[Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Eis uma versão mais completa!

À bocado enganei-me. O total de peças inclui também as duas rectas nas extremas mas desta vez contei só as peças do módulo:
Total de peças: 330
Quantity Part Description Color
5 3068b.dat Tile  2 x  2 with Groove Dark Bluish Gray
90 3069b.dat Tile  1 x  2 with Groove Dark Bluish Gray
51 3069b.dat Tile  1 x  2 with Groove White
30 3070b.dat Tile  1 x  1 with Groove Dark Bluish Gray
24 3070b.dat Tile  1 x  1 with Groove White
2 3299.dat Slope Brick 33  2 x  4 Double White
4 3299.dat Slope Brick 33  2 x  4 Double Red
28 3300.dat Slope Brick 33  2 x  2 Double White
27 3300.dat Slope Brick 33  2 x  2 Double Red
4 3811.dat Baseplate 32 x 32 Green
2 4162.dat Tile  1 x  8 Dark Bluish Gray
1 4162.dat Tile  1 x  8 White
1 6636.dat Tile  1 x  6 Dark Bluish Gray
23 10202.dat Tile  6 x  6 with Groove and Underside Studs Dark Bluish Gray
38 87079.dat Tile  2 x  4 with Groove Dark Bluish Gray
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Acabei de reparar que os painéis 6x6 não existem na cor dark-grey... Portanto teria de se trocar por outros.
De qualquer das formas, agora com a curva feita dá para ajeitar e ainda usar alguns dos paineis grandes de 8x16.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Mais um update agora com peças existentes e já semi-optimizado.
Usando o brickstore para estimar um custo médio (usando a média do preço das peças dos ultimas 6 meses) a curva está a custar ~113$.

Eis a nova recontagem. Total de peças: 281
Quantity Part Description Color
11 3068b.dat Tile  2 x  2 with Groove Dark Bluish Gray
84 3069b.dat Tile  1 x  2 with Groove Dark Bluish Gray
50 3069b.dat Tile  1 x  2 with Groove White
24 3070b.dat Tile  1 x  1 with Groove Dark Bluish Gray
22 3070b.dat Tile  1 x  1 with Groove White
2 3299.dat Slope Brick 33  2 x  4 Double White
4 3299.dat Slope Brick 33  2 x  4 Double Red
28 3300.dat Slope Brick 33  2 x  2 Double White
27 3300.dat Slope Brick 33  2 x  2 Double Red
4 3811.dat Baseplate 32 x 32 Green
2 4162.dat Tile  1 x  8 Dark Bluish Gray
1 4162.dat Tile  1 x  8 White
8 48288.dat Tile  8 x 16 Dark Bluish Gray
14 87079.dat Tile  2 x  4 with Groove Dark Bluish Gray


EDIT: reparei que pelos preços poderá compensar comprar 16 tiles 2x4 invés de um painel grande 8x16. O que pelo Brickstore daria um custo de ~100$ invés dos ~113$
EDIT 2: as slopes 2x4 brancas são carissimas... Provavelmente também daria para optimizar aqui! Ou seja, uma curva simples deverá ficar por menos de 100€.
Última edição por gads em 02 abr 2015, 01:04, editado 1 vez no total.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

Mais uma proposta  ;D

Criei , para além do módulo de recta já visto atrás, quatro módulos para curvas. Não sendo curvas nem pouco mais ou menos perfeitas, têm a virtude de poderem combinar-se de diversas maneiras de forma a conseguir variações e inclusivamente troços de pista em diagonal. E também tentei que fossem o mais smples possível, apesar de mesmo assim levarem carradas de tiles.

Os 4 módulos são estes (ainda estão "crus", só com a pista, mas já servem para dar uma ideia da coisa):

Curva à direita
[align=center]Imagem[/align]
Curva à esquerda
[align=center]Imagem[/align]
Diagonal
[align=center]Imagem[/align]
Ligação (usadas sempre aos pares, para juntar quaiquer dois dos outros módulos de curvas)
[align=center]Imagem[/align]
E um exemplo de circuito usando toda esta tralha
[align=center]Imagem[/align]

[edit] Ainda não olhei para preços, para não ficar mal-disposto...  :whistle:
Última edição por JMCampos em 02 abr 2015, 03:05, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por CyberX »

Gosto.
E é uma boa abordagem essa de simplificar as curvas com diagonais.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por AGarcia »

Estou a gostar dos desenvolvimentos.
:clapping: :clapping: :clapping:

Pronto, as baseplates standard ficam para a cidade!  :P
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

A pista ficou muito engraçada!
O projecto está a ganhar boa forma :)

Embora me pareça que curvas na diagonal devem consumir praticamente tantas peças como uma curva curva  :-\

Vou fazer um teste com as "minhas" curvas longas!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

[quote="gads"]
A pista ficou muito engraçada!
O projecto está a ganhar boa forma :)

Embora me pareça que curvas na diagonal devem consumir praticamente tantas peças como uma curva curva  :-\

Vou fazer um teste com as "minhas" curvas longas!
[/quote]

Penso que não deve haver qualquer restrição quanto a incluir diversos tipos de curva num mesmo circuito, até pode dar mais variedade ao layout!

Entretanto, estive a tentar fazer uma base MILS que possa ser comum a todos os módulos (a primeira que fiz, pela inftra-estrutura que tinha, só dava mesmo para a recta); desta forma será mais fácil (e porventura mais económico) planear e comprar as peças para uma quantidade de bases de uma só vez.

Como a superfície é contínua - formada apenas por plates 4 x 8 - podemos pôr-lhe em cima o que quisermos, sem qualquer problema.

Não vale a pena estar aqui a colocar a imagem (visualmente é apenas uma "bolacha" quadrada e cinzenta), mas deixo o ficheiro LDD.

[edit] Guilherme, pela última imagem que publicaste parece-me o "asfalto" na tua curva vai ficar dois studs mais estreito do que o inicialmente proposto no módulo da recta. Podes confirmar?
Última edição por JMCampos em 02 abr 2015, 19:22, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

[quote="JMCampos"]
Penso que não deve haver qualquer restrição quanto a incluir diversos tipos de curva num mesmo circuito, até pode dar mais variedade ao layout!
[/quote]

Peço desculpa se gerei confusão mas por mim pode haver qualquer tipo de curva na pista :)
Estava apenas a tecer um comentário sobre o número de peças que parece ser semelhante, ou seja, ambas as abordagens são igualmente "económicas".

[quote="JMCampos"]
Guilherme, pela última imagem que publicaste parece-me o "asfalto" na tua curva vai ficar dois studs mais estreito do que o inicialmente proposto no módulo da recta. Podes confirmar?
[/quote]

A estrada tem 16 studs de asfalto + 1 stud de linha branca e um 1 stud de asfalto de cada lado + as bermas (que no meu caso experimentei com slopes 2x2).
Não eram estas as dimensões?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

[quote="gads"]
Peço desculpa se gerei confusão mas por mim pode haver qualquer tipo de curva na pista :)
Estava apenas a tecer um comentário sobre o número de peças que parece ser semelhante, ou seja, ambas as abordagens são igualmente "económicas".
[/quote]

Eu é que peço desculpa por não me ter feito entender - o que eu queria dizer é qualquer um de nós se deve sentir perfeitamente à vontade para criar os seus módulos como melhor entender, sem estar obrigado a seguir este ou aquele padrão, desenho ou tipo de construção.
A única "imposição", por assim dizer, é que no fim os módulos sejam coerentes entre si, e que todo o conjunto resulte globalmente. Daí estarmos nesta fase inicial ainda a procurar definir os standards básicos para os módulos, coisas tais como a largura do asfalto!  :fixe: O que me leva à tua segunda questão...

[quote="gads"]
A estrada tem 16 studs de asfalto + 1 stud de linha branca e um 1 stud de asfalto de cada lado + as bermas (que no meu caso experimentei com slopes 2x2).
Não eram estas as dimensões?
[/quote]

Logo de início, procurei que a pista fosse o mais larga possível dentro do limite da baseplate, para que o circuito, com os seus acessórios posteriores (rails, bancadas, postes, árvores, etc., etc.) não parecesse uma estradinha municipal (ou, vamos lá, o circuito de Monte Carlo...).

Nessa ordem de ideias, achei que uma berma, embora estreita mas que ainda desse para algumas pequenas peças e permitisse alguma margem de manobra para "ligar" as curvas - uma berma dessas teria de ter no mínimo 4 studs.

A essa berma ficaria bem "colar" uma fila de correctores (brancos e vermelhos, mas podem ser de outras cores - em Le Mans, por exemplo, são azuis e amarelos!). No meu módulo inicial da recta, usei aqui slopes 85984, mas nas curvas até podem e devem usar-se peças um pouco mais largas.

Toda a restante largura da baseplate (ou seja, 32 - 5 - 5 = 22 studs) ficaria então reservada para o asfalto.

A fim de inserir a faixa branca, imaginei então a secção do asfalto como sendo (referindo a largura das tiles):  1 cinza + 1 branca + 1 cinza + 8 cinxa + 8 cinza + 1 cinza + 1 branca + 1 cinza.

Espero não ter sido demasiado confuso, mas estive apenas a tentar justificar a minha opção por estas medidas.

Naturalmente, estamos ainda na fase inicial do projecto, e tudo é passível de ser discutido e revisto. Por isso, gostava de saber o que pensas - e o que pensam todos os outros interessados, evidentemente - sobre este particular, até porque é a partir desta medida - eu diria que fundamental - que todo o projecto se vai desenvolver.

Qual acham então que deve ser a melhor medida para a largura standard do asfalto? Ficam os 22? Reduzimos?...
Última edição por JMCampos em 02 abr 2015, 23:18, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Ah!
Não tinha percebido esses dois cinzas extra. Nesse caso, faltam-me dois studs de asfalto, sim!

De qualquer das formas, fica aqui uma imagem de uma pista usando as curvas e rectas que fiz ontem.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Jorge Reis »

Já fizeram contas para se saber qual o modelo que fica mais em conta?

Eu pessoalmente gosto de um mix, a base que o João criou com as curvas redondinhas do Guilherme. Usando os dois melhoramos a estética e a funcionalidade.

Este projeto poderia ser assumido por várias pessoas e tentar um Lugbulk especial e especifico para se fazer estas placas de MPL. Eu alinhava em meia dúzia de curvas e retas!
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

[quote="Jorge Reis"]
Eu pessoalmente gosto de um mix, a base que o João criou com as curvas redondinhas do Guilherme. Usando os dois melhoramos a estética e a funcionalidade.
[/quote]

Teoricamente a base seria a mesma, eu é que me enganei na largura da estrada :)
Se estás a falar da altura dos módulos com o encaixe technic, confesso que ignorei para já. Estava focado em construir a curva!

Um lugbulk era boa idea. Pena é demorar longos meses até darem resposta  :'(
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Hyphos »

Antes demais os meus parabéns ao João pela iniciativa.

Vou tentar colocar as coisas por partes.

Base:
Concordo com a utilização do sistema MILS, são bases simples e de pouco consumo de peças.


Dimensão do asfalto:
Acho que a proposta do João de 22 studs, incluindo as bermas de adequa bem com o objectivo.

Tipo de curvas
Tanto a proposta do João (mais rectilina) como a do Gads (mais curvilínea) são boas, apesar de gostar mais do resultado visual da proposta do Gads.

Em relação às rectas é facil colocar um padrão de ligação entre os módulos, em relação a outros modulos, curvas chicanes , gancho, etc é mais dificil.

D qq forma qualquer que seja o tipo de módulo, este têm de respeitar sempre a mesma posição de "entrada" e de "saída", digamos por exemplo o asfalto centrado na base.
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Conchas »

Estou a ver que a conversa já vai longa em puco mais do que um dia. :)

Gosto das soluções até aqui apresentadas, mas confesso que apesar de o resultado não ser nem de perto nem de longe tão espetacular, a minha ideia inicial quando falei com o Joaõ era utilizar somente as placas de estrada convencionais (retas e curvas).
Tão somente por uma razão muito simples, a ideia era ter layouts reais e suficientemente grandes que pudessem por exemplo encher uma mesa do ECI já este ano...
De outra forma temo que muitos se irão cortar dado o investimento avultado, outros deverão já estar a pensar em LUGBULK o que iplica a disponibilidade de peças em quantidades suficintes lá para finais de 2016... e quando chegar a hora de improvisar para completar uma mesa, não vamos ter como... :(

Isto para dizer aquilo que já vocês sabem, o óptimo é inimigo do bom! ;)

Mas vejamos no que isto vai dar e vamos a ver se não investem tudo no asfalto e depois ficamos com uma autódromo árido e deserto. :)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Responder