Diorama Batalha de Takodana

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por ciria »

Boa tarde!

Vou apresentar esta criação de uma maneira um pouco diferente do que costumo ver aqui pelo site. Nunca tinha feito um diorama e como tal nunca tinha tido o prazer de ver um projeto a crescer e de uma coisa estranha e tosca começar a ter um aspeto muito porreiro. Vou partilhar exatamente algum desse processo com o pessoal  ::)

Tudo começou com uma ideia de fazer um cenário da batalha de Takodana, gosto dessa cena e não tinha visto ninguém aqui na PLUG a fazer algo sobre isso.

Imagem

As ideias começaram a fluir e aquela zona mais funda por onde a Rey anda seria um pormenor muito fixe de ter mas que ia envolver muita peça.

Imagem

Comecei a estudar como ia fazer as árvores e a vegetação que ia adicionar

Imagem

Imagem

Nesta fase confesso que fiquei bastante satisfeito com o resultado que estava a alcançar. Mais tarde iria ter um problema com a floresta visto esta estar instalada num quadrado (2x2 baseplates e parecer pouco natural)

Imagem

Imagem

Após a floresta estar acetiável comecei a fazer a parte mais funda por onde a Rei andou e tive de refazer esta zona umas duas vezes por duas razões: poucas peças e mudança de técnica.

Imagem

Após terminar a parte mais baixa na floresta, especie de carril, notei o aspeto quadrado da floresta e tive de começar a mudar isso.

Imagem

Imagem

Fiquei muito satisfeito com este efeito bem mais natural. Tendo a parte na floresta finalmente terminada comecei a colocar baseplates de forma a definir qual seria o tamanho final do diorama. Como o espaço é um fator crítico na proxima exposição, optei por deixar 4x5 baseplates, se bem que idealmente este diorama seria 4x8 (mas também não tinha peças que chegue para este tamanho).

Imagem

A zona mais escura, será parte já em destroços do castelo e terá novamente elevação.

Imagem

Zona do caminho da Falcon até à entrada do castelo da Maz

Imagem

E por fim com o castelo em ruinas e uma First Order Transport pousada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Críticas:
Bem é a primeira vez que faço uma coisa destas dimensões e como tal existem coisas que não saem bem. Algumas por não ter as peças necessárias e ter de desenrascar com o que tenho e outras por só me lembrar de pequenos pormenores depois de já ter horas de contrução. A experiência costuma ajudar neste último aspeto.

Falta colocar mais algumas peças soltas na zona do castelo para dar o efeito de detritos e explosões.

@Edit

E também faltam por mais umas tropas da FO. Tenho uns battle packs de rebeldes para povoar mais o castelo.
Última edição por ciria em 15 jan 2018, 14:38, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por CyberX »

1. Uau
2. Acho que está monumental - qualidade e tamanho
3. Gosto da tua abordagem à apresentação
4. Como é que tu vais transportar isso?
5. Gostava de ter metade do teu espaço de trabalho.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por ciria »

[quote="CyberX"]
1. Uau
2. Acho que está monumental - qualidade e tamanho
[/quote]

Thanks :D

[quote="CyberX"]
3. Gosto da tua abordagem à apresentação
[/quote]

Acho que contar a história de como lá chegamos dá outra visão ao MOC e permite outras pessoas tirarem ideias :fixe:

[quote="CyberX"]
4. Como é que tu vais transportar isso?
[/quote]

Essa foi uma das partes que tive em atenção... Não vai ser fácil mas isto é tudo desmontável (sim LEGO é desmontável) nas zonas com relevo estão acentes apenas em 4 bricks para facilitar montar e desmontar. O pior é uma pequena zona entre a floresta e o castelo que tem plates em cima de baseplates e essa é mais complicada. Devo desmontar isto em 4 quadrados para transportar. Uma das ideias que tive era de meter isto com conectores tipo Modulares mas não tive tempo.

[quote="CyberX"]
5. Gostava de ter metade do teu espaço de trabalho.
[/quote]

Não quero ser mauzinho mas isto é tipo 1/8 da minha zona LEGO :whistle:
Última edição por ciria em 15 jan 2018, 14:39, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por CyberX »

Vives num armazém?

Eu cada vez que me meto a montar uma coisa assim (em tamanho, não em qualidade - MINDSTORMS não é para ser bonito) tenho a familia à perna 2 meses que a sala está um caos e não se pode passar...

Quanto aos módulos começa a dar atenção ao MILS. Se isso for para durar, tens aí muita coisa que pode ser aproveitada noutros dioramas. Já ando a ver MILS há uns tempos e comecei agora (só para sustentar a linha de comboio, por enquanto) e só vejo vantagens O Paulo Castanho tem muita coisa em  MILS, já há uns anos, e o António Carvalho e o Garcia estão também já metidos no MILS, nãos ei se mais alguém.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por ciria »

[quote="CyberX"]
Vives num armazém?

Eu cada vez que me meto a montar uma coisa assim (em tamanho, não em qualidade - MINDSTORMS não é para ser bonito) tenho a familia à perna 2 meses que a sala está um caos e não se pode passar...
[/quote]

Não... mas tenho uns quantos xD isto está num deles. Só tenho meia mesa de ping-pong aberta ainda dava para outro tanto.

[quote="CyberX"]
Quanto aos módulos começa a dar atenção ao MILS. Se isso for para durar, tens aí muita coisa que pode ser aproveitada noutros dioramas. Já ando a ver MILS há uns tempos e comecei agora (só para sustentar a linha de comboio, por enquanto) e só vejo vantagens O Paulo Castanho tem muita coisa em  MILS, já há uns anos, e o António Carvalho e o Garcia estão também já metidos no MILS, nãos ei se mais alguém.
[/quote]

Tenho acompanhado as vossas contribuições aqui no fórum. As duas razões pelas quais não optei pelo sistema MILS foi por causa das peças, que tenho poucas, e porque o coordenador da mesa de Star Wars deu até ao dia de hoje para apresentar construções. Como vi a outra malta toda a por fotografias, assumi que era um requisito e então tive de ser eficiente em questões de tempo  :fixe:

Mas concordo contigo, este diorama se tirares as naves SW e o castelo destruido podes perfeitamente fazer outra coisa dos mais variados temas  :fixe:
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por gads »

Tá com muito aspecto, sim senhor!
Vou ter de ver isto ao vivo com mais atenção  :expectation:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por ciria »

[quote="gads"]
Tá com muito aspecto, sim senhor!
Vou ter de ver isto ao vivo com mais atenção  :expectation:
[/quote]

Thanks  ::)

Tem muita coisa que pode ser melhorada, daqui até ao evento ainda devo melhorar alguns aspetos  :fixe:
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por Jorge Reis »

Revelador de uma grande construção, vais no bom caminho, quero ver isso ao vivo
Imagem
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por ciria »

[quote="Jorge Reis"]
Revelador de uma grande construção, vais no bom caminho, quero ver isso ao vivo
[/quote]

Obrigado  :fixe:
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Está a ficar tão fabuloso que se torna muito difícil arranjar palavras para te dar os parabéns.
Muito bom mesmo.
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por ciria »

[quote="AlexandreRibeiro"]
Está a ficar tão fabuloso que se torna muito difícil arranjar palavras para te dar os parabéns.
Muito bom mesmo.
[/quote]

Não está assim tão bom mas obrigado  :whistle: :bailinho: 8)
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por agadoijo »

Gostei do trabalho final e de todo o worklog, acho muito interessante ver toda a evolução de um MOC! :clapping:

@offtopic: As gavetas com divisórias que tens em algumas das fotos pertencem aos módulos pretos? Onde é que arranjaste isso?
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por CyberX »

[quote="agadoijo"]
@offtopic: As gavetas com divisórias que tens em algumas das fotos pertencem aos módulos pretos? Onde é que arranjaste isso?
[/quote]

Eu tenho umas iguais ou muito parecidas. Arranjei no AKI (no Leroi não tem, apesar de ser a mesma empresa), recentemente no que fica ao pé do CascaisShopping mas há um ano e pouco no de Alfragide.

Daquele género há 2 tamanhos, o  maior (tem mais 2 linhas de gavetas pequenas, salvo erro) não é tão fácil de encontrar no AKI.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por ciria »

[quote="agadoijo"]
Gostei do trabalho final e de todo o worklog, acho muito interessante ver toda a evolução de um MOC! :clapping:

@offtopic: As gavetas com divisórias que tens em algumas das fotos pertencem aos módulos pretos? Onde é que arranjaste isso?
[/quote]

[member=6727]agadoijo[/member] obrigado  ;D ;D

Como o [member=6806]CyberX[/member] disse, foi no AKI 20/30€ cada uma.

Cumps
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Batalha de Takodana

Mensagem por CyberX »

Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder