre movimento dos braços:

[align=center]Imagem[/align]

Conclusão

Este é um set must-have para fãs de Espaço, Classic Space, mechs, ou qualquer combinação dos anteriores. Em alternativa, pelo que tenho lido por aí, muita gente quer tê-lo simplesmente por trazer dois astronautas verdes, uma estreia no mundo LEGO!

É excelente tanto para estar exposto e como para se brincar. Ainda por cima, como não tem o peso de nenhum licenciamento, o seu preço deverá ser bastante razoável. Só não lhe dou nota máxima por o seu tema poder intrinsecamente não ser do agrado de todos, e pelos pequenos problemas de peças saltitonas.

[align=center]Imagem Imagem[/align]

Nota final: 8.5/10
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por Jorge Reis »

Excelente reviews, parabéns!

Mais um set para a coleção.

O set já está à venda?
Imagem
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por PocasNuckie »

Tinhas que vir meter nojo a dizer que já tens um quando o resto dos mortais andam a desesperar?  :notcool:  >:D

O set só sai dia 1 de Agosto. Aconselho-vos a terem o dedo quente porque senão vai ser complicado apanharem um.
Imagem
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Só é pena os minifigures serem todos verdes...  :notcool: :notcool: :notcool:
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por gads »

Excelente review!
Confesso que embora seja um ponto menos positivo, não me importo com as minifigs serem ambas verdes :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por csiquet »

[quote="AlexandreRibeiro"]
Só é pena os minifigures serem todos verdes...  :notcool: :notcool: :notcool:
[/quote]

Pelo contrário, acho muito bem jogado da parte da LEGO.
Uma cor nova para os spacemen (e spacewoman) vai atrair muita gente.
A primeira impressão foi de não gostar porque não são as cores do Classic Space que conhecemos mas, aí está, o Classic Space acabou; temos agora algo de novo.

Parabéns pelo review, as fotos são fantásticas. Queres explicar como as tiraste?
:clapping:
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por AVCampos »

Obrigados! :)

[quote="csiquet"]
Queres explicar como as tiraste?
[/quote]
Tenho uma folha de cartolina branca A0, que pus em cima do móvel da sala de modo a abranger a superfície e o fundo. Depois, com luz natural, pus a máquina num tripé, calibrei-lhe o equilíbrio de brancos para a cartolina aparecer mesmo branca, regulei a abertura para o mínimo (para maior profundidade de campo) e regulei o tempo de exposição de modo à imagem não ficar nem clara nem escura demais. Depois, para cada foto, pus temporizador para não haver trepidação de carregar no obturador.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por AGarcia »

Excelente review!
:clapping: :clapping: :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por agadoijo »

Excelente review! Com essas fotos até quase que tenho vontade de comprar o set! Mas já estou demasiado disperso por temas... keep focus... keep... must resist...
Por acaso estava à espera que os fatos fossem brancos por causa do set que foi oferta na Sh@p, no entanto não me choca serem verdes. Quem gosta vai continuar a comprar e provavelmente conseguem mais umas vendas porque são únicas nesta cor e os coleccionadores gostam disso. Outra boa ideia foi terem colocado UMA austronauta.
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por PocasNuckie »

Tenho o feeling de que quem não comprar nos primeiros minutos/horas vai ficar a arder sem este set a menos que depois pague uma balúrdio no mercado secundário.
Imagem
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por Hyphos »

Andei a vasculhar a S@H e parece que não está disponivel para Portugal  ??? , ou foi impressão minha?
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por PocasNuckie »

Só dia 1?
Imagem
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: 21109 - Exo Suit

Mensagem por Hyphos »

[quote="PocasNuckie"]
Só dia 1?
[/quote]

Isso é o que aparece na S@H americana, para nós nem aparece.
Paulo "Jones" Brown
Responder