Diorama Medieval colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

No seguimento da conversa iniciada no tópico http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=9, serve este tópico para falar sobre as técnicas e estratégias para construir um diorama medieval colaborativo entre os vários membros interessados.

[member=6806]CyberX[/member] continuamos aqui a nossa conversa ;)

Ontem à noite construi mais um módulo de muralha para ter uma melhor noção do aspecto.
Por enquanto, acho que me agrada e estou a pensar agora num portão maior :)

EDIT: Actualização que inclui o link do documento de regras

As regras para a construção do diorama medieval baseado em sistema de tiles estão disponíveis em
https://drive.google.com/open?id=18F8DW ... aYaqSpWiFE

Em destaque o capítulo sobre o subsistema de muralhas:
Subsistema modular de Muralha
As muralhas são um tipo de tile que quando interligados permitem a construção de um castelo de grandes dimensões.

As regras de integração são:
  • As muralhas estão alinhadas ao centro do tile (5 studs livres à frente e 5 studs livres atrás).
  • A altura da muralha é de 12 bricks (até ao adarve) + 3 bricks e 1 cheese para o muro e ameias, num total de 15 bricks + 1 cheese.
  • A largura é de 6 studs + 1 stud para o balcão usando arcos.
  • Eis um ficheiro de exemplo: ficheiro LDD
Desde que respeitadas as regras base de integração, os tiles ou módulos de muralha podem incluir:
  • O estilo e textura podem variar embora a recomendação base seja a utilização de paredes lisa ou com arcos (ver imagem) usando peças com cor Light Bluish Gray (LBG).
  • Cada muralha pode incluir detalhes tais como ameias, balcões, cadafalsos, etc.
  • Podem ser construídos módulos de torres, portões, ruínas ou qualquer outra variação que possa fazer sentido no âmbito geral do castelo.

Referências para elementos medievais e estrutura do castelo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameia
Última edição por gads em 25 nov 2015, 11:45, editado 1 vez no total.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Uma questão que continua a ser importante tanto aqui como noutros dioramas é a integração das várias construções de vários sócios.
O MFL definiu módulos com tamanhos bem definidos, o MPL tem as definições para a estrada, na city seria possível trabalhar ao nível dos quarteirões, aqui ainda não sei bem...

Alguém tem sugestões?
Por regiões?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Explica melhor isso de "por regiões"... género floresta, castelo, aldeia?

A mim agrada-me a ideia de qualquer um poder contribuir com um minimo, como no MPL. Por isso na muralha definir um «átomo» de 8x16 (ou outro qualquer semelhante) permitia fazermos uma muralha relativamente grande mesmo que uns quantos de nós apenas possam entrar com contribuições relativamente pequenas.

A muralha talvez seja a parte mais complexa de fazer por módulos porque requer algum planeamento para que tudo encaixe, desde "rectas" a "cantos" e "passagens". Mas se for bem normalizado, eu posso fazer um portão convencional e outro um portão levadiço e podemos trocar na hora de montar conforme virmos que dá mais jeito.

Outras coisas poderão ser por baseplates 32x32, não necessariamente MILS (fica bom mas fica caro, como vimos no arranque do MPL). Se calhar floresta e campo podem ser 32x32 mas se calhar aldeia não, talvez 16x16 seja preferivel.

E outras coisas mais especificas como a tua zona aquática em Tomar poderão não ser modulares, sendo mais "sub-empreitadas" de um ou dois associados.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Curiosamente tropecei num sistema modular de castelos :)
http://thebrickblogger.com/2015/10/lego ... le-system/

Imagem

Já tinha visto em naves espaciais mas nunca me ocorreu que pudesse funcionar em castelos  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Gosto.
4x8 e 8x8 ainda é mais pequeno do que eu imaginava.
O video mostra bem o potencial da coisa:


Talvez dê para adaptar a ideia também a casas de modo a fazer uma aldeia interior ou exterior às muralhas?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
luckystone
Sócio
Sócio
Mensagens: 186
Registado: 08 mar 2008, 22:32
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por luckystone »

Boas

gostei da ideia e tentarei colaborar nessa construção acho mesmo que está a falta esse tema nas exposições (bem pelo menos nesta ultima no porto)

Lúcio

[quote="gads"]
No seguimento da conversa iniciada no tópico http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=9, serve este tópico para falar sobre as técnicas e estratégias para construir um diorama medieval colaborativo entre os vários membros interessados.

[member=6806]CyberX[/member] continuamos aqui a nossa conversa ;)

Ontem à noite construi mais um módulo de muralha para ter uma melhor noção do aspecto.
Por enquanto, acho que me agrada e estou a pensar agora num portão maior :)
[/quote]
Lúcio Botelho aka LuckyStone7  8)
Sócio nº168
(Página pessoal) http://luckystone7.eu
(Blogue robótica) http://roboticaesas.blogspot.pt/
(BrickSet Colletion) http://brickset.com/sets/ownedby-luckystone7
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[member=217]luckystone[/member] em Tomar construimos um diorama engraçado com um rio e lago com água, vários MOCs com movimento em que o meu preferido foi o torneio, o farol com a luz a piscar e o vulcão que lançava umas grandes baforadas de fumo  :)
Para além dos MOCs gostei que tenhamos conseguido criar vários níveis de elevação no terreno!

ImagemIMG_5430
by Guilherme Santos, on Flickr

A ideia é de certa forma evoluir o diorama e pelo menos na minha perspectiva, tentar tornar um pouco mais modular de forma a poupar o grande trabalho que tivemos para construir tudo no local.

Acho que podíamos estudar uma forma de criar as elevações do terreno de forma modular (por exemplo, módulos com os penhascos e rampas),  módulos para muralha de forma a conseguirmos ter um castelo de proporções bastante interessante e definir os "quarteirões" para a cidade de forma a que cada pessoa possa levar um ou vários edificios.

Relativamente ao sistema de módulos do castelo do post anterior, eles parecem-me bastante interessantes, embora acho que na verdade não precisemos de algo tão atómico ou mega modular para construir a nossa muralha mas podemos usar as medidas deles como pontos de partida.

PS: [member=6806]CyberX[/member] não podemos esquecer no próximo ano da máquina para agitar a água ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

A minha sugestão relativamente ao terreno era usarmos uma abordagem MILS mas simplificar de forma a pouparmos peças nesta fase.
Invés de colinas feitas com plates que consomem imensas peças e termos o mesmo tipo de encaixe entre baseplates, sugeria algo baseado em declives acentuados usando por exemplos BURPs.

Há uns tempos atrás, estava a definir o sistema "BrickTerrain" baseado nesta premissa. Usava módulos 16x16 e inclinações tipo penhascos.
O sistema estava incompleto mas já dava para ter uma ideia :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Eu gostei da zona mais elevada que fizemos para o moínho e o castelo mas apesar de não ter dado assim tanto trabalho acabou por ser uma sorte:
- eu tinha levado todos os meus BURPs e LURPs a pensar no comboio (MFL)
- a PLUG tinha resmas de bricks 2x6 e maiores da mesma cor dos meus BURP/LURP
- o Conchas tinha árvores feitas para dar e vender
- tu tinhas levado uns quantos módulos de esferovite
- entre nós todos ainda tinhamos uma quantas baseplate de sobra
- tivemos pessoal dedicado a ajudar

E sou obrigado a gostar da tua ideia para o terrreno :)
Módulos 16x16 e declives acentuados com BURPs são a base da minha abordagem ao MFL e acho que resultou bastante bem mas ainda assim foi um investimento considerável (levei mais de 50 módulos e só no lado virado ao público é que coloquei elevações, do nosso lado ficou tudo à vista).

O Jorge Reis usa grandes tabuleiros de madeira com a altura de uma BURP mas eu tenho um problema metereológico com a madeira, não tenho onde a armazenar por isso preferia pequenos blocos de esferovite. Além de ser mais fácil transportar.

É pena não podermos contar com o próximo BULK, incluiam-se BURP/LURP na compra. Eu vou tentar amealhar mais uns quantos em segunda mão até Fevereiro.
não podemos esquecer no próximo ano da máquina para agitar a água ;)
Tudo o que usei este ano regressa, igual ou melhorado (a maioria melhorado, espero). A malta cá em casa gostou de ajudar por isso conto reforçar a área do torneio medieval e da feira (gostei muito dos músicos e bailarinos mas esperava mais dos comerciantes, tenho que pensar melhor).
E ainda conto ter no mínimo um tubarão a nadar naquelas águas.

E tu não te esqueças da bomba para retirar água no final :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="CyberX"]

E tu não te esqueças da bomba para retirar água no final :D

[/quote]

Hehe! A ver se não me esqueço  ;D

Aproveitei a hora de almoço para fazer mais uns testes, desta vez a potenciais módulos de terreno.
Usei as peças do lugbulk e ainda tenho para mais uns quantos módulos.

As dimensões são 16x8 embora só depois é que me lembrei que poderia dar jeito a altura enquadrar-se melhor à altura das placas de esferovite... As placas estão em casa dos meus pais mas tenho quase a certeza que tinham a altura de 5cm. Talvez tenho de pensar em sobrepor mais outra placa.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

O efeito é bom mas infelizmente só tenho meia dúzia dessas slopes/slopes invertidas.

Tenho uma vaga ideia de teres referido esses 5 cm de esferovite mas fui confirmar à foto de conjunto nesta thread e parece que é mesmo isso: na zona das bailarinas (Mastro de S. João) as BURP castanhas ficaram mais altas que o esferovite, lembro-me de ter usado alguns brick 2x6 / 2x8 para criar um rebordo.

Sobrepor 2 placas ficaria mais alto que uma e mais baixo que 2 BURP. Não dá para cortar à medida, lá onde arranjaste esses blocos de esferovite?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Comprei no AKI naquele perto do Sintra Retail Park que tinha muitas e de várias alturas (1, 2, 3, 4 e 5cm de altura)
Na altura lembro-me que comprei as placas de 5 cm porque eram as mais altas e não queria arriscar com duas placas sobrepostas por causa da água que não sabia como se iria comportar.
Mas agora que os testes executados correram bem, penso que podemos definir melhor a altura que nos der mais jeito sobrepondo 2 placas.

Na primeira tentativa, pensei nos 8 studs de altura era para dar algum espaço de manobra aos BURPs para podermos por rebordos ou criar alguma variação.
Emprestei os meus BURPs livres ao [member=6727]agadoijo[/member] por isso ainda não testei com BURPs, mas não vejo mal em termos zonas com BURPs e outras diferentes usando slopes ou até cores diferentes, desde que no plano do diorama a gente à partida decida que zonas é que vão haver :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[member=21]gads[/member]
Podes contar com a minha colaboração neste diorama, mas imponho-te uma condição: que participes na Braga BRInCKa 2016.  >:D >:D >:D :fixe: :fixe: :fixe:
Como sabes, tenho soldados com fartura, peças Light Bluish Gray também e um diorama de LOTR que, se necessário, desmonto para peças...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="AlexandreRibeiro"]
[member=21]gads[/member]
Podes contar com a minha colaboração neste diorama, mas imponho-te uma condição: que participes na Braga BRInCKa 2016.  >:D >:D >:D :fixe: :fixe: :fixe:
Como sabes, tenho soldados com fartura, peças Light Bluish Gray também e um diorama de LOTR que, se necessário, desmonto para peças...
[/quote]

Thanks! :)
A do Braga não é a mim que tens de convencer... Só tens de falar com a Patroa ;)
Mas a ver vamos...
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Jnunes
Sócio
Sócio
Mensagens: 2646
Registado: 27 jul 2006, 00:35
Localização: FERNÃO FERRO -SEIXAL

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Jnunes »

Gosto

quem  sabe se não participo com umas casas

abraços
Imagem
Responder