Que futuro para LEGO(TLG)?

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Avatar do Utilizador
zm
Full Member
Full Member
Mensagens: 134
Registado: 04 dez 2012, 04:46
Localização: Lisboa (tem dias)

Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por zm »

Com lançamento do 10233-  Horizon Express,

Imagem

-  e a introdução da primeira peça impressa em 3D  6023505: Cockpit W. Bow 3X6X1 "No 1".

ou as peças ultra XPTOS em cristal clear do DUNECHASER (não oficiais lego… mas oficiais  :plug:)



Relança uma “questão” que me tem surgido nos últimos tempos:

Qual o Futuro da Lego (TLG) com a massificação das impressoras 3D??


Para quem não está informado sobre esta tecnologia: : wiki Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.[1] São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Tecnologias de impressão avançadas permitem imitar com precisão quase exata a aparência e funcionalidades dos protótipos dos produtos.[2]

video LEGO Designer turns Paper Sketch into Reality using Objet 3D Printer

Claro que a tecnologia está a dar primeiros passos, os modelos industriais são demasiado caros, e os baratos têm pouca definição, a AIRBUS já fabrica peças metálicas para as suas aeronaves em 3D. Esta  tecnologia vai se massificar nos próximos anos com a redução de preço inevitável.

Imagem

Imagem


Olhando a parte romântica …

Chegar a casa depois de um dia de trabalho! Em que nos apetece mexer no ABS,

Pegar na impressora e imprimir um qq set para construir 

Fazer as peças especiais, raras ou apenas o “monte” que falta para o MOC em curso.

MOC passava a ser a criação nas próprias peças e não apenas na forma como as montamos. (o que já vem acontecendo ultimamente)

MOC(ar) deixava de ser a utilização de peças de forma criativa para passar a ser um conjunto de peças criativas nelas mesmas




….Fazer  peças (compativeis) LEGO ao preço do ABS ao kg (mais uns cents de energia) e altamente tentador …


Não pagar custos industriais e de distribuição, (exemplo:  ultras caros moldes, o transporte a embalagem, armazenagem) todas a vicissitudes da cadeia logística atual 

MATÉRIA PRIMA – PRODUÇÃO – DISTRIBIIÇAO – CONSUMO

E a LEGO como se vai adaptar ??

Que lutas vai travar legalmente … não me parece viável impedir a copia dos próprios sets, basta fazer a analogia com a industria do vídeo jogos, da musica ou do cinema. (quem hoje n consegue descarregar?? Não estou questionar a legalidade do mesmo)

Em vez de caixas compramos os modelos em formato virtual e imprimimos em casa? As lojas lego passam a ter impressoras 3D ?

Muitas perguntas se levantam

Algumas respostas são evidentes …

[glow=red,2,300]O LEGO vai baixar de preço [/glow]
jose
[align=center][img height=100]http://selwynuy.files.wordpress.com/201 ... .jpg?w=812[/img][/align]
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por Thebicyclestory »

Não vejo razão para a TLG (ou TLC...whatever) mudar a forma como as peças são fabricadas!

Há mais de 30 anos que se tem usado o método "tradicional".

Se se mudar para ficar mais barato, já se sabe que a qualidade não vai ser a mesma :notcool: :-\
DARK AGE or maybe just busy?
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por PocasNuckie »

Esqueçam lá esse lirismo do LEGO vai baixar de preço porque isso já se viu que é coisa que não assiste.

A LEGO deve ser das empresas a nível global que mais cuida e portanto mais investe na manutenção de elevadíssimos padrões de qualidade e segurança dos seus produtos, e isso não cai do céu, isso custa dinheiro e não é pouco, e vai continuar a custar.

O Cliente da LEGO , que foi o cliente que a companhia "criou" é um cliente muito exigente com estes critérios. Se o mesmo não está satisfeito com uma peça da China só porque a impressão está 1mm ao lado, então não é com uma Impressão dessas home-made que vai ficar satisfeito.

O grande dilema do futuro da LEGO é este - O ABS é um polímero derivado do petróleo. O petróleo está a acabar e antes de acabar há-de ficar a preços da hora da morte, preços esses que vão fazer o preço final do LEGO subir e não descer como vocês esperam. A LEGO quer queira quer não há-de ter que investir, se é que já não o faz, uma boa maquia em R&D de um novo material para as suas peças, sendo a aceitação dos fãs desse novo material sempre uma incógnita, entre outras questões.

Este sim é o futuro da LEGO. :fixe:
Imagem
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por csiquet »

[quote="Thebicyclestory"]
...
Se se mudar para ficar mais barato, já se sabe que a qualidade não vai ser a mesma :notcool: :-\
[/quote]

Já fazem mais barato na China e a qualidade já mudou...  :notcool:

Acho que impressoras 3D não vão se espalhar tanto como achas.
Requerem conhecimentos e dedicação que podem desencorajar o principiante.
Uma eventual vulgarização podia acontecer mas a percentagem de pessoas a utilizar estas máquinas para fazer as peças do que falas será, de certeza, muito reduzida.
Penso que se houver a possibilidade de imprimir qualquer tipo de peça (fora dos moldes) para um MOC LEGO, este terá perdido a essência do seu ser ; afinal já não estamos a construir com peças LEGO.
Agora, as peças feitas para o Dune Chaser são interessantes porque não existiam nesta cor (transparente) mas podemos sempre argumentar que o autor podia ter tentado achar uma alternativa com peças existentes em vez de criar algo não-LEGO que lhe ficou bastante caro (e que, talvez, lhe tenha custado a vitória no concurso... ::)).
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Estive em Dezembro de 2011 em frankfurt na Feira dedicada a este tema  (por via do software que a minha empresa comercializa) e de facto as coisas começam a tornar-se relativamente acessíveis para o amador. Não sei se já não existirá um conversor de ficheiros do LDD para DXF ou outro formato mais universal mas deve ser uma questão ou de tempo ou de pesquisa online.
Neste preciso momento, o grande entrave não é tanto a dificuldade na produção, porque essa contorna-se facilmente com formação, nem no custo de uma impressora 3D (vi algumas em exposição que quase pareciam feitas com peças Lego, poucas, e um pequeno NXT). Parece-me que por pouco mais de mil euros será possível comprar um brinquedo desses na China (quando lá estive em Fevereiro passado, confesso que andei à procura que empresas que as vendessem, mas sem sucesso...).
O grande entrave neste momento é a qualidade dos materiais utilizados na prototipagem, longe da resistência do ABS, porque o objectivo é mesmo esse, produzir um protótipo, não necessariamente funcional, que permita visualizar "in loco" a peça que se pretende implementar em massa e é aí que reside o relativo "descanso" da TLG. No entanto, já existem máquinas de prototipagem que produzem modelos em ABS (existe uma empresa em Portugal, chamada Codi, que tem uma para efectuar protótipos  para produção industrial).

Quem se interessar sobre o tema e viver na zona de Coimbra, existe uma Feira chamada Fenge, organizada pela Associação de Estudantes de Engenharia) onde habitualmente a Codi faz uma apresentação numa sessão de cerca de uma hora. Em Portugal, realizou-se em Novembro a EMAF na Exponor (onde encontrei o meu amigo Rui Lima) onde haviam algumas impressoras 3D em funcionamento para os mais curiosos. Na ExpoSalão, na Batalha, realiza-se habitualmente uma feira anual dedicada à utomação industrial onde estas "coisas" também costumam ser estrelas...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por PocasNuckie »

Ah eles estão na FENGE? É que isso é feito pelo e no Instituto onde eu estudo. Este ano já sei que tenho de lá ir  ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por AGarcia »

Um artigo com algumas informações sobre impressoras 3D:

Pplware

:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[quote="PocasNuckie"]
Ah eles estão na FENGE? É que isso é feito pelo e no Instituto onde eu estudo. Este ano já sei que tenho de lá ir  ;D
[/quote]

Costumam estar na FENGE... Por algum motivo podem não participar...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
zm
Full Member
Full Member
Mensagens: 134
Registado: 04 dez 2012, 04:46
Localização: Lisboa (tem dias)

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por zm »

[quote="Thebicyclestory"]
Não vejo razão para a TLG (ou TLC...whatever) mudar a forma como as peças são fabricadas!

Há mais de 30 anos que se tem usado o método "tradicional".

Se se mudar para ficar mais barato, já se sabe que a qualidade não vai ser a mesma :notcool: :-\
[/quote]

A LEGO ja está a mudar a forma de fazer peças ...

[glow=red,2,300]esta é primeira peça impressa e vendida num set LEGO ...[/glow]

Imagem

Vocês são muito céticos  :P

n vejo a LEGO a vender peças sem qualidade..... para mais num set exclusivo
Última edição por zm em 20 fev 2013, 15:20, editado 1 vez no total.
jose
[align=center][img height=100]http://selwynuy.files.wordpress.com/201 ... .jpg?w=812[/img][/align]
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por AVCampos »

Como é que sabes que essa peça não é moldada e estampada como as outras? Não é a primeira vez que a LEGO estampa peças curvas, ou transparentes...

[quote="zm"]
Vocês são muito sépticos  :P[/quote]
Eu tomo banho e lavo os dentes, não tenho culpa de cheirar mal! :-[ :D
Avatar do Utilizador
zm
Full Member
Full Member
Mensagens: 134
Registado: 04 dez 2012, 04:46
Localização: Lisboa (tem dias)

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por zm »

[quote="AVCampos"]
Como é que sabes que essa peça não é moldada e estampada como as outras? Não é a primeira vez que a LEGO estampa peças curvas, ou transparentes...[/quote]

Foi a LEGO que disse ...

minuto 1:25 ....




[quote="AVCampos"]

Eu tomo banho e lavo os dentes, não tenho culpa de cheirar mal! :-[ :D
[/quote]

não deixam escapar nada : alterado para bom PT

de qq modo séptico: Que causa infecção: que contém germes patogénicos-  ninguém falou em cheirar mal
Última edição por zm em 20 fev 2013, 16:03, editado 1 vez no total.
jose
[align=center][img height=100]http://selwynuy.files.wordpress.com/201 ... .jpg?w=812[/img][/align]
Avatar do Utilizador
zm
Full Member
Full Member
Mensagens: 134
Registado: 04 dez 2012, 04:46
Localização: Lisboa (tem dias)

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por zm »

Tentando responder a todos ...

Pocas

o Crude não está a acabar nem de perto nem de longe ... nunca se conheceu tanto crude como agora

[img width=400]http://www.energytrendsinsider.com/wp-c ... png?00cfb7[/img]

O facto da lego investir em padrões de qualidade etc etc, é apenas uma parte do preço final do produto....com o processo de fabrico a reduzir drasticamente de custo o preço inevitavelmente vai descer ( embora isto seja uma opinião meramente pessoal ) ou desce ou adapta-se

O 3D está em forte implementação, em grande desenvolvimento, uma impressora capaz de fazer peças com a qualidade LEGO ainda custa dezenas de milhar € , em 10~20 anos essa tecnologia vai estar alcance do consumidor comum.

A 1º impressora Inkjet que existiu la em casa custou 160 contos imprimia a 300 dpi e demorava vários minutos a imprimir uma pagina a cores...
hoje com 34€ , tens 5760 x 1400 DPI..... 20 paginas por minuto ....

Acho que isto diz tudo da impressão 3D ...

A questão de fundo não é se os LEGO(s)  vão ser produzidos por impressão, isso já acontece HOJE ...ou se vamos poder imprimir Peças com a qualidade da TLG isso hoje também ja é possível (apenas inacessível devido custo...  )

A questão é que estratégias terá A LEGO para o futuro e se poderíamos antever algumas delas aqui ...

para quem quiser perder tempo a ver filmes:





jose
[align=center][img height=100]http://selwynuy.files.wordpress.com/201 ... .jpg?w=812[/img][/align]
Avatar do Utilizador
OGEL
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 353
Registado: 20 dez 2008, 12:50

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por OGEL »

O tema é muito bem "colocado" e muito actual!  :fixe: :fixe: :fixe:


Também já tinha pensado e lido sobre o assunto. A minha opinião é semelhante à de muitos AFOLS:

A impressão de peças tipo lego em nossas casas poderá ter interesse apenas para pequenas quantidades e para peças muito específicas.
Todos sabemos da existência no mercado de peças compatíveis com as peças lego, que custam bem menos... conhecem muitos AFOLS que as comprem e utilizem? O pessoal gosta da marca Lego, das instruções, das caixas, etc. Acho que funciona como um culto em torno da marca e não apenas pela forma das peças e pelo plástico. Acho que os coleccionadores/fans irão continuar a comprar pela marca, pela qualidade, pelo culto.

Podemos arranjar centenas ou milhares de exemplos de produtos que são preferidos pelos consumidores se forem da marca x, y ou z. Esses mesmos produtos são copiados a toda a hora, produzidos numa qualquer fábrica na China ou noutro país qualquer, mas os clientes fieis às marcas não lhes tocam, preferem sempre o tal produto de determinada marca.

Mesmo aqueles clientes Lego ocasionais (prendas de Natal, aniversários, etc) continuarão a comprar aqueles pequenos/médios sets Lego. Não estou a imaginar uma família a imprimir em casa 200 ou 300 peças tipo Lego para o filho inventar um MOC. Nem mesmo com instruções sacadas da net e com as peças em bases de dados, não estou a ver...

É a minha opinião, mas posso estar errado...

Gostava de ler aqui mais opiniões sobre este tema... bem interessante!  :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1066
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por Super Pinga »

[quote="zm"]
o Crude não está a acabar nem de perto nem de longe ... nunca se conheceu tanto crude como agora
[img width=400]http://www.energytrendsinsider.com/wp-c ... png?00cfb7[/img][/quote]Entäo mete em cima desse gráfico outro com o consumo de crude para perceberes que [glow=red,2,300]o Pocas tem toda a razäo[/glow]!
Avatar do Utilizador
zm
Full Member
Full Member
Mensagens: 134
Registado: 04 dez 2012, 04:46
Localização: Lisboa (tem dias)

Re: Que futuro para LEGO(TLG)?

Mensagem por zm »

[quote="Super Pinga"]
[quote="zm"]
o Crude não está a acabar nem de perto nem de longe ... nunca se conheceu tanto crude como agora
Imagem[/quote]Entäo mete em cima desse gráfico outro com o consumo de crude para perceberes que [glow=red,2,300]o Pocas tem toda a razäo[/glow]!
[/quote]

no commnets  :notcool:

Imagem

....
consegues dar alguma correlação ???


só para cultura geral .....



nunca se conheceu [glow=red,2,300]tanto CRUDE como AGORA [/glow], as descobertas estão directamente ligadas ao preço e não ao consumo ,
( E se achas que preço é proporcional ao consumo)
  CONSUMO
  PREÇO   


se quiseres aprender alguma coisa: http://www.opec.org/opec_web/en/21.htm
Última edição por zm em 26 fev 2013, 22:22, editado 1 vez no total.
jose
[align=center][img height=100]http://selwynuy.files.wordpress.com/201 ... .jpg?w=812[/img][/align]
Responder