[MOC] Comboio Histórico do Douro

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

[MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por Sujiro »

boas.

Passado um ano lá consegui terminar um dos meus objectivos fazer aquele que para mim é o comboio que circula/circulou em Portugal mais bonito de sempre.

Fui andar no mesmo este verão(eu buéda lindo mais a esposa https://www.flickr.com/photos/75394519@N03/15014016941/), infelizmente já não é puxado a vapor.

Circula no verão aos Sábados e 15 de Agosto entre a Régua e o Tua, mesmo sendo bancos de madeira, barulhento que se farta, foi das melhore experiências que tive, sugiro a toda gente :)

Com isto consegui ver os detalhes mais salientes das carruagens, ora no total são 5, duas pintadas de Dark Green com os interiores esbranquiçados e 3 madeira envernizada por dentro e por fora, sendo que uma delas com o tejadilho mais baixo e uma caixa por cima da mesma. fiz todos esses detalhes, as carruagens são 80% Snot pois são todas revestidas a tiles de lado, como não tem ar condicionado, a viagem é feita com as janelas totalmente abertas, então fiz questão de abrir, não há paineis nem janelas, e assim consigui ter muito espaço para as minifigs, cabem 12 sentadas em cada carruagem mais umas 5 de pé, e 3 em cada "galinheiro" isto é, mais de 60 minifigs

quanto à tracção é feita pela locomotiva CP0186 que tem o seu tópico http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=5

a mesma tem um motor de 9V, anda bem sozinha mas não puxa o comboio (Estamos a falar dum comboio com 2.20 metros) como tal, aproveitei o facto de nos últimos tempos a vapor era usada uma Sentinel pintada de preto em caso da locomotiva a vapor avariar e coloquei o segundo motor nessa locomotiva no qual também tem o seu tópico aqui http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=7

Antes de mostra imagens e o Video da monstra a andar, este meu moc foi apresentado em primeira mão no History Bricks (obrigado gads!!!) http://historybricks.com/2014/11/24/leg ... cal-train/

A locomotiva a vapor e as carruagens são 7wide, o Sentinel é mais gordo e tem 8.

ImagemLEGO - Comboio Histórico do Douro by SergioBatista, on Flickr

Tamanho orignal da foto: https://farm8.staticflickr.com/7462/158 ... e9b4_o.jpg

Última edição por Sujiro em 25 nov 2014, 21:36, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por Jorge Reis »

Uma verdadeira maravilha :o. Está cheio de detalhes, espero ver isso a andar e ao vivo num dos meus módulos um dia.

Parabéns por esta super construção, adoro os vagões de passageiros, mesmo com peças pintadas ;)

Força nessas construções
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por gads »

Man!
O prazer foi todo meu :)

MOCões destes valem bem a pena o tempo que se tira para admirar. Claramente isto merece ser visto ao vivo!!!  :fixe:

Não sabia que o comboio já não era a vapor. Quando eu fiz a viagem (já lá vão praí quase 10 anos) ainda era. Aliás, chegámos ao fim da viagem com o cabelo num estado miserável por causa da fuligem!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por Sujiro »

[quote="gads"]
Man!
O prazer foi todo meu :)

MOCões destes valem bem a pena o tempo que se tira para admirar. Claramente isto merece ser visto ao vivo!!!  :fixe:

Não sabia que o comboio já não era a vapor. Quando eu fiz a viagem (já lá vão praí quase 10 anos) ainda era. Aliás, chegámos ao fim da viagem com o cabelo num estado miserável por causa da fuligem!
[/quote]

Não é a Vapor à 2 anos... agora é a 1424 que a faz...
mas a viagem ainda tem magia

filmei a minha viagem este ano

Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por JMCampos »

Face a este superMOC, só tenho um adjectivo: MONUMENTAL!  :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

(Bem, e posto isto vou regressar aos meus MOCzinhos insignificantes...)  :whistle:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por Sujiro »

[quote="Jorge Reis"]
Uma verdadeira maravilha :o. Está cheio de detalhes, espero ver isso a andar e ao vivo num dos meus módulos um dia.

Parabéns por esta super construção, adoro os vagões de passageiros, mesmo com peças pintadas ;)

Força nessas construções
[/quote]

quais peças pintadas?  :angel:
não sei do que falas  >:D lá porque tenho 20 peças ultra raras aqui que mais ninguém tem não é preciso esse tipo de acusações...  >:D >:D >:D

Quando quiseres vir expor os MFL com a malta do modelismo do Barreiro ponho lá este e outros comboios  :fixe:
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por Sujiro »

[quote="JMCampos"]
Face a este superMOC, só tenho um adjectivo: MONUMENTAL!  :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

(Bem, e posto isto vou regressar aos meus MOCzinhos insignificantes...)  :whistle:
[/quote]

Obrigado!!

quais Moczinhos? eu estou a precisar de carros para por aqui:  :expectation:
ImagemCP sekss 2nd version by SergioBatista, on Flickr
tavguinu
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registado: 27 dez 2012, 12:27
Localização: Lisboa

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por tavguinu »

Fabuloso, PARABÉNS. :clapping:
Avatar do Utilizador
luis.pedro
Sócio
Sócio
Mensagens: 954
Registado: 29 abr 2009, 21:12
Localização: PORTO

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por luis.pedro »

Espectacular!  :clapping:
Só o comprimento da coisa já é um feito por si mesmo  :P

E quanto à tracção do comboio real, li já não sei onde que está em Contumil, a ser convertida para queimar diesel em vez de carvão. Os maquinistas recusaram-se a trabalhar com carvão...  :dontcare:
Luís Pedro - Sócio Nº 91
-------------------------------------------------------------
Acrilonitrilo Butadieno Estireno = ABS
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por Sujiro »

[quote="luis.pedro"]
Espectacular!  :clapping:
Só o comprimento da coisa já é um feito por si mesmo  :P

E quanto à tracção do comboio real, li já não sei onde que está em Contumil, a ser convertida para queimar diesel em vez de carvão. Os maquinistas recusaram-se a trabalhar com carvão...  :dontcare:
[/quote]

Obrigado :D

Eu sei, mas o que li não foi recusa dos maquinistas mas porque saia muito caro queimar a carvão, o facto de agora não ser vapor tem duas vantagens, os passageiros não ficam todos sujos  e o bilhete da viagem baixou 10 euros, era 40, agora são 30 e há packs muito vantajosos para os Mouros que inclui IC ou Alfa até Campanhã e Regional até à Régua ida e volta :)

Mas espero vir a andar com a tracção a vapor :)

A Sentinel Preta também já não existe, foi vendida à Emef(acho eu) e voltaram a pintar de amarelo
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por AGarcia »

Mais um grande MOC!
Está fabuloso!
:clapping: :clapping: :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por JMCampos »

[quote="Sujiro"]
A Sentinel Preta também já não existe, foi vendida à Emef(acho eu) e voltaram a pintar de amarelo
[/quote]

Pena...  :notcool:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
alcapone
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registado: 27 out 2014, 22:35
Localização: Braga

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por alcapone »

Fantástico! 2 metros de comboio é obra!
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por Sujiro »

aqui um destaque em que falo sobre alguns detalhes  da construção deste MOC

http://webrails.tv/tv/?p=16615
Avatar do Utilizador
hsousa
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registado: 15 abr 2019, 15:10

Re: [MOC] Comboio Histórico do Douro

Mensagem por hsousa »

Desculpem desenterrar o tópico mas este MoC é lindíssimo, muitos parabéns ao Sujiro !

De referir que o site histobricks.com já não existe mas o fiel e amigo archive.org tem uma versão em cache!

http://web.archive.org/web/201412091500 ... cal-train/

Coincidência que este ano tenho prevista fazer a viagem do tua com a maria e os filhotes, pode ser que eles queiram fazer este Moc quando forem mais velhinhos ;)

Mais uma vez parabéns !
mono... mono... rail !
Responder