Flickr vs BrickShelf

Quando a informática e o LEGO se unem!
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Flickr vs BrickShelf

Mensagem por gads »

Alô pessoal,

Hoje estava a navegar no forum a pesquisar sobre informação dos MFL e reparei que quase todas as imagens estavam em falta porque mais uma vez o Brickshelf estava em baixo. Para azar meu, uma boa parte dos tópicos relacionados também estavam a sobre do mesmo problema.

Partindo deste motivo, sugeria aos membros do forum que ainda usam o Brickshelf uma alternativa chamada Flickr que no meu entender é 1000 vezes (pelo menos) melhor que o brickshelf :)

Para além de ser mais resistível a falhas, é simples de fazer o upload, criar albums, categorizar as imagens com tags (ex.: LEGO, MOC, Medieval) e muito simples de partilhar, entre outras funcionalidades.
Uma das ações de partilha é precisamente o BBCode que se pode copiar e colar directamente no post, para que as imagens fiquem com o tamanho seleccionado e link para a imagem original.

Sei que já foi algumas vezes aqui referido mas volta a ficar a sugestão ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por CyberX »

Já ando a considerar isso há algum tempo... nunca passei à acção por achar que o Bricklink Brickshelf ser mais apropriado por ser especificamente LEGO (e porque a natureza comercial do Flicker me faz ficar de pé atrás quanto à privacidade).

Tenho alguns ficheiros no BrickShelf com notas, pelos vistos vou ter de importá-los à mão para o Flickr como comentários ou coisa parecida.
Última edição por CyberX em 16 mai 2015, 12:03, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por gads »

[quote="CyberX"]
Já ando a considerar isso há algum tempo... nunca passei à acção por achar que o Bricklink ser mais apropriado por ser especificamente LEGO (e porque a natureza comercial do Flicker me faz ficar de pé atrás quanto à privacidade).
[/quote]

Suspeito que querias dizer "Brickshelf" ;)
Quanto à privacidade, não percebi muito bem em que é que o Brickshelf poderá ser melhor ou em que âmbito específico estás a querer referir. Em termos de segurança, apostarias que o Brickshelf terá provavelmente mais falhas de segurança do que o Flickr.
De qualquer das formas, és tu que geres o tipo e "quantidade" de informação que pretendes partilhar. Se tiveres o cuidado de inserir apenas a informação que pretendes publicar, penso que qualquer dos sistemas serão semelhantes.

[quote="CyberX"]
Tenho alguns ficheiros no BrickShelf com notas, pelos vistos vou ter de importá-los à mão para o Flickr como comentários ou coisa parecida.
[/quote]
Podes colocar uma descrição nas fotos que pode ser até bastante grande.

Existe outra alternativa que é o MOCPages mas a última vez que usei, aquilo era um bocado "hardcore", pois cabia aos utilizadores construirem a própria página web onde apresentavam o MOC. Eu prefiro algo muito mais simples, por isso continuo a usar o Flickr :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por CyberX »

Bricklink, Brickshelf... brick-aholic é o que é.

Já criei conta na Yahoo. Há anos que não tinha contacto com a Yahoo. Próximas publicações vão para lá, já quanto a migrar do BS não tenho grande vontade, talvez aos poucos.

A minha questão é mais com a privacidade que com a segurança. Eu sou meio paranóico com a privacidade, em parte ossos do oficio e da idade. O Flickr e a Yahoo são grandes e claro que comerciais, quase de certeza bem mais que seguros que o Brickshelf que é essencialmente um projecto de amadores. Mas quando o objectivo é o lucro e quando o Flickr é apenas mais um produto de uma empresa é apenas uma questão de tempo até se receber spam e publicidade indesejada, no mínimo. Fora as grandes maravilhas do seculo XXI como o correlacionamento de dados e o tracking em nome de melhor servir as necessidades do cliente.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por AGarcia »

Eu já criei conta no Flickr, precisamente numa altura em que precisava de fazer upload de imagens e o Brickshelf estava em baixo.
Nunca gostei da Yahoo e ao saber que tinha de criar conta nesta, para aceder ao flickr, fez-me torcer o nariz.
Mas a ver se mudo definitivamente.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por gads »

Sim, confesso que criar conta no Yahoo não abona a favor do Flickr, embora, possa afirmar que tenho lá conta desde 2002 e até hoje nunca recebi publicidade não solicitada :)

Para gestão de imagens é um bom sistema e com algumas características de rede social (tipo twitter) que pode ser interessante para quem goste de acompanhar vários AFOLs (ou outros sem serem relacionados com LEGO).
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por Cassiebsg »

Não gosto do Flickr, já que em cerca de 90% das vezes que lá vou não consigo ver as fotos lá postadas...
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por gads »

[quote="Cassiebsg"]
Não gosto do Flickr, já que em cerca de 90% das vezes que lá vou não consigo ver as fotos lá postadas...
[/quote]

Como assim?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por Cassiebsg »

Só vejo o símbolo de carregar a página; dois círculos, um vermelho e outro azul, que alternam entre si.
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por gads »

Estranho!
Confesso que não tenho tido grandes problemas com o Flickr :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por CyberX »

Também não tenho tido problemas em visualizar as fotos de outros.
Hoje já publiquei 2 fotos aqui no forum e tanto com o Firefox como com o Chrome aparecem bem.

Podes indicar um link onde contigo aconteça esse problema?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por Cassiebsg »

Não tenho problema a visualizar fotos postadas em fóruns e sim com  site Flickr em si.

Foto postada ----> sem problema.
Veja aqui na minha "pasta" do Flickr as minhas fotos ---> nada!
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por gads »

Isso parece-me ser um problema diferente...
Que browser estás a usar? Está actualizado?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por Cassiebsg »

Firefox e sim.
Deve ser um dos meus filtros contra scripts indesejáveis... :P
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Flickr vs BrickShelf

Mensagem por CyberX »

[member=21]gads[/member] Uma grande vantagem do Flickr é ter uma app para Android. Tiro as fotos, meto no Flickr quando tenho Wi-Fi e logo a seguir publico aqui no forum sem ter de esperar um dia que os revisores do Brickshelf aprovem.

Só que a Google ia lançar ou já lançou mesmo um concorrente, sendo Google a integração com o Android e o Youtube está garantida por isso não tarda nada salto novamente.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder