[MOC] SPIKEwheeler

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15594
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

[MOC] SPIKEwheeler

Mensagem por Conchas »

Participei dos Beta tests da nova plataforma SPIKE Prime (45678), durante a qual construí bastantes modelos que não podia apresentar publicamente antes do lançamento oficial. Foram desenvolvidos também bastantes programas e reportados muitos erros.

Um dos modelos desenvolvidos foi este SPIKEwheeler, que rebola sobre si próprio. Um modelo inspirado em algo semelhante que tinha feito anos atrás com o EV3 (EV3 Cartwheel3r).

Em baixo algumas fotos e video demonstrativo,




Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Desenvolvi também uma versão minimalista e bastante mais compacta deste modelo, mas esse fica para uma apresentação posterior.


Dimensões:
18 x 18 studs (com os braços recolhidos)
15 x 33 studs (com os braços estendidos)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

:brincka:
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6192
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [MOC] SPIKEwheeler

Mensagem por gads »

Tropecei neste MOC só agora!

Foi uma bela experiência.
Já agora, como é que programas este SPIKE Prime? É como uma App tipo o Boost?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15594
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [MOC] SPIKEwheeler

Mensagem por Conchas »

A app do Boost é muito parecida com a app mais recente do PuP, em termos dos programming blocks.

O Spike utiliza uma app algo diferente. Implementa uma versão LEGO e bonitinha do Scratch.
Entretanto desde há não muito tempo, passou a disponibilizar também a possibilidade de programar o hub directamente numa linguagem de texto (Python), o que é muito :fixe: :fixe:

Ainda faltam umas coisitas, mas vai com o tempo. :D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

:brincka:
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4147
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MOC] SPIKEwheeler

Mensagem por CyberX »

Conchas Escreveu: 02 ago 2020, 13:52 Entretanto desde há não muito tempo, passou a disponibilizar também a possibilidade de programar o hub directamente numa linguagem de texto (Python), o que é muito :fixe: :fixe:
É fixe mas não é python, é micropython. A sintaxe é a mesma... mas ficas sem as libraries e penso que algumas limitações no tamanho das variáveis. Existem libraries para micropython... mas no SPIKE com o firmware da LEGO só teras umas quantas, talvez seja possível incluir mais mas há um limite... não contes com o numpy (calculo matemático avançado).

Ah e tal é quase o mesmo... bom, o python é atualizado regularmente, o micropython um pouco menos... e não estou a ver ninguém na LEGO a pegar regularmente nas actualizações e portá-las para o SPIKE e muito menos a aceitar contribuições. Ainda se colocassem a imagem num git que permitisse desenvolvimentos paralelos... mas o github da LEGO está quase morto, nem se devem lembrar que o têm.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder