O que é a PLUG?

Informações sobre a PLUG, o Site e o Fórum.
Bloqueado
Avatar do Utilizador
Farrusco
Sócio
Sócio
Mensagens: 1441
Registado: 12 set 2006, 01:08
Localização: Amadora

O que é a PLUG?

Mensagem por Farrusco »

Adultos a brincarem com LEGO®?  ???

À semelhança de outros hobies de miniaturas e brinquedos, a LEGO® também tem os seus admiradores adultos: coleccionadores e modelistas. Seria aliás estranho que aquele que é considerado o melhor brinquedo do mundo não os tivesse. A grande diferença deste grupo de fãs é a sua flexibilidade e a sua diversidade. Sendo as peças de LEGO® fáceis e robustas para montar e desmontar, a cada dia pode surgir um modelo diferente. Além disso, com a actual diversidade de peças e outros acessórios, os temas vão do castelo medieval ao barco à vela, da cidade com comboios às batalhas de super-heróis, da ficção científica à robótica de vanguarda.

[glow=red,2,300]PLUG – Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO®[/glow]

O que é?  :)
É uma instituição devidamente legalizada que reúne os fãs de LEGO® nacionais, sendo sobretudo vocacionada para adultos. Como tal, é o fórum destes, reunindo sem excepções todos os fãs de LEGO® com ligação a Portugal.
Note-se ainda que a PLUG não tem fins lucrativos.

Como funciona?  :o
O fã de LEGO® que se torna sócio da PLUG passa a ser um dos membros da associação com os mesmos direitos e deveres de todos os outros. Isto é, ajuda a gerir a PLUG e beneficia de todas as vantagens desta instituição.
A PLUG rege-se pelo direito português, pelos seus Estatutos e pelo seu Regulamento Interno.
Assim sendo, os sócios da PLUG elegem em assembleia-geral os Órgãos Sociais da associação, nomeadamente a Direcção, a Mesa da Assembleia-geral e o Conselho fiscal. Podem ainda propor e escolher membros responsáveis por PLUGfests, exposições ou outros eventos e por a votação alterações ou novos artigos dos Estatutos e / ou do Regulamento Interno.
Como tal, é uma instituição livre e de direito racional, onde todos quantos queiram, podem exprimir a sua arte relacionada com LEGO®.
Para ser sócio da PLUG é necessário preencher um formulário e pagar uma quota anual de €30. Se for menor de idade, são apenas €6 euros por ano e o preenchimento de uma declaração pelo tutor.

Quais as vantagens de ser fã de LEGO associado da PLUG?  :D
A PLUG tem um site (www.plug.pt), um fórum na Internet (www.plug.pt/forum), um e-mail (plugATtugamailDOTpt) e uma mailing list através da qual os associados estão em permanente contacto interno e externo.
Através da associação, realizam-se encontros de convívio, debates e palestras sobre LEGO® e exposições públicas dos nossos modelos, devidamente acauteladas.
A PLUG tem ainda uma relação directa com a empresa LEGO® que lhe permite obter ofertas para distribuir igualmente pelos seus associados e ainda de lhes oferecer a possibilidade de adquirirem os conjuntos da LEGO® a preços mais baixos. Brevemente esta relação será alargada.
Entre os associados há também a troca e venda de peças LEGO®, constituindo-se assim uma feira permanente deste hobie.

Se é um fã de LEGO®, junte-se a nós e viva o seu hobie apaixonadamente!  ::)

Resumo histórico:  ;D
Há muito, muito tempo, em finais do século XX, princípios do século XXI, alguns portugueses fãs de LEGO® adultos e “navegadores” da recém massificada Internet, deram com um site chamado Lugnet. Perceberam então que não eram os únicos “matulões” a gostar de LEGO®. Internacionalmente, já se faziam encontros maravilhosos entre estes, organizavam-se LUGs (LEGO® Users Groups) e realizavam-se fantásticos encontros com exposição de modelos feitos em LEGO®.
Começaram então os primeiros encontros entre AFOLs (adults fans of LEGO®) em Portugal. Deram-lhes então o nome de PLUGfests pois, naturalmente, se alguma vez existisse uma organização de fãs em Portugal, ela seria a PLUG (Portuguese LEGO® Users Group). Nesses encontros foi crescendo o número de pessoas, o interesse em divulgar o hobie e o desejo de relacionamento institucional com outras entidades, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, outros grupos estrangeiros de fãs e, claro, a própria companhia LEGO®. Resolveu-se então dar o passo seguinte: criar a PLUG!
Fizeram-se Estatutos, foi-se ao Notário, publicou-se no Diário da República e pronto, nasceu a mais bonita associação portuguesa, nesta altura com catorze associados. Para que ninguém perca o “fio à miada” isto deu-se em Setembro de 2004.
Desde então, o crescimento e amadurecimento nunca mais parou, multiplicaram-se os encontros para falar de LEGO® e da associação, divulgou-se o hobie com exposições públicas, aumentou o número de associados, melhoraram-se os meios de comunicação da PLUG, realizaram-se acções de solidariedade e caridade, estabeleceu-se o contacto com a companhia LEGO®, foram tratados aspectos mais formais como a feitura do Regulamento Interno para o saudável e livre relacionamento entre os membros, trocaram-se e compraram-se muitas peças e conjuntos do nosso brinquedo preferido, enfim, o divertimento nunca mais parou...
As aventuras também se sucederam, contadas sempre com um sorriso quando relembradas.
Por exemplo, a visita a uma loja de bomba de gasolina em que uma série de matulões tiraram do respectivo mostruário todos os pequenos conjuntos LEGO que lá se vendiam e discutiam: “este é para mim”, “este é espectacular”, “não queres mais um destes?”... Depois, foi chegar à caixa atafulhados das pequenas caixas e ouvir: “isto é para uma escola?”. A resposta “não, é para nós” deixou a respectiva senhora a pensar.
Outra do género se passou a quando do jantar de Natal com troca de prendas em Almada... Ver aquela malta já tão crescida a abrir prendas de LEGO, a montá-las em cima da mesa perante um empregado de mesa completamente incrédulo e pasmado, é uma visão inesquecível.
Depois, já ficámos presos num elevador durante um PLUGfest, já assistimos à tentativa de corte de um associado à filha de outro, já gritaram “PLUG, PLUG” num combate de wrestling para ver se um lutador, nosso associado, ouvia... Enfim, tudo sempre acompanhado com boas refeições, muitas peças de LEGO e muito convívio saudável.
Agora é a sua vez de continuar esta história bonita. Junte-se à PLUG!

Sérgio Miguel Antunes
Presidente da Direcção da PLUG
Última edição por Farrusco em 06 mar 2007, 12:10, editado 1 vez no total.
PLUG & Brickish proud member!
Bloqueado