Diorama Medieval colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[quote="gads"]
[quote="AlexandreRibeiro"]
[member=21]gads[/member]
Podes contar com a minha colaboração neste diorama, mas imponho-te uma condição: que participes na Braga BRInCKa 2016.  >:D >:D >:D :fixe: :fixe: :fixe:
Como sabes, tenho soldados com fartura, peças Light Bluish Gray também e um diorama de LOTR que, se necessário, desmonto para peças...
[/quote]

Thanks! :)
A do Braga não é a mim que tens de convencer... Só tens de falar com a Patroa ;)
Mas a ver vamos...
[/quote]

Agenda essa conversa para o dia de montagem em Oeiras. Convencer "patroas" é a minha especialidade...  >:D
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Eu gostava de fazer umas torres de muralha, mas para isso tenho de saber antes como é a muralha em si.  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[quote="PocasNuckie"]
Eu gostava de fazer umas torres de muralha, mas para isso tenho de saber antes como é a muralha em si.  :fixe:
[/quote]

Suponho que deve haver um módulo de esquina e outro de porta na muralha...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Sim, mas convém o design ser consistente. Além disso têm sempre de me ajudar que eu fora de assentar plates não percebo muito disto.  ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

Mais um projecto comunitário em que terei todo o gosto em participar.

Agora que desmanchei o diorama da ribeira, já ganhei um lote de peças jeitoso.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por agadoijo »

Gosto bastante desta ideia! Acho que a mesa de Tomar já ficou bastante interessante e se todos contribuirmos um pouco para esta mesa medieval, tenho a certeza que conseguimos fazer uma coisa espectacular!

Acho que a razão da mesa MPL funcionar tão bem é: os módulos estarem muito bem definidos, podemos fazer uma recta, uma curva larga, uma chicane... tem outra grande vantagem está tudo ao mesmo nível e a localização da pista na plate está bem definida, portanto qualquer coisa que se queira fazer para colocar no interior da pista é fácil de integrar.

Pessoalmente, acho que a melhor medida para os módulos será baseplates de 32x32, porque assim poderemos preencher uma baseplate com o necessário/a gosto, e não haver stresses na desmontagem. De notar também que a mistura de 32x32 (baseplates) e 16x16 (plates) vai dar origem a elevações distintas.

Assim, de modo semelhante ao MPL, penso que é preciso definir bem os módulos também para esta mesa, tendo cuidado para definir não só a localização da muralha numa baseplate (rectas, diagonais, cantos,...), mas também uma certa uniformização (altura, cores, etc.) no relevo utilizado em baseplates adjacentes.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

A definição concreta dos módulos é que ainda está complicada como se pode ver pela conversa que já começa a ir longa (o que é um sinal positivo) :)

Estava a considerar separar os módulos em três categorias distintas:
- Terreno (elevações de terreno)
- Muralha
- e módulos de cidade ou outros MOCs

Talvez dê para se juntar tudo mas ainda não sei como.

Em relação à muralha, o [member=96]PocasNuckie[/member] tem razão e é preciso definir o aspecto dela. Eu enviei uma sugestão alguns posts atrás para verem o que achavam daquele estilo. As medidas em concreto, enviarei um blueprint que explica como eles se podem interligar entre si.
Estou a preparar também uma alternativa mais realista (sem aqueles arcos todos) para verem o que acham. E obviamente estou aberto a qualquer tipo de sugestão de formato de muralha. No final até podemos fazer uma poll e escolher-se o módulo a seguir para o próximo evento  :D

Em relação às elevações do terreno, também enviei uma sugestão alguns posts atrás. Como é uma tecnica assustadoramente consumidora de peças podemos tentar definir outras variantes mais económicas. Ou ter vários tipos de terreno desde que sigam as mesmas medidas standard do módulo.

Sobre as dimensões, neste momento, penso que estavam em múltiplos de 16x16.
Mas podia ser interessante aumentar para 32x32 se pensarmos em estradas e afins para o terreno.

PS: a ideia do terreno estar separado é que até podia ser interessante para reaproveitar o sistema para outras mesas ou outros temas futuros.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Fico à espera dos blueprints.

Preferia assumir 2 dimensões de módulos:
- baseplate 32x32 para MOCs e terrenos, eventualmente também para aldeamentos extra-muralhas
- plate 16x16 para  muralhas, eventualmente também para casas intra-muralhas

O primeiro facilita a inclusão de MOCs individuais médios ou grandes, acho que resultou bem em Tomar: sem se definir uma norma, a área de feira e torneio ficou multipla de baseplates 32x32 sem grandes complicações
O segundo favorece a participação de mais pessoas em sistemas verdadeiramente modulares como no MPL: é mais fácil aos mais hesitantes participar só com um 16x16

Para outras coisas também pode funcionar o que se fez para Tomar com o torneio e o mercado em que vários de nós entraram com as suas barracas e tendas sem se ter estipulado um standard rigoroso.

Agora não se esqueçam dos meus requisitos do costume: preciso de cablagem eléctrica subterrânea :)
(e já adquiri uns quantos controladores de comboio de 9V, para não ficar dependente do espólio da PLUG nem ter que andar sempre de um lado para outro a trocar baterias descarregadas)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

Por enquanto ainda estamos na fase de decidir algumas regras base para o diorama comunitário.

No entanto poderia propor a criação de um módulo de canto com um 4x4 baseplates (32x32), onde poderia estar uma floresta, com um pequeno riacho.
Esta floresta poderia ficar num plano mais elevado.
Em alternativa poderia ser um 2x8 baseplates, que ficaria como "pano de fundo" do diorama.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Por falar em riachos... Estava a pensar ter mesmo um riacho verdadeiro com umas cascata para o nosso lago.
Tenho em mente um moinho de água e talvez até já tenha o motor para puxar a àgua :)

Estou fora em trabalho e o acesso à net é reduzido mas para a semana queria apresentar algumas das ideias que tive.

No outro dia a falar com o [member=6727]agadoijo[/member] pensou-se numa hipótese baseada no jogo Carcassone em que um módulo poderia ter uma interface para estrada, muralha ou terreno.
Algo que pareceu interessante e que merece mais um pouco de dedicação :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Eis um primeiro teste com um módulo 32x32 que na verdade está a ser composto por 4 16x16.

Nesta ideia, estava a tentar colocar as muralhas na posição A e B e os declives nas posições C e D.
Mas da forma que está a ficar, acho que há demasiado espaço entre a muralha e o declive...

Acho que vou continuar a tentar encontrar ali uma solução mais inteligente.

PS: Para já ignorem o aspecto do terreno e da muralha, estou a usar coisas que já tinha para aqui guardadas.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Coloquei o "precipício" a meio do bloco 16x16 e parece ter ficado um pouco melhor.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Mais um update.

Voltando aos módulos 16x16, ajustei novamente a elevação do terreno para encostar a uma das frentes da plate. Desta forma é possível colocar muralhas por cima num módulo combinado e manter a mesma interface de ligação tanto com terreno como muralhas.
A outra boa notícia é que desta forma é possível também ter módulos com melhor aproveitamento de espaço :)

Fiz uma experiência também sobre a transição de terrenos usando apenas algumas plates curvas.

Acho que estou a começar a gostar do aspecto e usei até agora 6 módulos diferentes (ver imagem em anexo).

Em conversa com o [member=6727]agadoijo[/member] falou-se na possibilidade de se usar duas placas de esferovite com 4cm cada uma sobrepostas para as elevações do terreno. Isto corresponderia a 8 bricks e 1 plate de altura, ou seja, daria para combinar BURPs e LURPs e ter entre 1 a 2 bricks de margem mais a plate.

Vou fazer uns testes com os BURPs e LURPs a ver o que sai.
Stay tuned ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Estou a gostar bastante.
Preciso... resistir... à... tentação...de...fazer...uma...encomenda...no...Bricklink...
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Estou a gostar bastante.
Preciso... resistir... à... tentação...de...fazer...uma...encomenda...no...Bricklink...
[/quote]

{lol-up}
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder