Dicas para fotografar MOC's

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Contacto:

Re: Dicas para fotografar MOC's

Mensagem por Thebicyclestory »

Sim...comprar uma folha A0 ou A1 era o ideal para mim mas onde e alguém tem noção do preço ???
DARK AGE or maybe just busy?
jedu
Sócio
Sócio
Registado: 11 set 2011, 12:01

Mensagem por jedu »

Tens ainda outra opção, comprar cartões de maquete (por exemplo na Staples) e aproveitas as cores existentes ou compras depois cartolina ou outro material e colas e ai jogas com a luminosidade que precisas.
Quanto à dimensão com esta solução podes juntar vários "paineis" (so tem o defeito de se poder ver onde depois cada 1 liga ao outro, mas nada que não resolvas em photosop).
Relativamente à dimensão também podes jogar com a distância que colocas o moc do fundo e da que estas a tirar a foto, por causa da perspetiva.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Lembro-me de ter há uns tempos colocado um tópico do género, em que mencionava técnicas para fotografar e o uso de tendas... mas agora não tenho tempo de o procurar.
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Acho que falas deste. Pensei em ressuscitá-lo mas... :D
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Bom a primeira que me vem à cabeça é a Papelaria Fernandes na Baixa, mas não me lembro se foi essa que fechou se a outra que não me lembro o nome que ficava ali perto também...

Mas procurando assim na net, tens aqui por exemplo uma cartolina duplex de 70x100 cm (em creme) por 0,39€+IVA... http://www.papelariauniversal.pt/catalo ... =&sessao=1
Última edição por Cassiebsg em 14 mar 2013, 18:28, editado 1 vez no total.
There are those who believe that life here began out there...
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

:jump: O meu avô vai lá bastantes vezes...a ver se lhe peço.

Mas 70x100 é A1 ou A0? Sempre tive ideia que era maior? :-\
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Não me lembro quanto custaram, mas comprei duas cartolinas bem grandes na papelaria do Almada Fórum, junto aos elevadores centrais.

[quote="Thebicyclestory"]
Acho que falas deste.[/quote]
Sim, esse!

Mas 70x100 é A1 ou A0? Sempre tive ideia que era maior? :-\[/quote]
http://en.wikipedia.org/wiki/ISO_216#A_series
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

:o

De acordo com a fórmula que me deste e se fiz as contas bem, uma cartolina A1 tem 2000 milimetros de comprimento, mas isso não está bem...de certeza que sou eu :(

Imagem
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Lembrei-me agora que também é possível comprar papel de cenário. ;)

http://www.staples.pt/Produtos/Rolo_Pap ... mx10m_100g
There are those who believe that life here began out there...
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Nesse caso! ;D

Ainda há uns tempo, sonhava em comprar umas coisas nessa loja mas pelo preço a que estão nem vale a pena :dontcare:
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Exprimentei tirar umas fotos à maneira do André....

Imagem
Imagem

A ver se compro umas cartolinas A0 para poder tirar fotos a coisas maiores... :fixe:
jedu
Sócio
Sócio
Registado: 11 set 2011, 12:01

Mensagem por jedu »

Resultou muito bem.
BCanilho
Sócio
Sócio
Registado: 28 out 2012, 11:37

Mensagem por BCanilho »

Parabéns pelo tópico é sempre interessante saber as dicas da malta para as fotos, nomeadamente se o pessoal não quiser usar muito dinheiro.

Para as minhas fotos, a base é um lençol branco, a parede é mesmo a parede da sala, dai que se perceba a "linha do horizonte" sei que é um defeito nas fotos mas só há pouco termpo é que me lembrei da dica que também já te apresentaram em arranjar maneira de fixar o lençol na parede e assim tens uma superficie uniforme. Tenho que experimentar. Acho que não se nota muito o lençol se focares a maquina ao que interessa (o LEGO).

Os entendidos dizem que se deve usar 3 focos de luz de modo a iluminar bem o set e minimizar sombras, de preferencia focos que dissipem a luz e não te fique o reflexo todo no set. Tens mais controlo do que com luz solar. Já tentei usar 2 candeiros cá de casa e tapei a luz com uma folha de papel de impressora e mesmo dobrada ainda tinha o reflexo no set (possivelmente as minhas luzes não sao as mais indicadas e dai o resultado, presumo que para estas o papel vegetal não funcionava. Assim apesar de tirar as fotos a noite uso só a luz do tecto e não uso flash na maquina, claro que tens que ter a maquina bem segura (tripé por exemplo) porque senão pelo menos a minha dá logo o sinal de "shaking hands" e depois Photoshop  ;)

Boas fotos!
King Andy
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 18 nov 2012, 16:30
Contacto:

Mensagem por King Andy »

[...]
[/quote]

Parabéns, tenho de admitir que ficaram muito boas. Bom trabalho com a focagem, recomendo só que, num programa de correção de imagem, aumentes a luminosidade.  :)
Imagem
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

[quote="BCanilho"]
Parabéns pelo tópico é sempre interessante saber as dicas da malta para as fotos, nomeadamente se o pessoal não quiser usar muito dinheiro.

Para as minhas fotos, a base é um lençol branco, a parede é mesmo a parede da sala, dai que se perceba a "linha do horizonte" sei que é um defeito nas fotos mas só há pouco termpo é que me lembrei da dica que também já te apresentaram em arranjar maneira de fixar o lençol na parede e assim tens uma superficie uniforme. Tenho que experimentar. Acho que não se nota muito o lençol se focares a maquina ao que interessa (o LEGO).

Os entendidos dizem que se deve usar 3 focos de luz de modo a iluminar bem o set e minimizar sombras, de preferencia focos que dissipem a luz e não te fique o reflexo todo no set. Tens mais controlo do que com luz solar. Já tentei usar 2 candeiros cá de casa e tapei a luz com uma folha de papel de impressora e mesmo dobrada ainda tinha o reflexo no set (possivelmente as minhas luzes não sao as mais indicadas e dai o resultado, presumo que para estas o papel vegetal não funcionava. Assim apesar de tirar as fotos a noite uso só a luz do tecto e não uso flash na maquina, claro que tens que ter a maquina bem segura (tripé por exemplo) porque senão pelo menos a minha dá logo o sinal de "shaking hands" e depois Photoshop  ;)

Boas fotos!
[/quote]

As luzes recomendadas são mesmo especiais para fotografia. Em vez de emitirem luz amarela, emitem luz verdadeiramente branca. Depois usam-se uma espécie de "guarda-chuvas" que refletem a luz para uma área ainda maior.

Podem visitar a niobo se quiserem ter uma ideia dos preços! ;)

[quote="King Andy"]

[...]
[/quote]

Parabéns, tenho de admitir que ficaram muito boas. Bom trabalho com a focagem, recomendo só que, num programa de correção de imagem, aumentes a luminosidade.  :)
[/quote]

Sim, quando tirei as fotos estava pouco sol e depois não me dei ao trabalho de corrigir no Photoshop, pois estas fotos são só expriências :)

Mas anexo as fotos já corrigidas. ...Nada mal :P
Última edição por Thebicyclestory em 18 mar 2013, 13:22, editado 1 vez no total.
Responder