O Elevador de Santa Justa, também referido como Elevador do Carmo, é um sistema de transporte público, situado no centro da cidade de Lisboa.
Liga a rua do Ouro e a rua do Carmo ao largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos mais interessantes da Baixa de Lisboa.
É composto por uma torre metálica onde circulam duas cabinas, e por uma passadeira que liga o piso superior à zona do Carmo.
A estrutura do elevador é em ferro fundido, e utiliza um esquema inspirado no estilo neogótico. Foi construído sob a gestão do distinto engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, conhecido por ter feito outros projectos do mesmo tipo em território nacional.
Este elevador foi planeado desde a Década de 1890, mas o projecto só foi aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa em 1900, ano em que se iniciaram as obras.
Durante a construção, uma das fases mais impressionantes foi a deslocação do viaduto e do pilar de suporte para as suas posições respectivas, manobra que foi executada através da rotação dos componentes inteiros.O elevador foi inaugurado em 1902.
[Fim de citação]
Após pesquisas na Net, constatei, com alguma surpresa, que não havia nenhuma réplica em LEGO deste que é um dos monumentos mais conhecidos de Lisboa.
Assim, resolvi construir esta pequena homenagem ao Elevador, numa escala aproximada - se é que ela existe... - ao tema Architrecture.
O MOC é constituído por um total de 727 peças, e tem as seguintes dimensões:
- Largura: 16 studs (aprox. 126 mm)
- Profundidade: 33 studs (aprox. 257 mm)
- Altura: 30.33 bricks (aprox. 291 mm)
Resta acrescentar que as imagens que se seguem são renders em Studio, já que ainda me faltam algumas peças para completar o modelo físico...






(Fonte: Wikipedia)