[MOC] Allan CP 0350

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

[MOC] Allan CP 0350

Mensagem por JMCampos »

Venho aqui apresentar o meu projecto actualmente em curso - uma versão 8-wide da "alface", ou seja, a Allan 0350 da CP.

A inspiração visual teve origem na excelente MOC 6-wide do Sérgio Batista, o qual prontamente acedeu e se disponibilizou para alguma ajuda (inclusivamente cedendo ficheiros em LDD) quando eu lhe manifestei o desejo de construir esta versão mais "gorda". Para ele, o meu muito obrigado :fixe: .

Digo "inspiração visual" porque foi apenas isso; acabei por não usar o que quer que fosse dos citados ficheiros, tendo projectado este MOC inteiramente de raiz, baseado sobretudo em imagens da automotora real.

Trata-se de um trabalho ainda em progresso, por enquanto apenas no estado virtual; não só ainda não reuni as peças necessárias, como inclusivamente irei ter de recorrer a algumas alternativas para os casos em que determinadas peças ainda nem sequer existem em "lime".

Também - e embora contra vontade - irei ter de recorrer a autocolantes para aquelas zonas pretas em "V" nas frentes do "bicharoco", e que são tão características deste modelo. Essas, nem com peças lá ia...  :P

Aqui ficam então os renders iniciais; actualizarei este post logo que haja novidades concretas. Até lá, espero que gostem... e que opinem! :)

[align=center]Imagem
Imagem
Imagem[/align]

P.S.: Entretanto, já depois de fazer estas imagens (cada renderização demora uma eternidade!  :notcool: ) efectuei  algumas pequenas alterações que aqui não aparecem: aros das portas em cinzento, pratos de choque um pouco mais "puxados" para fora, um ligeiro retoque no interior das cabinas, reposicionamento dos degraus... é como eu sempre digo: um MOC nunca está pronto!  :whistle:
Última edição por JMCampos em 01 mar 2015, 23:19, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Sujiro »

pah tens de deixar de dar Feno que ta tudo a ficar obeso!!

Não tens que obrigadar, pagas os 50 euros que combinámos!  >:D >:D >:D

uma dica antes de tecer comentários no LDD to Pov Ray para acelarar os renderes mete Outlines e color outline (mas mete no minimo)

no Scene mete Set as transparent e tira o Add a base plane

fica com uma qualidade ligeiramente inferior e sem sombras base. mas é muito mais rapido, numa imagem final que gostes fazes um render na qualidade máxima.

outra dica (não se aplica a este modelo) os transparentes são o que demoram mais.

vamos então a esta gorda...

Não me identifico com esse farois na alface, toma lá este ficheiro (mais 50 € >:D ) que é adapatação da minha 2 versão 7Wide (que ainda não mostrei a ninguém :P)

a curva da frente, exprimentaste subir essas slopes em snot? de forma a que a frente tecto, não fique tão diferente?

pronto tirando isto, gosto bastante e com esse tamanho podes fazer interiores com WC e como não tens de engatar a lado nenhum também podes meter a andar  :fixe:
Última edição por Sujiro em 04 fev 2015, 23:35, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por JMCampos »

Beeeem! Não tiro o chapéu porque não uso, mas tenho de fazer uma vénia muito grande a esta solução! Quem mais se ia lembrar deste "engenhocanço" para inverter os "queijinhos"?  :clapping:

Embora os faróis assim não fiquem exactamente como os originais (experimentei algumas variantes possíveis da tua solução, mas nenhuma me seduziu), esta é, sem dúvida, a que mais se aproxima. Gostei!  :fixe:

Relativamente a subir as curvas laterais, vou tentar - isso implica ligeiras modificações àquilo que já tinha pensado, mas não deve ser nada que não se possa fazer.

Ah, e ainda obrigado (já vai em 150 euros) pelas dicas relativas ao conversor para POV-Ray. Estava a ser uma seca muito grande esperar por renders que duram horas (mais de 5 dias para o Land-Rover, que tem transparências à frente de outras transparências!  :P ).

Fica aqui uma primeira adaptação da tua sugestão, para veres como fica.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Hyphos »

Vocês os dois podem começar a dar aulas ao pessoal em como fazer construções em Snot.
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Sujiro »

[quote="Hyphos"]
Vocês os dois podem começar a dar aulas ao pessoal em como fazer construções em Snot.
[/quote]

É só te constipares que o snot surge eheheheh
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Sujiro »

Outras coisas a corrigir antes de mandares vir as peças.

troca os Queijos que te mandei, os de cima é que são transclear e os debaixo pretos

não vou baixar o teu ficheiro, agurado pelas imagnes da versão final :)

Outra situação

as portas não são exactamente da mesma distancia da cabine, dum lado são mais afastadas que do outro (por causa do WC)

sugestão:
Cabine » 2studs (uma janela/painel transblack)» porta, para um dos lados
Cabine » 4studs(2 janelas/paineis transblack)» porta, para o outro lado


Imagem
Última edição por Sujiro em 05 fev 2015, 12:08, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por JMCampos »

Pois, trocando as cores dos queijos - e rodando-os 180º -, ficam mais de acordo com o feitio dos faróis reais, mas acabam por ficar visualmente umas zonas "vidradas" muito pequeninas. Por isso, acho que prefiro a tua versão inicial - talvez menos correcta na forma, mas mais realista no tamanho.

Bem visto, eu não tinha reparado no pormenor da assimetria das portas. Já vai ser corrigido!

E também já subi as slopes curvas das frentes. Realmente, ficou bem melhor a ligação à curva do tejadilho.  :fixe:

É uma pena a LEGO não ter (ainda) peças 6081 em lime (nem sequer as 10314, que talvez também servissem); assim, vou ter de usar 96 peças 6091 para o tejadilho...  :P

Mais uma vez, obrigado por estas dicas (e vão mais 50 euros...  :whistle: )
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Sujiro »

[quote="JMCampos"]
Pois, trocando as cores dos queijos - e rodando-os 180º -, ficam mais de acordo com o feitio dos faróis reais, mas acabam por ficar visualmente umas zonas "vidradas" muito pequeninas. Por isso, acho que prefiro a tua versão inicial - talvez menos correcta na forma, mas mais realista no tamanho.

Bem visto, eu não tinha reparado no pormenor da assimetria das portas. Já vai ser corrigido!

E também já subi as slopes curvas das frentes. Realmente, ficou bem melhor a ligação à curva do tejadilho.  :fixe:

É uma pena a LEGO não ter (ainda) peças 6081 em lime (nem sequer as 10314, que talvez também servissem); assim, vou ter de usar 96 peças 6091 para o tejadilho...  :P

Mais uma vez, obrigado por estas dicas (e vão mais 50 euros...  :whistle: )
[/quote]

daqui a pouco não tens dinheiro para as peças :P

Se achas que fica melhor força, essa técnica de inverter e prender queijos é simpes até e não ocupa muito espaço,  quer dizer depois de chegar à solução, até é simples :)

A 6081  seja em que cor for é uma peça bastante cara, muitas vezes compensa mais 4 6091
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por JMCampos »

[quote="Hyphos"]
Vocês os dois podem começar a dar aulas ao pessoal em como fazer construções em Snot.
[/quote]

Uma das boas razões para que este tipo de trocas de ideias decorra aqui no fórum é que o pessoal que lê os posts pode ir também aprendendo, aperfeiçoando, opinando e sugerindo...  :fixe: Em resumo, é uma boa achega para a desejada dinamização do fórum. Penso eu de que. :plug:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Sujiro »

e uma versão ainda melhor esta totalmente "à lá Sérgio Batista " com os farolins vermelhos por dento e tudo, esta sim penso que ficou mesmo no ponto, que achas?

Imagem
Última edição por Sujiro em 05 fev 2015, 20:22, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por JMCampos »

Ah, esta, sim, está brutal! Melhor é impossível!  :clapping: :clapping: :clapping:
Comprado!  :expectation:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por agadoijo »

Vocês dominam a arte do snot!
Muito bom!
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Sujiro »

[quote="agadoijo"]
Vocês dominam a arte do snot!
Muito bom!
[/quote]

tive quase dois meses seguidos com gripe, tive ranho(=snot) com fartura!!  ;D
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Hyphos »

[quote="Sujiro"]
[quote="agadoijo"]
Vocês dominam a arte do snot!
Muito bom!
[/quote]

tive quase dois meses seguidos com gripe, tive ranho(=snot) com fartura!!  ;D
[/quote]


lolololol

[quote="JMCampos"]
[quote="Hyphos"]
Vocês os dois podem começar a dar aulas ao pessoal em como fazer construções em Snot.
[/quote]

Uma das boas razões para que este tipo de trocas de ideias decorra aqui no fórum é que o pessoal que lê os posts pode ir também aprendendo, aperfeiçoando, opinando e sugerindo...  :fixe: Em resumo, é uma boa achega para a desejada dinamização do fórum. Penso eu de que. :plug:

[/quote]

E acho excelente esta troca de ideias, pois já aprendi algumas coisas e melhoraram uma das minhas construções.
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: [MOC] [WIP] Allan CP 0350

Mensagem por Hyphos »

Adorei a tua versão final Sérgio, e tive de desmontar aquilo para perceber como a tinhas feito.

Grande uso de peças de forma muito pouco ortodoxas  :fixe:
Paulo "Jones" Brown
Responder