Mais um teste, desta vez com muralhas "lisas" mas mantendo um balcão matacães (os tais arcos).
Relativamente à construção, gostei do efeito se for aplicado uma textura que quebre a monotonia do cinzento.
Curiosamente, como mantive o mesmo balcão e amuras, gostei da integração com as muralhas dos arcos.
Entretanto, lembrei-me do meu projecto do Castelo de Porto de Mós que já tem uns anos e que ainda não viu a luz do dia mas que encaixa perfeitamente neste tema medieval.
Estou a tentar construí-lo o mais "realista" possível e segundo o que consegui apurar, o castelo sofreu várias alterações ao longo dos anos mas tinha umas amuras bastante elaboradas.
Na imagem os arcos que se vem a tan, na verdade deveriam ser alaranjados pois os arcos eram em tijolo. O que não consegui perceber é se as amuras também seriam em tijolo ou se seriam em pedra.
Esta fortificação é bastante engraçada e foi parcialmente recuperada no tempo de Salazar (vocês sabiam que a maior parte das amuras que vemos nos castelos hoje em dia foram feitas ou reconstruídas pelo programa de governo do Salazar?) depois de ter sofrido grandes danos no terramoto de Lisboa em 1755.
Isto para dizer que nem todas as muralhas em Portugal (o castelo de Leiria é outro exemplo) tem de ser completamente lisas. Aliás, depende muito da época histórica que nos estamos a referir. No inicio da idade medieval as muralhas eram simples e nem amuras tinham. As torres de menagem, alambor, balcões, amuras, vários tipos de seteira, janelas, etc. foram sendo adicionados ao longo dos tempos e nem todos os castelos tinham.
Ou seja, dá para inventarmos muita coisa mesmo com alguma coerência histórica só temos é de optar por uma opção