Brick Wars

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Brick Wars

Mensagem por gads »

Na conversa com o [member=945]Antonio Carvalho[/member] sobre a mesa militar ele mencionou uma ideia que achei interessante sobre criar um "war game" que desse para interagir com o público ou pelo menos com alguns jogadores seleccionados.

Invés de se criar um conjunto de regras de raiz (algo que pode ser bastante demorado), pensou-se em dar-se uma olhadela no http://brikwars.com/.
O conjunto de regras é extenso mas tinha a ideia de haver uma versão rápida e hoje lembrei-me de procurar. De facto ela existe e denomina-se "Quick Wars": http://brikwars.com/rules/2010/quikwars.htm

Alguém tem experiência com o "Brick Wars" ou outros jogos de miniaturas?

Eu tenho voltado a experimentar o Warhammer 40K mas é difícil encontrar adversários...
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por Hyphos »

Brick wars nunca joguei, apesar de ter em tempos lido as regras.

Warhammer 40K joguei uma vez e tenho algumas figuras.

O que joguei muito, durante 20 anos foi D&D.

Pode ser uma ideia.
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Brick Wars

Mensagem por gads »

[quote="Hyphos"]
Brick wars nunca joguei, apesar de ter em tempos lido as regras.

Warhammer 40K joguei uma vez e tenho algumas figuras.

O que joguei muito, durante 20 anos foi D&D.

Pode ser uma ideia.
[/quote]

Chegaste a pintar as tuas figuras?

Algumas eu cheguei a pintar embora nada de especial...
Encontrei foi uma espécie de starter kit que tinha e que acabei agora de montar figuras (pintar duvido que chegue a tanto). É a batalha por Macragge e tem uma espécie de campanha com várias missões.

Fui procurar a ver se isto ainda se vende mas achei que os preços ainda estão mais caros do que na altura (em que eu já achava caro)...
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por CyberX »

Gosto da ideia em si, tb acho que os BRInCKa ganhavam interesse se os visitantes pudessem interagir mais.

Só que jogos do tipo Wargames duram uma eternidade e têm uma complexidade que afasta o participante casual. Em adolescente coleccionei durante anos as regras publicadas mensalmente no Jornal do Exército para WWII à escala 1:72~1:78 e montei alguns tanques e juntei alguns pelotões de infantaria mas jogar a sério nunca... não tinha com quem jogar, tal como o Magic mais tarde.

Mesmo os QuickWars parecem-me sofrer do mesmo problema, demasiadas regras/pormenores. Embora para nos entreter a «nós» nos períodos mais sossegados (em Braga nunca mas em Tomar houve vários) eu alinhe seguramente.

Penso que adaptações de WG para jogos de tabuleiro, algo estilo "Risco" (fartei-me de jogar com as aspirinas coloridas!) têm mais hipóteses, são mais rápidos de jogar. Não deve existir nenhum BrickRisk, a dona do Risk até um jogo online obrigou a retirar devido aos direitos.

Dentro da linha WarGames simples há ainda o velho xadrez (eu tenho um Castle), as damas, o Go e até o jogo do Galo (nós temos um tabuleiro do Galo em LEGO).

Outro tipo de jogos de mesa tb podiam ser interessantes. Magic The Gathering  é complexo, não sei se as cartas do LEGO Chima são interessantes para jogar. E Ninjago? No inicio fazia lembrar Beyblade, eu tenho cá em casa um maluco por Beyblades que de vez em quando faz batalhas épicas Ninjago x Beyblade num alguidar.

E o TechBall parece ser uma ideia permanentemente adiada.

Uma hipótese muito remota seria uma mesa LEGO Games com a possibilidade de fila para jogar. Eu tenho um campo de futebol, um xadrez, pouquissimo Ninjago, um jogo de tabuleiro que nunca abri mas tenho ideia de ser um labirinto e o tal MOC Galo. Com basket, Chima, carros de corrida e outros já dava qq coisa.

[member=21]gads[/member] o ano passado no IST o evento de SciFi tinha vários jogos de tabuleiro e era suposto ter uma workshop de miniaturismo para jogos de guerra.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Brick Wars

Mensagem por gads »

Sim, um Wargame com o público teria de ser terrivelmente simplificado :)
Entre nós poderia ser interessante jogar num cenário também ele construído por nós!

Do Magic tenho uma história semelhante. Na altura eu e o meu irmão "ouvíamos" falar de um jogo de cartas em que nós é que construíamos os baralhos para combater. Parecia fascinante e demorámos até encontrar locais de venda.
Como só jogávamos entre nós as nossas estratégias eram bastante básicas. Uns anos mais tarde no IST encontrei um grupo de pessoal que gostava de jogar e aí é que finalmente aprendi a jogar Magic!

Acho que o primeiro jogo no IST de Magic até foi com o [member=6727]agadoijo[/member] e perdi em 3 ou 4 turnos :D
Lembro-me claramente de pensar "Mas que raio é que este gajo está a fazer a descartar cartas para o cemitério. Ele até tem cartas de outras cores que nem usa... Este de certeza que não bate bem da bola..." até que me deparo com "Agora escolha uma carta do cemitério e coloca-a em jogo! Aaaaaaah"  ;D ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por Hyphos »

Sim pintei algumas figuras. As do WH40K foi para demostrar aos filhotes como se fazia e nunca as usei.

As do D&D essas estão pintadas a sério e tenho umas tantas, asim como cenários 3D feitos em cartolina.

Magic, joguei há cerca de 4 anos qd o mais velho andou com essa mania.

Há varios Wg que se podem adaptar e há outros que já têm as regras feitas, mas será sempre para uma demonstração entre nós para o publico

Há tambem este http://mobileframezero.com/mfz/
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por PocasNuckie »

Warhammer foi das cenas em que me pensei meter a long long time ago ainda nem sabia o que era LEGO. O que eu JÁ sabia na altura era que aquilo era mais caro que LEGO. E como eu não tinha jeito/capacidade para pintar as figuras, teria sempre de comprar já pintadas o que era ainda mais caro. De maneira que foi uma coisa que se me passou depressa e ainda bem que LEGO é muito mais fixe.  ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Brick Wars

Mensagem por gads »

[quote="Hyphos"]
Há tambem este http://mobileframezero.com/mfz/
[/quote]

Este não conhecia!
Parece bastante interessante. Acho que vou dar uma espreitadela também  :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por CyberX »

Tb nao conhecia. Um jogo dura em media 2h30, não esta mau para demos ao vivo mas temos de ensaiar primeiro, de preferência com umas Franziskaners a acompanhar ;-)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por Hyphos »

[quote="CyberX"]
Tb nao conhecia. Um jogo dura em media 2h30, não esta mau para demos ao vivo mas temos de ensaiar primeiro, de preferência com umas Franziskaners a acompanhar ;-)
[/quote]

Concordo plenamente, principalmente com as Franziskaners :)
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
E o TechBall parece ser uma ideia permanentemente adiada.
[/quote]

[Mode offtopic]
Tenho de voltar a fazer um veiculo para Techball.
:fixe:
[/Mode offtopic]
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Brick Wars

Mensagem por CyberX »

Ainda na linha War Games e Mesa Militar... ainda temos a hipótese da Batalha Naval. Mas para efeitos de jogabilidade a escala tinha de ser ainda menor que a do Paulo Castanho, a frota dele é muito... grande.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Brick Wars

Mensagem por gads »

[quote="CyberX"]
Ainda na linha War Games e Mesa Militar... ainda temos a hipótese da Batalha Naval. Mas para efeitos de jogabilidade a escala tinha de ser ainda menor que a do Paulo Castanho, a frota dele é muito... grande.
[/quote]

Batalha Naval era capaz de ser um boa ideia :D
Com fumo então era do best  >:D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Brick Wars

Mensagem por Antonio Carvalho »

Boa noite  :plug:

Já há algum tempo que esperava discutir este tema com o pessoal...

Antes da nossa última BRInCKa andei de volta de algumas instruções para Wargames, umas mais exaustivas que outras. Descarreguei ainda para o pc umas em português que, apesar de serem feitas para miniaturas, penso que se adaptam muito bem ao LEGO.

A minha ideia de criar pequenos jogos de guerra nas nossas exposições foi mesmo criar alguma dinâmica dentro de um determinado cenário e interagir mais com o público.

Procurava fazer um cenário para guerra moderna e dois ou mais exércitos. Este mesmo cenário seria adaptável a outras eras, retirando por exemplo edíficios para colocar muralhas possibilitando assim um wargame medieval. O mesmo para WWII e para napoleónicos. Esta minha ideia vem do pessoal da Wamalug. Eles usam um cenário criado na sua marioria por Magnus que se torna a base de diversas brickwars de várias épocas.

O grande desafio é mesmo o que já está a ser discutido: as regras...

Falei com o tal Magnus há uns tempos que me disse que as regras que eles usam não estão sequer escritas. Eles adaptam-nas consoante a época histórica que usam no jogo. Eles usam preferencialmente um sistema de movimentos simples e rápidos que não requerem muita estratégia para determinar as acções. Centram-se nos aspectos básicos de movimentos com armamento pesado/ ligeiro, montados ou apeados, se os alvos estão protegidos ou camuflados ou sem cobertura. No jogo deles, a cada figura é atribuída uma determinada acção que normalmente ou é matar ou mover. Eles poderiam usar um sistema no qual as minifigs feridas poderiam ser socorridas por médicos mas preferem determinar imediatamente se o alvo vive ou morre. (Pessoalmente acho mais interessante com médicos :p).
No jogo deles há sempre um elemento que fica de fora a controlar o jogo.
Quanto ao que referi anteriormente de se a minifigura vai em veículo ou a pé, eles também preferem dar o mínimo uso a veículos, visto que a sua incorporação no jogo o torna ainda mais complexo. Preferem assim o jogo simples de infantaria que não desiquilibra muito o jogo entre as partes.

Na minha opinião, penso que os veículos fazem falta num jogo de guerra moderno ou de WWII, mas apenas se as duas partes os tiverem para não tornar o jogo tão desigual. E os cavalos na minha opinião também devem ser importantes e valorizados no medieval.

Com estas noções básicas penso até já estar apto para criar umas regras :p
LEGO Military
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Brick Wars

Mensagem por Antonio Carvalho »

Deixo algumas fotos:

Napoleónicos:

Imagem

Imagem

Moderno:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Escala micro:

Imagem

Imagem

E com uma quase franciscana a acompanhar!

Imagem
LEGO Military
Responder