MOC - CP5600 - Nova versão

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por JMCampos »

Como já tinha anunciado, a "velhinha" 5600 desapareceu para dar lugar a esta nova versão, desta vez em 8-wide.

Vista de lado, até parece quase igual, mas, na verdade, neste processo de "engorda", ela foi totalmente reformulada, tendo ficado muito poucas coisas da anterior.

Pelo menos para já, é apenas um modelo estático, sem motorização. Isto porque, como se sabe, a escala 8-wide coloca sérios problemas à circulação nas linhas LEGO: não só é preciso mais espaço ao lado da via (principalmente nas curvas), como o raio dessas mesmas curvas torna praticamente inviável uma articulação dos bogies com um mínimo de realismo e quase impossibilita o engate firme das carruagens.

Mas chega de conversa; aqui vai uma primeira imagem:
[align=center][img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/JayFi ... 600-00.jpg[/img][/align]

Enquanto a pasta do BS não estiver moderada, podem ver as outras fotos seguindo o deep link, com a numeração desde "5600-00.jpg" até "5600-11.jpg".

Espero que gostem!  :fixe:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por AGarcia »

Está fantástica.
Gostei do painel technic ali na parte frontal!
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
luis.pedro
Sócio
Sócio
Mensagens: 954
Registado: 29 abr 2009, 21:12
Localização: PORTO

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por luis.pedro »

Muito  :fixe:
Gostei do uso da peça technic! 

Também as minhas 7 wide sofrem com as curvas LEGO  :notcool: mas é uma questão de comerçamos a ver o que se faz lá nas Américas que logo se descobre uma carrada de soluções, especialmente no que toca ás curvas e o repectivo raio  :fixe:
Luís Pedro - Sócio Nº 91
-------------------------------------------------------------
Acrilonitrilo Butadieno Estireno = ABS
Avatar do Utilizador
Pirralho
Sócio
Sócio
Mensagens: 1119
Registado: 29 out 2010, 12:28
Localização: Coimbra

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por Pirralho »

Boas.

Uma maravilha!!! Se colocares uns autocolantes com uns grafitis, fica exactamente igual ao original.
Não me importo que não circule, mas fica sempre bem em qualquer expositor.

Parabéns!  :clapping:
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por Sujiro »

OH GORDA!!!!
8)

Como já foi dito esse painel está genial!

Agora que está maior, não tens espaço para meter os corrimões para dentro como na original, assim que tiver um tempinho faço isso no LDD diz-me só a altura largura e profundidade que posso usar. E faço umas portas catitas e sem ser necessário os autocolantes das maçanetas.

:fixe:
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por Thebicyclestory »

Não sou expert em comboios ou nada que se pareça, mas gosto bastante da locomotiva, apesar de preferir a escala 6-wide ou 7-wide à 8-wide :fixe:

[quote="AGarcia"]
Gostei do painel technic ali na parte frontal!
[/quote]

Por falar nisso, acha que é a primeira vez que vejo um Technic, Panel ser utilizado numa locomotiva LEGO®! :expectation:
DARK AGE or maybe just busy?
Avatar do Utilizador
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1861
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por figueifoto »

Grande MOCada!
Manda o esquema para fazer uma réplica! Está Genial!
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por JMCampos »

Muito obrigado pelos comentários e sugestões!  :fixe:

Vamos então por partes:

[quote="Pirralho"]
(...) Se colocares uns autocolantes com uns grafitis, fica exactamente igual ao original. (...)
[/quote]

Pessoalmente, detesto os graffiti nos comboios, e muito em especial nas 5600, as minhas locomotivas preferidas. Por isso, não vou "grafitar" este MOC!  ;)

[quote="Sujiro"]
Agora que está maior, não tens espaço para meter os corrimões para dentro como na original, assim que tiver um tempinho faço isso no LDD diz-me só a altura largura e profundidade que posso usar. E faço umas portas catitas e sem ser necessário os autocolantes das maçanetas.
[/quote]

De facto, ensaiei duas ou três hipóteses de recolher os corrimões, mas não gostei de nenhuma. Talvez tenhas uma ideia melhor. O espaço disponível para o interior da cabina é de apenas mais um stud (porque lá dentro tem a cadeira do "piloto"). A largura e a altura são as que vês aqui: [align=center][img width=400]http://img.photobucket.com/albums/v373/ ... 5fbfbd.png[/img][/align]
Quanto às portas, estou curioso de ver como fazes as maçanetas...  :)

[quote="figueifoto"]
Grande MOCada!
Manda o esquema para fazer uma réplica! Está Genial!
[/quote]

João, em tempos eu disponibilizei as instruções de montagem de praticamente todos os meus MOCs. Fi-lo com a melhor das boas-vontades, pedindo apenas que quem expusesse as cópias mencionasse quem tinha sido o autor do original.
Passado algum tempo, vim a "descobrir" cópias físicas, nomeadamente da locomotiva 5600 e das carruagens Intercidades, expostas em locais públicos (montras de lojas, etc.), apresentando como autores do modelo os donos das peças expostas. Também surgiram imagens em blogues de pessoas que nunca conheci, assumindo elas a autoria dos MOCs.
Naturalmente que esta não é uma situação agradável, ainda que eu nunca tenha procurado, nem fazer segredo sobre as minhas modestas e limitadas técnicas de construção, nem obter algum lucro que fosse com as reproduções; tratava-se apenas de uma simples questão de cortesia.
Por esse motivo, acabei por retirar da minha página de MOCs a maioria das instruções de montagem - aquelas mais elaboradas - e, embora a contragosto, decidi não publicar nem facultar mais nenhumas.
Naturalmente que, em encontros no âmbito da PLUG, terei o maior gosto em mostrar "por dentro", fisicamente, os meus MOCs, bem como discutir ou comentar com outros sócios este ou aquele pormenor (é o que estou precisamente a fazer neste post).
Espero que compreendas esta minha atitude. Imagina como te sentirias se visses a tua United Earth Space Command Eagle numa qualquer montra ou site da Internet, com a minha assinatura por baixo!
Eu, pela minha parte, aceito naturalmente que qualquer pessoa, se for esse o seu desejo, publique as instruções dos MOCs por si imaginados e construídos; mas nunca serei eu a solicitá-las, já que entendo um MOC como uma obra muito pessoal, com o direito à privacidade e exclusividade que o seu autor muito bem entender.

Um abraço a todos, e mais uma vez obrigado.  :fixe:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
rlima
Sócio
Sócio
Mensagens: 1484
Registado: 03 jan 2010, 23:31

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por rlima »

As vossas construções de Comboio , alegram-me a vivencia LEGO  ;D

As vossas tecnicas , envocam-me empenho para as acompanhar

Falta-me engenho e arte para ter a vossa qualidade

Resta-me dar os parabens aos artistas  :fixe:

Muito boa construção

RUI LIMA
Brincka a toda a hora                
                :plug:
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por Sujiro »

Vê lá se gostas disso ou se queres usar  :fixe:
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por JMCampos »

[quote="Sujiro"]
Vê lá se gostas disso ou se queres usar  :fixe:
[/quote]

WOW!!! Essa dos martelos não me ia lembrar nem na próxima encarnação! Como ideia, está absolutamente genial!

Logo que tenha tempo, vou experimentá-la ao vivo... embora ache que não tenho martelos em LBG, mas se for o caso, isso há-de compor-se.

Obrigado, Sérgio!  :fixe:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por Sujiro »

[quote="JMCampos"]
[quote="Sujiro"]
Vê lá se gostas disso ou se queres usar  :fixe:
[/quote]

WOW!!! Essa dos martelos não me ia lembrar nem na próxima encarnação! Como ideia, está absolutamente genial!

Logo que tenha tempo, vou experimentá-la ao vivo... embora ache que não tenho martelos em LBG, mas se for o caso, isso há-de compor-se.

Obrigado, Sérgio!  :fixe:
[/quote]

:fixe:
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por JMCampos »

Depois de aplicar as brilhantes ideias do Sérgio, finalmente está pronta a mais recente versão da 5600. Como se pode ver, novas portas e também uma revisão no tejadilho - tudo isto fez subir o número de peças de 606 para umas "míseras" 859!

[align=center]Imagem[/align]

Há mais fotos no MOCpages . Espero que gostem!  :fixe:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por AGarcia »

Os martelos ficam fantásticos!
Está soberba.
:clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: MOC - CP5600 - Nova versão

Mensagem por Sujiro »

[quote="JMCampos"]
Depois de aplicar as brilhantes ideias do Sérgio, finalmente está pronta a mais recente versão da 5600. Como se pode ver, novas portas e também uma revisão no tejadilho - tudo isto fez subir o número de peças de 606 para umas "míseras" 859!

[align=center]Imagem[/align]

Há mais fotos no MOCpages . Espero que gostem!  :fixe:
[/quote]

Linda! :fixe:
Responder