Caixa para aliança

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Responder
Mordep
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 50
Registado: 25 set 2014, 13:51
Localização: Matosinhos

Caixa para aliança

Mensagem por Mordep »

Bom dia malta,
Mais uma vez venho aqui recorrer à expertise coletiva aqui da PLUG.

Contextualizando, vou-me casar no final de Julho e ainda não temos um objecto onde transportar as alianças.
Lembrei-me de construir uma caixa, Technic provavelmente, que guarda-se as alianças durante a cerimónia mas que também possa ficar para a posterioridade. Sei que o Technic não permite coisas tão bonitas como as outras peças, portanto se calhar depois revestia-o mas queria algo com funcionalidade, por exemplo a abertura  da tampa ser pneumática, evitando o barulho de motor.

Vinha pedir-vos ideias e sugestões, apesar de ter muito pouco tempo (encomendar peças e construir), queria fazer uma coisa diferente e "bonita".

Obrigada pela ajuda ;)
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Caixa para aliança

Mensagem por gads »

Bem, claramente Technic não é a minha onda mas o [member=85]AVCampos[/member] e o [member=6806]CyberX[/member] são experts nisso.
Relativamente a caixas, de que tamanho estavas a pensar?
Tem de abrir automaticamente com motor? Ou pode ter um mecanismos mais convencional?

No forum alguém colocou recentemente um video de uma baú muito fixe em technic embora bastante grande (não estou a conseguir encontrar o raio do post). Podia servir de inspiração para algo que gostasses de fazer  :whistle:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Caixa para aliança

Mensagem por csiquet »

[quote="gads"]
...
No forum alguém colocou recentemente um video de uma baú muito fixe em technic embora bastante grande (não estou a conseguir encontrar o raio do post). Podia servir de inspiração para algo que gostasses de fazer  :whistle:
[/quote]

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Caixa para aliança

Mensagem por CyberX »

Primeiro o mais importante: parabéns!

Agora as coisas mais práticas... ajuda saber:
- quanto tempo tens até ao feliz evento.
- que tamanho e orçamento estás a considerar?

Eu há ano e meio fiz uma caixa de música LEGO para o aniversário da marida, encontras por aqui no sub-forum Technic & Mindstorms. Mas a tampa abre manualmente e para embaratecer os custos enfiei um Raspberry Pi lá dentro em vem de um Mindstorms.

Sem encarecer muito a coisa podes ter uma tampa que abre com manivela em vez de motor.
Pneumatico é mais a área do Alexandre mas a menos que dês manualmente à manivela ou à bomba, vais sempre precisar de um motor para gerar o ar comprimido que precisas para accionar o pneumatico por isso não me parece grande opção.

Aqui na PLUG começam-me a conhecer por causa da minha pancada pelos micro-motores de 9V (o vermelho da esquerda na foto) por serem pequenos e caberem em quase qualquer lado
Imagem

Infelizmente já não se fazem por isso se não tiveres nenhum prepara-te para dar pelo menos uns €20 no bricklink. São um pouco barulhentos mas sem fazer propriamente um basqueiro. Os mais silenciosos são salvo erro uma variante dos motores que estão no meio na mesma foto mas rodam muito rápido e precisas usar engrenagens para reduzir a velocidade e como estas fazem barulho acaba quase por ir dar ao mesmo.

Eu sugeria-te o micro-motor para não icar uma caixa muito grande. Para abafar o ruído, se achares demasiado, podes envolver o motor com algodão ou mesmo cortiça. Além disso uma bateria das antigas de 9V e um botão de ligar/desligar, de preferẽncia disfarçado.

Agora se quiseres algo "Wow" e tiveres tempo e dinheiro e não te ralares com uma caixa de alianças do tamanho de uma caixa de sapatos de criança... com um Mindstorms lá dentro fazem-se maravilhas, como no video que o Cristophe acabou de re-publicar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Mordep
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 50
Registado: 25 set 2014, 13:51
Localização: Matosinhos

Re: Caixa para aliança

Mensagem por Mordep »

Antes de mais obrigado pela vossa participação, tão boa e rápida.

Realmente esse baú é enorme...

Começando a responder às questões, tenho um mês :( Eu sei que é pouco mas só agora é que ela decidiu que queria uma caixa para as alianças.

Sobre o tamanho, não quero nada grande, pois é para apresentar na igreja, logo não pode dar muito nas vistas. Algo com as dimensões semelhates a uma A6 e uns centimetros de altura apenas.

Sobre como levantar a tampa, tinha pensado em colocar um tanque e uma bomba manual pneumática, logo antes da cerimónia dava à manivela, o ar fica no tanque, e depois na altura servirá para levantar a tampa e com sorte para baixar também :)

Se souberem de mais exemplos de caixas, mais pequenas que esse baú claro, agradecia que partilhassem. Para já vou tentar começar a desenhar algo no LDD pois as peças que tenho estão todas em Sets montados e se os desmontar dá muito nas vistas!

O tempo é curto mas queria mesmo conseguir algo de bonito e com essa funcionalidade pelo menos.

Obrigado pela vossa ajuda
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Caixa para aliança

Mensagem por CyberX »

Ui! A6 com uns centimetros de altura apenas em LEGO é tramado!

A LEGO tem um set com duas  caixas um pouco maior que isso: 40118. A vermelha tem uma tampa do género que tu pretendes e como as instruções estão disponíveis podes dar uma vista de olhos.

Vais precisar mesmo de ajuda de alguém como o Alexandre [member=85]AVCampos[/member] mas lanço 2 ou 3 ideias para o ar para tentar diminuir o tamanho da caixa:

Eu penso que com ajuda de valvulas seja possivel remover partes do circuito que estejam inactivas. Podias fazer a parte do carregamento (manual ou motorizada) fora da caixa, com um acesso por uma das laterais da caixa. Enchias o tanque como dizes antes da cerimónia, fechavas uma válvula e removias a parte do carregamento,  eventualmente pondo apenas um ou dois bricks no lugar para tapar a lateral.

O tanque de ar da LEGO é grande para as dimensões que pretendes mas podes usar outros tanques mais pequenos se não fores um purista. Aqui tens um tipo que ensina como usar um isqueiro vazio, daqueles vulgares:
Imagem

Por acaso ele diz que a foto é uma passagem secreta para uma cave por isso deve ser mais ou menos o que tu queres e do tamanho que queres mas não encontrei em lado nenhum mais pormenores sobre a montagem LEGO em si.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Mordep
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 50
Registado: 25 set 2014, 13:51
Localização: Matosinhos

Re: Caixa para aliança

Mensagem por Mordep »

Obrigado Jorge,

Realmente a ideia de colocar valvulas e retirar a bomba é boa, não me tinha lembro disso.

Quanto ao tamanho, enganei-me, a ideia é ser A5 (e não A6). Acho que na A5 cabe o tanque Lego e os mecanismos necessários paralevantar a tampa e tal. Anecessidade de espaço util interior é pouca pois é só mesmo para colocar as duas alianças.

Obrigado pelas dicas
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Caixa para aliança

Mensagem por AVCampos »

Se a ideia é guardar a caixa para recordação durante (esperemos) muitas dezenas de anos, pneumáticos poderão não ser a melhor opção, pois os tubos vão-se degradando e os cilindros (se usares dos grandes) enferrujam. Outro problema é, usando um tanque de ar previamente pressurizado, a abertura pode ser demasiado súbita e pouco "espectacular" para o momento principal.

Um motor eléctrico e respectiva alimentação podem ser uma alternativa, mas a não ser que faças um mecanismo complexo para o parar automaticamente quando a caixa acaba de ser aberta (o mesmo princípio das válvulas automáticas), será preciso o anti-clímax de ter o cuidado de desligar o motor quando a caixa tiver acabado de abrir.

Sobram duas soluções: um mecanismo manual como o Jorge mencionou, que acho que até fica bem para o momento, pois pode ser actuado com a lentidão e solenidade desejadas, ou uma abertura por amortecedor para uma abertura suave (como no 8448, 8466, 8297 e outros), mas que com fecho manual.
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Mensagens: 2169
Registado: 26 jul 2006, 20:31
Localização: Évora

Re: Caixa para aliança

Mensagem por Nuno Lino »

Boas,

Tens o set 40029. Já está descontinuado mas encontras no Bricklink de certeza ou então arranjas as peças e constróis, acho que não tem nenhuma peça difícil e cara de arranjar.

Nuno
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
namogel
Newbie
Newbie
Mensagens: 38
Registado: 03 set 2014, 16:26
Localização: Bragança

Re: Caixa para aliança

Mensagem por namogel »

Grande ideia. Parabéns. :)
Os meus lego e as minhas apostas
Mordep
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 50
Registado: 25 set 2014, 13:51
Localização: Matosinhos

Re: Caixa para aliança

Mensagem por Mordep »

Obrigado a todos pela vossa participação e ajuda.
Deixo-vos aqui o resultado final (o tema do casamento era puzzle, o vicio da minha meia laranja).
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Caixa para aliança

Mensagem por CyberX »

Está fixe.
Mas optaste pela abertura manual, não foi?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Mordep
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 50
Registado: 25 set 2014, 13:51
Localização: Matosinhos

Re: Caixa para aliança

Mensagem por Mordep »

Sim optei por abertura manual mas as dobradiças que usei são muito "rijas" e provocam que o brick em baixo se solte do resto da estrutura...

Para o dia, com muito cuidado serviu, mas se fosse agora fazia com outra forma de abertura-
Responder