[Help] Base LEGO Dimensions (Toy Pad) - tech specs?

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Re: [Help] Base LEGO Dimensions (Toy Pad) - tech specs?

Mensagem por CyberX »

Quanto ao alcance, o meu tlm só lê os bonecos da Disney e os Skylanders encostando do lado de trás. Mas não desisto de dar um uso aos tags NFC da LEGO.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

[quote="CyberX"]
Quanto ao alcance, o meu tlm só lê os bonecos da Disney e os Skylanders encostando do lado de trás. Mas não desisto de dar um uso aos tags NFC da LEGO.
[/quote]

Como é que lês os Skylanders? Por acaso tenho um portal a mais ligado ao PC e não lhe dou uso, mas tenho sempre alguma curiosidade em relação a estas coisas.
Paulo "Jones" Brown
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Hyphos"]
[quote="CyberX"]
[/quote]

Como é que lês os Skylanders? Por acaso tenho um portal a mais ligado ao PC e não lhe dou uso, mas tenho sempre alguma curiosidade em relação a estas coisas.
[/quote]

Leio directamente com o Android, há várias Apps "NFC reader", uma das que usei foi da NXP que é a antiga Philips Semiconductors.

Mas a ideia é ainda este mês usar um leitor USB no PC, de modo a poder usar algum dos muitos programas que há (em Linux, pelo menos) para ler a parte "aberta" dos tags. Se funcionar, funciona tb no Mindstorms EV3.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Só um esclarecimento, antes que dê raia - eu sou meio alucinado mas não sou pirata nem hacker.

A minha ideia é poder usar os tags LEGO Dimensions para mais do que o propósito original mas sem adulterá-los de nenhum modo. Era bom conseguir escrever informação neles mas para isso provavelmente são precisas chaves que duvido que a LEGO disponibilize e não vou perder tempo a tentar contornar isso, houve um tipo que o fez para os Skylanders e recebeu uma carta dos advogados da Activision (ou coisa parecida) teve de parar e apagar tudo.

Também ponho a hipótese de usar a base (o leitor dos tags) com PC ou com Mindstorms mas mais uma vez sem qualquer adulteração. Há quem use o leitor dos Skylanders com Linux, parece-me que há também quem use o leitor da Disney com Linux mas para o preço que custam é parvo ir comprar algum, um leitor USB genérico faz o mesmo efeito - o da LEGO tem apenas interesse para o purista [coisa que como sabem estou longe de ser] e para o curioso.

Não me peçam por isso para clonar tags ou alterar tags. Além de não o saber fazer, se algum dia o souber não o farei.

Este esclarecimento evidentemente que não é destinado ao Paulo ou a qualquer dos outros que já participou neste tópico.
Peço desculpa pelo testamento mas é porque não quero arranjar problemas à PLUG, nos dias que correm os mal-entendidos podem pagar-se caro.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Oh-Kay!
Encontrei progressos na net:
https://github.com/woodenphone/lego_dimensions_protocol
https://github.com/mpetrov/node-dimensions
http://www.proxmark.org/forum/viewtopic.php?id=2657

Já há quem tenha a base (Toypad) a funcionar em Linux e em Windows, com Python e NodeJS. O dispositivo é do tipo HID por isso é "relativamente" fácil de usar sem drivers.

99% de certeza que isto pode funcionar com EV3. Finais de Janeiro saberemos. Rés-vés-campo-de-ourique para ter alguma coisa para mostrar na BRInCKa de Oeiras :(
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Arranjei uns quantos tags no Bricklink. Dos genéricos (os "gadgets") que supostamente são editáveis.

ImagemLEGO Dimensions generic tag by Jorge Pereira, on Flickr

Consigo ler com o telemóvel, tem apenas uma string curta ("en9543899S2115" ou apenas "9543899S2115" conforma a App que use para ler). Read-only, a LEGO bloqueou com uma password. É pena, se estivesse editável saia mais barato comprar tags NFC LEGO no Bricklink (1 EUR e pouco) que na loja de robótica.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
saia mais barato comprar tags NFC LEGO no Bricklink (1 EUR e pouco) que na loja de robótica.[/quote]
Também há estas, embora obviamente não sejam LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Vindo da China é tudo 3x mais barato mas não mando vir mais nada daí se não for escandalosamente vantajoso, os gajos da alfândega devem ter o meu nome nalgum registo, estou farto de preencher papelada e ficar sempre mês e meio à espera que desbloqueiem o que quer que venha para mim de fora da União Europeia.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="CyberX"]
Vindo da China é tudo 3x mais barato mas não mando vir mais nada daí se não for escandalosamente vantajoso, os gajos da alfândega devem ter o meu nome nalgum registo, estou farto de preencher papelada e ficar sempre mês e meio à espera que desbloqueiem o que quer que venha para mim de fora da União Europeia.
[/quote]

Acho que isso tem a ver essêncialmente com o tipo de coisas que me parece que deves encomendar.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Comprei dessa loja um pacote parecido com esse, com tags quadradas em vez de redondas, e não caiu na alfândega por ter um preço baixo e, por vir num envelope pequeno, não dar nas vistas. Dessas lojas chinesas mandei vir montes de coisas, e só por duas vezes caíram na alfândega: um drone que efectivamente teve de pagar taxas, e um conjunto de teclado USB e leitor de cartões que eles libertaram quando lhes provei que daí não levavam nada.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
[quote="CyberX"]
[/quote]

Acho que isso tem a ver essêncialmente com o tipo de coisas que me parece que deves encomendar.
[/quote]

Há uns bons anos mandei vir um porta-chaves laser, concordo que fosse estranho.
Mas as peças do BrickWarriors, do tamanho de 2 pacotes de açúcar, estiveram quase dois meses na alfândega, bem identificadas.
4 fichas USB e um nebulizador USB de bolso... quase 2 meses.
Livros da NoStarchPress... um mês.
Etc, etc.

As coisas mais estranhas que mando vir já vêm da UE que é para não me chatear.
Não gostam de mim éa única explicação.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Pois... de facto estou a ver que deve ser isso.
Viram-te uma vez e acharam que tens ar suspeito... :D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Ressuscitando o tema, agora com um exemplar finalmente na minha posse:

Muito em breve (espero que logo à noite) também com EV3. Cada vez gosto mais de Linux e open source.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

:clapping:

Ainda por cima, dizes repetidamente que não és programador!
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

O que eu sou é um granda googlador e copy&paster :)

Encontrei há um par de meses um tipo que tinha uns scripts de python, a semana passada finalmente apareceu um Toy Pad avulso no Bricklink num país europeu.

O script do tipo não funciona só não funcionou à primeira porque deve ter desenvolvido em Windows e não em Linux - o erro que dá  parece ser comum em Linux, é necessário libertar o device se já estiver a uso e como o Toy Pad é um dispositivo HID o Ubuntu pega logo nele, apesar de não saber bem o que fazer.

A minha empresa deixou de ter cartões de dados e o EV3 com ev3dev não se liga ao meu Android por isso não consigo instalar uma library que falta (pyusb) no ev3dev para poder testar. Logo à noite faço isso em casa.
Jorge Pereira
Responder