Controlo Remoto IR para PC por €1

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Controlo Remoto IR para PC por €1

Mensagem por CyberX »

Se alguém estiver interessado em controlar as suas criações de uma forma não manual e sem Mindstorms envolvidos pode agora usar um vulgar computador (bom, vulgar mas não ordińario, nada de Windows ;) ). Tenho esperanças de poder usar também num EV3 mas deparei-me com uns problemazitos inesperados, afinal Debian e Ubuntu não são exactamente a mesma coisa, pelo menos no que diz respeito aos infravermelhos (o LIRC).

Por um investimento de apenas €1 (desde que o computador tenha uma saída audio para auscultadores) é agora possível controlar remotamente até 2 motores distintos através de infravermelhos, sem qualquer modificação do lado do modelo LEGO [ena, fiz uma coisa purista?!]

Imagem

Teoricamente será possível controlar 8 motores distintos com 4 receptores PF IR cada um no seu canal... mas ainda não descobri como se escolhe programáticamente o canal do lado do PC [já disse que não sou programador?].

Mais detalhes (muito tecnicos, puramente Linux e electrónica, por enquanto ainda em inglês) aqui.

Obrigado ao Cristophe por me ter desafiado com uma ideia de infravermelhos aqui há uns dias. Fui parar a outra coisa completamente diferente mas que acho que tem pernas para andar.

Videos e demostrações do que eu penso serem possibilidades muito interessantes seguirão em breve.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Re: Controlo Remoto IR para PC por €1

Mensagem por Jorge Reis »

Isto é muito interessante e cheio de potencial para as mesas de MFL,

Não existe por aí nenhum vídeo demonstrativo?
Imagem
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Jorge Reis"]
Isto é muito interessante e cheio de potencial para as mesas de MFL,

[/quote]
Logo vi que ias ser um dos interessados :D
Dêem-me um tempinho... durante o dia é-me difícil gravar videos no trabalho [só o faço ao almoço mas não levo muito estaminé comigo] e em casa só depois de despachar os pirralhos.
Jorge Pereira
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

:clapping: :clapping: :clapping:

Aqui está mais um interessado  ;D

Se bem que continuo à espera do SBrick...
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Boa! Em tempos idos cheguei a usar a porta áudio como entrada de sinal não-áudio, mas nunca me tinha lembrado que também podia ser usada para enviar IV. :clapping: A tecnologia é muito interessante, seria giro se desse para também receber dados IV sem muito hardware, assim não era precisa torre para comunicar com o RCX... 8)
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Boa! Em tempos idos cheguei a usar a porta áudio como entrada de sinal não-áudio, mas nunca me tinha lembrado que também podia ser usada para enviar IV. :clapping: A tecnologia é muito interessante, seria giro se desse para também receber dados IV sem muito hardware, assim não era precisa torre para comunicar com o RCX... 8)
[/quote]

O LIRC tb permite receber IV pela porta do microfone, o circuito é bastante simples mas requer alimentação (uma pilha como na torre RS232 do RCX ou uma puxada da porta USB).
Imagem

Mas se já tens a torre, não vejo muito interesse neste tipo de gadgets para comunicar com o RCX. Aliás, se tiveres a torre USB, que é reconhecida pelo kernel do Linux, faz mais sentido o contrário: usá-la para comunicar com o RCX e também como controlador de Power Functions. Mas esses são outros 500 (eu só tenho a torre RS232, funciona com um cabo USBRS232 mas não é reconhecida automaticamente e por isso ainda não consegui usá-la programáticamente).
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Jorge Reis"]
[/quote]

Aqui está o video. Se estavam à espera de um Spielberg estão tramados, parece mais um Manuel de Oliveira (e o telemóvel tb não ajuda). Serve só mesmo para provar que funciona a 3 metros de distância (a mais um palmo ou dois começam os soluços).

Ainda assim tenho esperanças de melhor a coisa um pouco [não para já, 3 metros chegam-me bem para o que quero]

Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
Mas se já tens a torre, não vejo muito interesse neste tipo de gadgets para comunicar com o RCX. Aliás, se tiveres a torre USB, que é reconhecida pelo kernel do Linux, faz mais sentido o contrário: usá-la para comunicar com o RCX e também como controlador de Power Functions.[/quote]
Tenho uma torre de cada tipo. Mas...
  • A série precisa de uma pilha.
  • A USB não tem driver de 64 bits para Windows.
Por isso é que para Oeiras, onde esteve um RCX, levei a "telefonia" para o programar com a torre USB...
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Tenho uma torre de cada tipo. Mas...
  • A série precisa de uma pilha.
  • A USB não tem driver de 64 bits para Windows.
Por isso é que para Oeiras, onde esteve um RCX, levei a "telefonia" para o programar com a torre USB...
[/quote]

Tens aqui uma página muito detalhada com várias formas de usar a torre série sem pilha... a mais fácil é esta:
Imagem
mas como eles próprios dizem não deverá funcionar com portáteis porque não respeitam as normas RS232 (embora com um adaptador USB->RS232 talvez funcione já que uma porta USB de um portátil pode fornecer 500 mA e ninguém se deve preocupar com isso)

Quanto à torre USB tens duas soluções:
- uma VM com Windows de 32 bits e passas o USB do teu PC para dentro da VM
- converte-te ao Linux!  >:D
Jorge Pereira
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Mensagem por Jorge Reis »

Eu um dia destes ligo-te para me dares umas explicações.

Tenho essas torres, tenho vontade, tenho os cabos mas na verdade não faço nada desses usos que vocês falam.

Parabéns pela engenhoca está muito fixe, e vai dar para colocar nos meus comboios. Vou colocar um dos Magalhães das minhas filhas para isso.

Obrigado pela dica
Imagem
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Jorge Reis"]
Eu um dia destes ligo-te para me dares umas explicações.

Tenho essas torres, tenho vontade, tenho os cabos mas na verdade não faço nada desses usos que vocês falam.

Parabéns pela engenhoca está muito fixe, e vai dar para colocar nos meus comboios. Vou colocar um dos Magalhães das minhas filhas para isso.

Obrigado pela dica
[/quote]

Estás à vontade. Mas se tiveres alguma ideia ou dúvida concreta cria um assunto novo, com 3 ou 4 em brainstorming é sempre mais fácil e às vezes surgem ideias completamente inesperadas.
Eu só tenho uma torre RS232 e arranjei esta semana um adaptador USB->RS232 mas não tive tempo para experimentar. Se encontrar uma USB barata pode ser que mande vir, parece-me mais fácil de usar no linux porque é imediatamente reconhecida, não é preciso andar a mexer em ficheiros de configuração.

Quanto aos teus comboios tens de ver como vais fazer porque o feixe de emissão não é tão forte como o emissor PF e por isso há menos reflexões - no meu video conseguem-se 3 metros em linha directa mas tenho de fazer experiências com reflexões contra paredes e móveis... duvido que dê para mais de 1 metro... e é se der. olha, em testes rápidos consegui entre 1,5m e 1,8m de distância reflectindo na mobília. Estava à espera de pior. E penso que com 2 cabos destes e um splitter de headphones (e tenho a ideia de já ter visto splitters para mais que 2 headphones) deve-se conseguir melhor - talvez não no alcance mas na dispersão do sinal.

Quanto ao Magalhães, até que enfim que vejo alguém dar alguma utilidade a esses pisa-papéis do Trócaste!!!
Última edição por CyberX em 15 nov 2014, 12:47, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="CyberX"]
... mas ainda não descobri como se escolhe programáticamente o canal do lado do PC [já disse que não sou programador?].
...
[/quote]
Talvez este documento ajude.

[quote="CyberX"]
...
Obrigado ao Christophe por me ter desafiado com uma ideia de infravermelhos aqui há uns dias. Fui parar a outra coisa completamente diferente mas que acho que tem pernas para andar.
...
[/quote]
Ainda não decidi qual o recetor a utilizar no meu projeto.  :-\

Não faço a mínima ideia do tipo de torre que estão a mencionar.

Para os comboios, talvez deveria-se analisar os protocolos de comunicação dos comandos 8879.
Em vez de enviar o sinal em contínuo, este é enviado uma vez só e o recetor continua a funcionar até receber um sinal diferente.

Nem me falem de Magalhães... já estou suficientemente aborrecido com esta porc*$#@!  >:(
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Já li esse documentos 3 ou 4 vezes. Dá a entender que as mensagens são enviadas com um atraso conforme o canal. Mas passar isso para o ficheiro de configuração do LIRC já é demais para a minha camioneta, acho que vou pedir ajuda ao iConor (o autor dos ficheiros) para ver se consegue incorporar isso no gerador dele.

Ainda me falta testar o outro ficheiro, para o modo speed (8879). Mas para isso tenho de montar qualquer coisa mais rápida para se poder notar a mudança de velocidade. Só que se for demasiado rápida foge-me do raio de acção do comando :)
Jorge Pereira
csiquet
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="CyberX"]
Imagem
[/quote]

O teu esquema indica um TSOP1736 mas este funciona a 36 kHz e os comandos da LEGO funcionam a 38 kHz.
Talvez seja melhor substituir por um TSOP1738.
Mas estou a extrapolar, não sei se vai funcionar...  ;D
csiquet
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Ainda achei este post: http://www.eurobricks.com/forum/index.p ... ntry793259
com esta galeria: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=403539

...e sabes o melhor, os testes foram feitos por um sócio da PLUG, o Mortymore, mas já há algum tempo que não sabemos dele.
Última edição por csiquet em 15 nov 2014, 20:28, editado 1 vez no total.
Responder