AJUDA - Rotação no MLCad
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AJUDA - Rotação no MLCad
Meus caros utilizadores de MLCad, LDD e afins ,
Ando eu aqui com um enigma no MLCad...
Como é que eu rodo uma peça de forma a que corresponda a um angulo de 157,5 graus? Esse angulo é o angulo desta peça.
Em baixo, está o que estou a construir. Queria ligar 4 axles 7 ao connectors e mais o resto das peças, como é óbvio.
Desde já obrigado,
Filipe
Ando eu aqui com um enigma no MLCad...
Como é que eu rodo uma peça de forma a que corresponda a um angulo de 157,5 graus? Esse angulo é o angulo desta peça.
Em baixo, está o que estou a construir. Queria ligar 4 axles 7 ao connectors e mais o resto das peças, como é óbvio.
Desde já obrigado,
Filipe
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
Já há uns bons anos que não mexo no MLCad mas se bem me recordo, havia num dos menus a opção "Rotate" em que permitia inserires manualmente o ângulo de rotação.
Desde que mudei para o Mac, tenho usado o BrickSmith que tem uma opção semelhante a esta que descrevi em cima.
Desde que mudei para o Mac, tenho usado o BrickSmith que tem uma opção semelhante a esta que descrevi em cima.
Guilherme Santos
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
Sim, mas dizem para eu definir, X, Y e Z. Nada onde eu posso escrever: 157,5º.
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
O X, Y e Z definem os ângulos de rotação em torno de cada eixo.
Lembra-te que estás a manipular peças num espaço 3D
Se bem me recordo, X é o eixo horizontal, Y o eixo vertical e Z o eixo de profundidade.
O mais simples, é colocares o valor à vez o valor da rotação em cada um dos eixos para ver em qual acertas.
Se falhares, faz undo e volta a tentar no eixo seguinte
Lembra-te que estás a manipular peças num espaço 3D
Se bem me recordo, X é o eixo horizontal, Y o eixo vertical e Z o eixo de profundidade.
O mais simples, é colocares o valor à vez o valor da rotação em cada um dos eixos para ver em qual acertas.
Se falhares, faz undo e volta a tentar no eixo seguinte
Guilherme Santos
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
No menu "Settings -> General -> Change -> Step, Grid, Snap", tens as configurações todas de que precisas. Costumo ir aí regularmente para alternar entre "modo studless" (eixo Y da "grid coarse = 10) e "modo studmore" (8), ou para definir ângulos estranhos necessários a rotações.
Já agora, uma ajuda para escolher o eixo de rotação: colocas uma peça auxiliar com eixo de rotação próprio (p. ex. um eixo) na posição sobre a qual pretendes rodar, e selecciona-lo juntamente com a(s) peça(s) que pretendes rodar (seleccionando primeiro esse eixo) antes de carregar no botão de rotação. Depois de rodar, podes apagar ou esconder a peça auxiliar.
Já agora, uma ajuda para escolher o eixo de rotação: colocas uma peça auxiliar com eixo de rotação próprio (p. ex. um eixo) na posição sobre a qual pretendes rodar, e selecciona-lo juntamente com a(s) peça(s) que pretendes rodar (seleccionando primeiro esse eixo) antes de carregar no botão de rotação. Depois de rodar, podes apagar ou esconder a peça auxiliar.
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
Na peça a encaixar nessa:
1. clique-direito na peça, seleccionar "Entes Pos.+Rot..."
2. seleccionar também "Use rotation vector values"
3. meter valores X 1 Y 0 Z 0 Angle: 22.5 (PONTO, que as medidas säo em anglês)
TADAAAAAAAAAA! Já deve dar. Porquê 22,5? Porque é 180-157,5 graus.
Mas sou eu o perito em MLCad? Ena!
1. clique-direito na peça, seleccionar "Entes Pos.+Rot..."
2. seleccionar também "Use rotation vector values"
3. meter valores X 1 Y 0 Z 0 Angle: 22.5 (PONTO, que as medidas säo em anglês)
TADAAAAAAAAAA! Já deve dar. Porquê 22,5? Porque é 180-157,5 graus.
Mas sou eu o perito em MLCad? Ena!
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
Não consigo selecionar "Use rotatin vector values"
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
[quote="Thebicyclestory"]
Não consigo selecionar "Use rotatin vector values" [/quote]Como assim?
Tens de clicar na "caixa de voto" para que se ilumine o espaço dos X Y Z Angle, e depois mudas os valores.
Não consigo selecionar "Use rotatin vector values" [/quote]Como assim?
Tens de clicar na "caixa de voto" para que se ilumine o espaço dos X Y Z Angle, e depois mudas os valores.
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
Essa tal caixa está "bloqueada", logo não consigo clicar.
Mas arranjei outra maneira de rodar e já consegui!
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
[quote="Thebicyclestory"]Essa tal caixa está "bloqueada", logo não consigo clicar.[/quote]E näo desbloqueia quando carregas no "quadradinho de voto"? Estranho...
Entäo e como é que conseguiste rodar, entäo?
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
Não estás a perceber... eu não consigo clicar no "botão de voto" porque ele está mesmo bloqueado. (Pus uma foto em anexo).
Consigo acertar com o ângulo de uma forma muita estranha... uma axle 7 se eu a rodasse fica ou a 20 ou a 30 graus. Mas se eu rodar a estrutura inteira, ele fica com o angulo certo. É esquisito, eu sei, mas funciona. (E se calhar nem está mesmo no ângulo certo, mas estou a montar, mais para calcular o nº de peças do que para outra coisa).
Consigo acertar com o ângulo de uma forma muita estranha... uma axle 7 se eu a rodasse fica ou a 20 ou a 30 graus. Mas se eu rodar a estrutura inteira, ele fica com o angulo certo. É esquisito, eu sei, mas funciona. (E se calhar nem está mesmo no ângulo certo, mas estou a montar, mais para calcular o nº de peças do que para outra coisa).
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
[quote="Thebicyclestory"]Não estás a perceber... eu não consigo clicar no "botão de voto" porque ele está mesmo bloqueado. (Pus uma foto em anexo).[/quote]Pois, era o que eu temia... é muito estranho mesmo!
Re: AJUDA - Rotação no MLCad
Primeiro que percebesse o que vocês queriam dizer com o "botão de voto"...
Não existirá alguma opção para bloquear a rotação?
Não existirá alguma opção para bloquear a rotação?
Guilherme Santos
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Re: AJUDA - Rotação no MLCad
LOL! Também nunca lhe chamei isso, mas rapidamente identifiquei o que era.
É essa tal opçãi isso que tenho andado à procura, mas nada...
É essa tal opçãi isso que tenho andado à procura, mas nada...
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