Diorama Medieval colaborativo
- PocasNuckie
- Sócio

- Mensagens: 7882
- Registado: 10 mar 2007, 19:12
- Localização: Miranda do Corvo
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Eu cada dia que passa fico com menos vontade de participar nisto, só complicações 

- AGarcia
- Administrator

- Mensagens: 4975
- Registado: 03 mai 2009, 22:47
- Localização: Peniche
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="gads"]
Vocês estão todos a fazer as muralhas com duas fachadas já? Ou é só uma?
Eu por enquanto só tenho uma
[/quote]
A minha muralha só tem uma fachada.
Infelizmente os painéis que comprei pelo LUGBULK são Tan, senão teria feito a segunda fachada lisa.
[quote="agadoijo"]
[member=21]gads[/member] acho que precisas de definir ai uma coisa ao ver a imagem do [member=68]Conchas[/member] e a do [member=956]AGarcia[/member]. Parece-me que o [member=68]Conchas[/member] colocou a plate onde andam os bonecos em cima das inverted slopes e depois com duas plates compensa o brick para a muralha ter exactamente 16 bricks + 1 cheese de altura, o [member=956]AGarcia[/member] parece-me que colocou a plate por baixo das inverted slopes ficando a muralha com 16 bricks + 1 plate + 1 cheese de altura, claro que posso estar a ver mal as fotos
[/quote]
[member=6727]agadoijo[/member]
Eu segui o exemplo dado por ti, tendo ficado com algumas dúvidas na colocação da plate e, como já estava perto do fim, só queria era acabar para ver como ficava.
Entretanto vou corrigir.
[quote="agadoijo"]
Offtopic: devo dizer que já aprendi muita coisa sobre castelos com esta thread!
[/quote]
Já somos dois.
Mas ainda continuo sem saber o que é/são as amuras...
Vocês estão todos a fazer as muralhas com duas fachadas já? Ou é só uma?
Eu por enquanto só tenho uma
[/quote]
A minha muralha só tem uma fachada.
Infelizmente os painéis que comprei pelo LUGBULK são Tan, senão teria feito a segunda fachada lisa.
[quote="agadoijo"]
[member=21]gads[/member] acho que precisas de definir ai uma coisa ao ver a imagem do [member=68]Conchas[/member] e a do [member=956]AGarcia[/member]. Parece-me que o [member=68]Conchas[/member] colocou a plate onde andam os bonecos em cima das inverted slopes e depois com duas plates compensa o brick para a muralha ter exactamente 16 bricks + 1 cheese de altura, o [member=956]AGarcia[/member] parece-me que colocou a plate por baixo das inverted slopes ficando a muralha com 16 bricks + 1 plate + 1 cheese de altura, claro que posso estar a ver mal as fotos
[/quote]
[member=6727]agadoijo[/member]
Eu segui o exemplo dado por ti, tendo ficado com algumas dúvidas na colocação da plate e, como já estava perto do fim, só queria era acabar para ver como ficava.
Entretanto vou corrigir.
[quote="agadoijo"]
Offtopic: devo dizer que já aprendi muita coisa sobre castelos com esta thread!
[/quote]
Já somos dois.
Mas ainda continuo sem saber o que é/são as amuras...
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
- Conchas
- Direcção

- Mensagens: 16116
- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Já somos dois.
Mas ainda continuo sem saber o que é/são as amuras...
[/quote]
Já somos três/dois!...
Amuras, ameias, que confusão...
Proponho que o [member=21]gads[/member] faça um glossário indispensável ao bom sucesso deste projecto comunitário!
Aliás, bem que o pode acrescentar no final do tal documento em que anda a trabalhar...
Mas ainda continuo sem saber o que é/são as amuras...
[/quote]
Já somos três/dois!...
Amuras, ameias, que confusão...
Proponho que o [member=21]gads[/member] faça um glossário indispensável ao bom sucesso deste projecto comunitário!
Aliás, bem que o pode acrescentar no final do tal documento em que anda a trabalhar...
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- AlexandreRibeiro
- Administrator

- Mensagens: 2424
- Registado: 01 mar 2009, 23:29
- Localização: Braga
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Boa noite,
Sem burps,
Sem placas de esferovite,
Sem grandes artficios...
Variedade na cor das peças a fazer diferença,
Variedade de módulos de muralha com torres (que não têm de ser todas iguais)
Do lado de fora apenas vegetação para não ser tudo igual e
Voilá, um conjunto harmonioso...
...e muito simples...

Sem burps,
Sem placas de esferovite,
Sem grandes artficios...
Variedade na cor das peças a fazer diferença,
Variedade de módulos de muralha com torres (que não têm de ser todas iguais)
Do lado de fora apenas vegetação para não ser tudo igual e
Voilá, um conjunto harmonioso...
...e muito simples...

AlexandreRibeiro
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
Já estive a confirmar as dimensões da muralha e na verdade são 12 bricks de altura + 3 de amuras + 1 de cheese = a total de ~16 bricks.
O passadiço é mais fácil de explicar pelo ficheiro LDD de referência que irei actualizar de seguida.
O [member=6806]CyberX[/member] publicou uma foto num dos posts atrás que descreve de forma simples muitas das características do castelo.
A imagem era proveniente da Wikipedia mas que irei incluir também como referência no documento.

Por sinal, não explica as amuras mas as amuras são aqueles altos e baixos na muralha
[quote="AlexandreRibeiro"]
Boa noite,
Sem burps,
Sem placas de esferovite,
Sem grandes artficios...
Variedade na cor das peças a fazer diferença,
Variedade de módulos de muralha com torres (que não têm de ser todas iguais)
Do lado de fora apenas vegetação para não ser tudo igual e
Voilá, um conjunto harmonioso...
...e muito simples...

[/quote]
[member=659]AlexandreRibeiro[/member] Complicado és tu pá!
De que forma é que isto é diferente do estamos a tentar construir?
As muralhas não precisam de BURPs, nem slopes de terreno. O terreno é uma coisa à parte totalmente independente. Cada um pode construir as suas torres. Podes criar variações nas muralhas e incluir elementos tais como seteiras, balcões, protecções de madeira, janelas, etc. Podes construir casas agarradas à muralha. Podes construir portões, masmorras ou aquilo que te bem lembrares.
A única regra que tens de cumprir é a ligação ao próximo módulo de muralha que tem no total 15 bricks + 1 cheese de altura e 6 studs de largura segundo o ficheiro LDD de referência.
A fim de facilitar a interligação de módulos, definimos o alinhamento numa grelha de 16x16 studs em que a muralha está centrada na baseplate.
Desde que o teu módulo termine no alinhamento correcto nada de obriga a cumprir qualquer regra dentro de alinhamento no interior do módulo.
Diz-me lá outra vez o que raio te complica? Ou que sugeres mais simples que estas duas regras?
Só existem estas duas regra de encaixe e alinhamento para a muralha base. O resto cabe à tua imaginação definir.
Por uma questão de consistência, definiu-se uma recomendação base para a muralha que inclui o aspecto e textura mas como já expliquei és livre de criares e incluires os teus próprios detalhes.
O passadiço é mais fácil de explicar pelo ficheiro LDD de referência que irei actualizar de seguida.
O [member=6806]CyberX[/member] publicou uma foto num dos posts atrás que descreve de forma simples muitas das características do castelo.
A imagem era proveniente da Wikipedia mas que irei incluir também como referência no documento.
Por sinal, não explica as amuras mas as amuras são aqueles altos e baixos na muralha
[quote="AlexandreRibeiro"]
Boa noite,
Sem burps,
Sem placas de esferovite,
Sem grandes artficios...
Variedade na cor das peças a fazer diferença,
Variedade de módulos de muralha com torres (que não têm de ser todas iguais)
Do lado de fora apenas vegetação para não ser tudo igual e
Voilá, um conjunto harmonioso...
...e muito simples...

[/quote]
[member=659]AlexandreRibeiro[/member] Complicado és tu pá!
De que forma é que isto é diferente do estamos a tentar construir?
As muralhas não precisam de BURPs, nem slopes de terreno. O terreno é uma coisa à parte totalmente independente. Cada um pode construir as suas torres. Podes criar variações nas muralhas e incluir elementos tais como seteiras, balcões, protecções de madeira, janelas, etc. Podes construir casas agarradas à muralha. Podes construir portões, masmorras ou aquilo que te bem lembrares.
A única regra que tens de cumprir é a ligação ao próximo módulo de muralha que tem no total 15 bricks + 1 cheese de altura e 6 studs de largura segundo o ficheiro LDD de referência.
A fim de facilitar a interligação de módulos, definimos o alinhamento numa grelha de 16x16 studs em que a muralha está centrada na baseplate.
Desde que o teu módulo termine no alinhamento correcto nada de obriga a cumprir qualquer regra dentro de alinhamento no interior do módulo.
Diz-me lá outra vez o que raio te complica? Ou que sugeres mais simples que estas duas regras?
Só existem estas duas regra de encaixe e alinhamento para a muralha base. O resto cabe à tua imaginação definir.
Por uma questão de consistência, definiu-se uma recomendação base para a muralha que inclui o aspecto e textura mas como já expliquei és livre de criares e incluires os teus próprios detalhes.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- AlexandreRibeiro
- Administrator

- Mensagens: 2424
- Registado: 01 mar 2009, 23:29
- Localização: Braga
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Agora sim....
Conseguiste reunir a regra num parágrafo. .
Vou arranjar um tempinho para apresentar resultados.
Vou armar-me em terrorista e, como o Fernando, usar plates 16x16 em vez de baseplates. Há que dar saída ao material.
Já agora, se a regra está definida, estão a discutir o quê?
Conseguiste reunir a regra num parágrafo. .
Vou arranjar um tempinho para apresentar resultados.
Vou armar-me em terrorista e, como o Fernando, usar plates 16x16 em vez de baseplates. Há que dar saída ao material.
Já agora, se a regra está definida, estão a discutir o quê?
AlexandreRibeiro
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="AlexandreRibeiro"]
Agora sim....
Conseguiste reunir a regra num parágrafo. .
Vou arranjar um tempinho para apresentar resultados.
Vou armar-me em terrorista e, como o Fernando, usar plates 16x16 em vez de baseplates. Há que dar saída ao material.
Já agora, se a regra está definida, estão a discutir o quê?
[/quote]
Estávamos a discutir a regra... Até chegar a ela é foi preciso pensar e debater os detalhes... Não nasceu do só porque sim
Agora sim....
Conseguiste reunir a regra num parágrafo. .
Vou arranjar um tempinho para apresentar resultados.
Vou armar-me em terrorista e, como o Fernando, usar plates 16x16 em vez de baseplates. Há que dar saída ao material.
Já agora, se a regra está definida, estão a discutir o quê?
[/quote]
Estávamos a discutir a regra... Até chegar a ela é foi preciso pensar e debater os detalhes... Não nasceu do só porque sim
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- AGarcia
- Administrator

- Mensagens: 4975
- Registado: 03 mai 2009, 22:47
- Localização: Peniche
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="gads"]
Por sinal, não explica as amuras mas as amuras são aqueles altos e baixos na muralha
[/quote]
Thanks!
[member=21]gads[/member]
Já agora, não sei se será preciosismo ou não, mas convinha definir a cor da baseplate/plate?
Por sinal, não explica as amuras mas as amuras são aqueles altos e baixos na muralha
[/quote]
Thanks!
[member=21]gads[/member]
Já agora, não sei se será preciosismo ou não, mas convinha definir a cor da baseplate/plate?
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="AGarcia"]
[quote="gads"]
Por sinal, não explica as amuras mas as amuras são aqueles altos e baixos na muralha
[/quote]
Thanks!
[member=21]gads[/member]
Já agora, não sei se será preciosismo ou não, mas convinha definir a cor da baseplate/plate?
[/quote]
A cor poderá estar dependente do terreno base do layout mas diria que neste caso específico seria o verde standard.
[quote="gads"]
Por sinal, não explica as amuras mas as amuras são aqueles altos e baixos na muralha
[/quote]
Thanks!
[member=21]gads[/member]
Já agora, não sei se será preciosismo ou não, mas convinha definir a cor da baseplate/plate?
[/quote]
A cor poderá estar dependente do terreno base do layout mas diria que neste caso específico seria o verde standard.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- Conchas
- Direcção

- Mensagens: 16116
- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Bom... parece-me que já conseguimos reunir aqui algumas confusões... 
"amuras"...
Não consigo encontrar referências a esse bicho em lado nenhum... 
Por outro lado conheço as "ameias" e chego à conclusão que estamos a falar da mesma coisa.
Descobri também que o caminho no topo dos muros é o "adarve".
E que outra coisa cujo nome conhecia mas não sabia exatamente o que era, o "cadafalso", são aquelas construções de madeira em cima da muralha que vocês já por aqui falaram e mostraram.
Vai daí, podem ver onde descobri isto tudo!... Tcharam!!!... Wikipidea!
No final das páginas relativas a estes elementos, podem encontrar uma lista de termos relativos a arquitetura militar. Na secção com os elementos medievais encontra-se tudo o que se tem andado para aqui a falar e também o que ainda não se falou (torre de menagem, torre albarrã, ameias, seteiras, cadafalso, adarve, balestreiro, praça de armas e muito mais...)
Ora vejam: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameia
Relativamente a alturas, penso que temos outra confusão, ou erro na contagem do Guilherme...
De acordo com as imagens do modelo LDD do Marco, o muro tem 13 bricks (até ao "adarve") e não 12, o que inclui os inverted slopes. Depois as "ameias" têm 3 bricks + 1 cheese.
Ou seja no total temos 16 bricks + 2 plates.
"amuras"...
Por outro lado conheço as "ameias" e chego à conclusão que estamos a falar da mesma coisa.
Descobri também que o caminho no topo dos muros é o "adarve".
E que outra coisa cujo nome conhecia mas não sabia exatamente o que era, o "cadafalso", são aquelas construções de madeira em cima da muralha que vocês já por aqui falaram e mostraram.
Vai daí, podem ver onde descobri isto tudo!... Tcharam!!!... Wikipidea!
No final das páginas relativas a estes elementos, podem encontrar uma lista de termos relativos a arquitetura militar. Na secção com os elementos medievais encontra-se tudo o que se tem andado para aqui a falar e também o que ainda não se falou (torre de menagem, torre albarrã, ameias, seteiras, cadafalso, adarve, balestreiro, praça de armas e muito mais...)
Ora vejam: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameia
Relativamente a alturas, penso que temos outra confusão, ou erro na contagem do Guilherme...
De acordo com as imagens do modelo LDD do Marco, o muro tem 13 bricks (até ao "adarve") e não 12, o que inclui os inverted slopes. Depois as "ameias" têm 3 bricks + 1 cheese.
Ou seja no total temos 16 bricks + 2 plates.
Última edição por Conchas em 24 nov 2015, 23:48, editado 1 vez no total.
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- AGarcia
- Administrator

- Mensagens: 4975
- Registado: 03 mai 2009, 22:47
- Localização: Peniche
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Excelente Conchas!
Sempre a aprender!

Sempre a aprender!
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
Peço imensa desculpa... Claro que são "AMEIAS" e não "AMURAS"!!!
Não bastava já a confusão da turtulia das regras como ainda troquei o nome das ameias
Vou ali chicotear-me e já volto...
Relativamente às alturas da muralha, estava a tentar rectificar isso tanto no documento que estou a actualizar neste momento como no ficheiro LDD de referência que já actualizei.
Doc: https://drive.google.com/open?id=18F8DW ... aYaqSpWiFE
LDD (link também está dentro do doc): https://drive.google.com/open?id=0B8plW ... npzWC1VWk0
Não bastava já a confusão da turtulia das regras como ainda troquei o nome das ameias
Vou ali chicotear-me e já volto...
Relativamente às alturas da muralha, estava a tentar rectificar isso tanto no documento que estou a actualizar neste momento como no ficheiro LDD de referência que já actualizei.
Doc: https://drive.google.com/open?id=18F8DW ... aYaqSpWiFE
LDD (link também está dentro do doc): https://drive.google.com/open?id=0B8plW ... npzWC1VWk0
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
Ontem actualizei o documento e o ficheiro LDD.
O documento descreve de forma geral o sistema de tiles e depois possui um capítulo especifico para cada subsistema.
Irei acrescentar mais umas linhas sobre a interligação de subsistemas (exemplo: terreno + muralhas).
Deixo aqui o que escrevi sobre as muralhas (que irei colocar em destaque no primeiro post da thread)
Subsistema modular de Muralha
As muralhas são um tipo de tile que quando interligados permitem a construção de um castelo de grandes dimensões.
As regras de integração são:
Referências para elementos medievais e estrutura do castelo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameia
Capítulo retirado do documento https://drive.google.com/open?id=18F8DW ... aYaqSpWiFE
O documento descreve de forma geral o sistema de tiles e depois possui um capítulo especifico para cada subsistema.
Irei acrescentar mais umas linhas sobre a interligação de subsistemas (exemplo: terreno + muralhas).
Deixo aqui o que escrevi sobre as muralhas (que irei colocar em destaque no primeiro post da thread)
Subsistema modular de Muralha
As muralhas são um tipo de tile que quando interligados permitem a construção de um castelo de grandes dimensões.
As regras de integração são:
- As muralhas estão alinhadas ao centro do tile (5 studs livres à frente e 5 studs livres atrás).
- A altura da muralha é de 12 bricks (até ao adarve) + 3 bricks e 1 cheese para o muro e ameias, num total de 15 bricks + 1 cheese.
- A largura é de 6 studs + 1 stud para o balcão usando arcos.
- Eis um ficheiro de exemplo: ficheiro LDD
- O estilo e textura podem variar embora a recomendação base seja a utilização de paredes lisa ou com arcos (ver imagem) usando peças com cor Light Bluish Gray (LBG).
- Cada muralha pode incluir detalhes tais como ameias, balcões, cadafalsos, etc.
- Podem ser construídos módulos de torres, portões, ruínas ou qualquer outra variação que possa fazer sentido no âmbito geral do castelo.
Referências para elementos medievais e estrutura do castelo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameia
Capítulo retirado do documento https://drive.google.com/open?id=18F8DW ... aYaqSpWiFE
Última edição por gads em 25 nov 2015, 11:44, editado 1 vez no total.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4536
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
A página 4 está mesmo em branco ou é do meu Linux?
Abandonaste os pinos para interligação das muralhas?
Abandonaste os pinos para interligação das muralhas?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- Conchas
- Direcção

- Mensagens: 16116
- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Chamo apenas a atenção para o fato de a muralha standard tal como definida e ilustrada pelo Guilherme, ter menos um brick de altura que o modelo apresentado pelo Marco.
Lá vou eu ter de aparar as minhas muralhas...
Lá vou eu ter de aparar as minhas muralhas...
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)