Diorama Medieval colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[quote="CyberX"]
Talvez o Alexandre se tenha alarmado com a complexidade dos exemplos. As muralhas e os relevos de terreno das útlimas fotos terão texturas mais complexas/caras do que algumas pessoas estarão dispostas a fazer.

Alguns exemplos mais terra-a-terra e menos expendiosos podiam entusiasmar quem não está bem por dentro da ideia?
[/quote]

Pode haver de tudo, mas o principal neste momento seria "aprovar" um modelo mais "terra-a-terra" que fosse compatível com todos os outros. Depois, cada um desenvolve ou não o módulo a seu bel prazer, desde que respeite as regras básicas do alinhamento, altura e local do encaixe dos módulos.
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Uma coisa que ainda ninguém falou - quantos lados de muralha é para fazer?
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[quote="AlexandreRibeiro"]
Pode haver de tudo, mas o principal neste momento seria "aprovar" um modelo mais "terra-a-terra" que fosse compatível com todos os outros. Depois, cada um desenvolve ou não o módulo a seu bel prazer, desde que respeite as regras básicas do alinhamento, altura e local do encaixe dos módulos.
[/quote]

[member=659]AlexandreRibeiro[/member] , eu penso que o [member=21]gads[/member] ainda está na fase de "testes", para posteriormente poder criar as tais regras básicas que falas.
A ideia base é que não sejam simplesmente baseplates a fazer de terreno, mas algo mais elaborado, mas não demasiado, para que o custo não suba exponencialmente.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

A muralha está a ser desenhada só com um lado para poupar peças.

Acho que o pessoal se está a assustar desnecessariamente, tanto com a complexidade das regras como da quantidade de peças por módulo. sugiro então que esperem mais um pouco até o sistema estar mais bem definido.

Também acho que para uma unidade de 16x16, independentemente do número de peças será bastante acessível a quem queira participar, nem que seja com apenas uma peça de muralha que já será uma grande ajuda.

Nesta thread temos vindo a publicar os testes que estão a dar origem ao sistema modular.
A ideia era também envolver quem quisesse participar.

Agora se me perguntares se conseguia chegar aqui e dizer já de antemão que a muralha tem X de altura e um brick technic para encaixar em sitio X ou seja lá o que for, ou que a topologia do terreno (que é de certa forma independente das muralhas) faz-se assim ou assado. Consigo... Mas aí o debate passa-se fora das linhas do forum e apenas se publica o resultado final na thread.

Ou então, talvez possa mudar o nome da thread para "WIP Diorama Medieval colaborativo" e acompanha quem estiver mais interessado.
Quem quiser contribuir para o diorama mas não está disponível para o debate acede ao resultado final que será publicado num local mais "limpo" e acessível.

Ou ainda, se alguém tem alguma sugestão brilhante de como construir um diorama mais complexo de forma modular e colaborativa, faça favor de se chegar à frente.

É que quando vejo dioramas colaborativos como este da imagem fico a pensar se não teremos capacidade para tal.
ImagemThe wall - Rome's northern frontier by Simon Pickard, on Flickr

Como estamos mais sujeitos às limitações de orçamento e pretende-se de certa forma apelar ao espirito do associativismo, acho que faz todo o sentido despender algum tempo a tentar encontrar um sistema modular que possa juntar um pouco dos dois mundos. E sinceramente, acho que já temos mais do que capacidade para passarmos do nível dos terrenos planos feitos com baseplates e começar a puxar mais por nós para construções mais ricas em detalhe...

Just my 2 cents!

EDIT: O [member=956]AGarcia[/member] entretanto antecipou-se ao meu post mas capturou bem o que pretendia dizer :)
Última edição por gads em 05 nov 2015, 22:27, editado 1 vez no total.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="AGarcia"]
[quote="AlexandreRibeiro"]
Pode haver de tudo, mas o principal neste momento seria "aprovar" um modelo mais "terra-a-terra" que fosse compatível com todos os outros. Depois, cada um desenvolve ou não o módulo a seu bel prazer, desde que respeite as regras básicas do alinhamento, altura e local do encaixe dos módulos.
[/quote]

[member=659]AlexandreRibeiro[/member] , eu penso que o [member=21]gads[/member] ainda está na fase de "testes", para posteriormente poder criar as tais regras básicas que falas.
A ideia base é que não sejam simplesmente baseplates a fazer de terreno, mas algo mais elaborado, mas não demasiado, para que o custo não suba exponencialmente.
[/quote]

Exactamente  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="gads"]
A muralha está a ser desenhada só com um lado para poupar peças.
[/quote]

Portanto vamos fazer só uma frente e não o quadrado, certo?
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
[quote="gads"]
A muralha está a ser desenhada só com um lado para poupar peças.
[/quote]

Portanto vamos fazer só uma frente e não o quadrado, certo?
[/quote]

Sim, provavelmente sim!
Talvez consigamos também ter uma lateral dependendo se conseguiremos minimizar o efeito de "fachada".

Obviamente o ideal seria ter uma muralha completa com duas faces mas já só estou a considerar isso para a versão 2.0  ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[member=21]gads[/member]
Na minha perspectiva, devíamos avançar para já com uma regra, simples, básica, esperar que os sócios fizessem os seus protótipos e  reunir os mesmos, por exemplo, na próxima AG.
Obviamente que, construindo, se irão levanta questões, mas ficas a saber duas coisas:
1 - o grau de participação de associados (se calhar estou aqui a defender pessoas que nunca participarão)
2 - o potencial de "javardice" que se consegue em volta do modelo base.

Podia-se começar com uma base de 32x16 (que toda a gente tem e, em princípio, poucos terão dificuldade em preencher) e as regras de altura, alinhamento e encaixe de módulos (penso que o teu primeiro protótipo serviria de base).
Desta forma, no final deste mês já tinhas massa crítica para avançar para uma próxima fase e aumentar gradualmente o grau de complexidade. Por essa altura, alguns dos que fizeram módulos básicos já terão desistido, mas já deixaram trabalho feito e em Oeiras já podes contar com esse trabalho. Ainda que se possam considerar estes módulos básicos mais incipientes, lá estarão os mais elaborados para contrabalançar.

Quanto aos projectos colaborativos, tu não te esqueças que existem LUG´s que usam o LUGBULK apenas e só para um projecto desse tipo (viste o exemplo de um Castelo de Hogwarts que apareceu há pouco, sem ser o da Alex Finch?). Se pensares que na nossa LUG não temos essa tradição, porque cada um compra peças para os seus projectos pessoais e que outros nem sequer os expõe nos eventos da PLUG e , pior ainda, existem outros que compram peças na nossa LUG para expor noutras LUG´s, estamos conversados...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Podia-se começar com uma base de 32x16 (que toda a gente tem e, em princípio, poucos terão dificuldade em preencher)
16x16 please? Eu não sou toda a gente :)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Alô [member=659]AlexandreRibeiro[/member]
Bem, no ponto em que estamos, o unico ponto pendente está em definir as alturas consoante as placas de esferovite que fiquei de ver este fim-de-semana. Aguentas mais dois dias?
E sinceramente, o call para protótipos foi a base de se ter lançado a thread que algumas pessoas tem vindo a contribuir.

Confesso que estou com dificuldades em entender a pressão que estás a fazer agora.
Mas cada um vai construir o quê na base de 32x16 e com que regras? Em que é que isso é diferente do que se tem estado a fazer até agora?
É por estarmos a usar modelos virtuais? Na verdade os que apresentaram coisas fizeram mais ou menos o que estás a sugerir, lá por ser fácil duplicar no modelo virtual e pareça um grande modelo na verdade não passam de pequenos protótipos.

Vamos testar aspectos para muralhas? Mas mais uma vez, não é isso que se tem estado a fazer? o [member=6727]agadoijo[/member] sugeriu um aspecto bastante interessante para as muralhas. Acho que quem estiver interessado também pode contribuir com sugestões.
Estamos nisto há meia dúzia de dias, é assim tanto?

Mas está descansado que as regras "bem escritas" vão aparecer já na segunda-feira e podemos seguir com a tua sugestão :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

CyberX Escreveu:
Podia-se começar com uma base de 32x16 (que toda a gente tem e, em princípio, poucos terão dificuldade em preencher)
16x16 please? Eu não sou toda a gente :)
Eu falei em 32 x 16 porque é o tamanho comercial de uma baseplate, mas também podemos considerar uma plate de 16 x 16 como as dos sets creator (light green)...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[member=21]gads[/member],
Desculpa se te pareço agressivo nos meus comentários, não o estou de todo. É o problema de não se estar a ver a cara das pessoas...lol
Pela minha parte, pegava naquele teu modelo inicial, o do primeiro post, e partia para a prática...
Cada um acrescentaria o que quisesse, casamatas, construções pelo interior, pelo exterior, torres, etc. desde que a métrica das ameias e a relação de vizinhança fosse respeitada.
Vais ver que logo aí vão logo começar a aparecer ideias novas e diferentes...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[member=659]AlexandreRibeiro[/member]
Népias man! Não me sinto de nenhuma forma ofendido :)

O que na verdade está a acontecer é que não estou a conseguir perceber muito bem o que tu pretendes nesta fase.
Ou melhor, o que me parece que pretendes são as regras mas que no meu entender ainda estão a ser desenvolvidas... Portanto, avançar com o que dizes de o pessoal começar a construir (que seria óptimo) na verdade parece precipitado porque ainda estamos precisamente a debater as regras para que tal aconteça e se avançarmos já sem fazer o minimo esforço para validar as regras iniciais podemos  na verdade arriscar a que nada venha a encaixar...

Não duvido da criatividade do pessoal, só estamos a tentar definir as regras de encaixe :)

E para construir as regras tem-se feito pequenos protótipos (aqueles que tem vindo a ser apresentados).

Acho que por uma questão de 2 ou 3 dias para validarmos alguns pormenores chave vale a pena a espera :)

EDIT: aliás, este é apenas a primeira versão das regras pois certamente haverá muito espaço para evoluir!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Então andem lá com isso que eu estou ansioso por construir...  >:D >:D >:D
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Tás é com medo que isto ofusque a tua mesa e por isso é que vens para aqui mandar postas  >:D
Imagem
Responder