Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

Não é um tema novo, serve sobretudo para actualizar quem possa estar interessado:

As lagartas Technic/Mindstorms feitas com elos "rijos" não têm bom comportamento em pisos lisos. Houve quem experimentasse elásticos e outros acessórios não-LEGO para melhorar a aderência até a LEGO ter lançado uma solução oficial num suplemento Mindstorms EV3 (14149 ou 6036424 - Rubber attachment for track element) há um bom artigo no TechnicBRICKs sobre isso.

Infelizmente a pecinha é cara (a melhor cotação BL hoje era 0.87 EUR para quantidades razoáveis) e além de só haver em vermelho continua a não satisfazer plenamente pelo que continuam a surgir soluções alternativas (recomendo esta thread recente no EuroBricks da autoria do Oracid que experimentou várias alternativas para um "tanque" poder subir melhor planos inclinados)

Há uns meses atrás surgiu uma segunda alternativa, no set "The Fortrex": bb704
Neste momento começa a ficar mais acessível (0.15 EUR cada em quantidades, hoje) mas há apenas em preto e ainda não aparece à venda no Suporte da LEGO.

Ainda não tive oportunidade de testar as novas peças mas entretanto encontrei finalmente em Portugal umas pecinhas de bricolage que AFOLs pelo mundo fora encontram em qualquer armazém de esquina mas que cá nicles. Onde: no Bricomarché de S. Domingos de Rana, claro!

Há em transparente e em preto, cada caixa tem 50 e custa 1.85 pelo que ficam a 0.037 EUR,  um quarto das novas bb704:

ImagemRubber attachments for tracks by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemRubber attachments for tracks (back) by Jorge Pereira, on Flickr

Há lá tb uns discos adesivos (lado direito da fotografia) que em tamanho se aproximam melhor dos bb704 mas que não tenho muita confiança quanto a continuarem agarradas às lagartas depois de algum uso. São mais caros (uma caixa de 36 custa 5.39 pelo que ficam a 0.15 EUR cada, tanto como actualmente as bb704 (mas penso que no AKI / Leroy há idênticas mais baratas... atenção que há vários tamanhos, estas sao as mais pequenas que encontrei).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por AVCampos »

Bom achado, não só para dar mais aderência como também para reduzir o desgaste das peças LEGO! :fixe:

Esses "pitons" encaixam nas lagartas sem modificação, ou é preciso "corte e costura" neles?
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

Direitinho, plug and play.
Os pitons propriamente ditos têm 5mm de diãmetro (o pino) que mais décima menos décima é o diâmetro dos furos Technic das lagartas. O comprimento ao certo não sei mas na segunda foto percebe-se que ainda saem um pouco para la do furo.
Os pitons "The Fortrex" são fendidos e têm uma ligeira "gola" na extremidade do pino, são 2 pormenores que poderão ajudar o pino a aguentar-se melhor no furo.

Já os discos adesivos são mais largos que a concavidade que envolve o furo e por isso não ficam enfiados, é pena - se ficassem aderiam melhor. Se encontrasse discos adesivos de 6 a 7 mm é que era bom...
Entretanto encontrei no armazém chinês de Massamá Norte discos adesivos idênticos mas de 8 mm ("Coxim do Silicone", REF:5052), sempre são ligeiramente menores e bastante mais baratos: cada embalagem de 25 custa 0.75 EUR, ficam a 3 cêntimos cada um... também vou experimentar, depois mostro foto.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

Da esquerda para a direita:
  • "INTERFER batente borracha 5mm transparente"
  • "INTERFER batente borracha 5mm preto"
  • LEGO bb704 (Link Tread Attachment, Single) do set "The Fortrex"
  • "COTEKA 9mm pastille plastique adhésive anti bruit / anti dérapante"
  • "Coxim do Silicone REF;5052 8mm" from asian store
ImagemRubber attachments for tracks by Jorge Pereira, on Flickr

Estes "coxims" são mais "moles" que os "COTEKA", por sua vez mais moles que o sbb704 "Fortrex".
E confirma-se que o diâmetro ideal deste discos adesivos será entre 6 e 6.5 mm de modo a caber na reentrância que contorna o furo Technic nos elos das lagartas. Talvez no Leroy...
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Mensagens: 2052
Registado: 22 mar 2010, 16:15
Localização: Lisboa

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por nunofilipe72 »

Ao ver ontem este post, lembrei-me que também tinha feito uma experiência com uma plaquetes de silicone "Silhouette" (foi a marca que 1º as aplicou nos seus óculos).

Normalmente vem em caixas de 50 , com um preço a rondar os 30-32€ , sem iva  :-\
Há de 9 e 10 mm de diâmetro.

Imagem
Imagem

O encaixe é bastante bom, mas não posso confirmar se em andamento não soltarão pois nunca testei  :-\

Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

O encaixe é mesmo bastante bom... mas o preço reduz bastante o interesse :)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

Um primeiro test drive dos pinos pretos ("Interfere 5mm"):
- fica um bocado LENTO em chão aborrachado
- consegue subir a mesma rampa (cortiça) inlcinada a mais de 45º (no video uns 35º apenas)


Desculpem a qualidade do video mas tive de montar o estaminé em cima da secretária para filmar com a webcam do portátil porque o telemóvel estava ocupado a comandar o SBrick

O meu pequenino tanque tem 2 motores M, uma caixa de pilhas AA (Energizer alcalinas vulgares, frescas) e um SBrick.
Estou convencido que com motores L e pilhas Energizer Ultra Lithium ele passa os 60º. Fica para uma próxima.

ImagemMy little tank by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemMy little tank by Jorge Pereira, on Flickr
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por AVCampos »

Mas a falta de potência não é mais por causa da inclinação que do excesso de aderência? E também será que a aderência sai muito afectada usando metade dos "pitons", por exemplo em elos alternados como no 45560 ou um por elo como no 70317?
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Mas a falta de potência não é mais por causa da inclinação que do excesso de aderência??
[/quote]

Não, em chão plano e liso (mas "aborrachado") também é lento, ainda pensei que fosse das pilhas recarregáveis estarem a dar o berro mas com pilhas alcalinas novas é o mesmo. É verdade que pitões de borrachas mais chão aborrachado é capaz de ser demasiada aderência, tenho de testar em madeira e mosaico.

[quote="AVCampos"]
E também será que a aderência sai muito afectada usando metade dos "pitons", por exemplo em elos alternados como no 45560 ou um por elo como no 70317?
[/quote]

É provável. Teoricamente diria que sim, se reduzes a superficie de contacto reduzes o atrito mas nada como o bom método da experimentação exaustiva para tirar isso a limpo nos próximos dias :)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

Pequeno teste comparativo dos pitões de borracha do conjunto "The Fortrex" e dos pitões "INTERFERE":



Os pitões LEGO foram colocados aos zig-zag (não tenho suficientes para 2 por elo) por isso tive de remover um elo à configuração anterior - cada "lagarta" tem agora 26 elos, não muito apertados.
Os pitões "INTERFERE" continuaram 2 por elo mas para manter alguma coerência passei a usar 26 elos tb

Numa rampa a 32º ambos manobram mas a versão LEGO pura é mais instável. Numa rampa a 40º só a versão "INTEFERE" manobra, e mal. Não consegui com inclinações maiores por isso aquela conversa dos mais de 45º começa a soar a fanfarronice, apenas um elo a menos não justifica tamanha diferença, a menos que o facto de a lagarta não estar tão justa faça muita diferença - tenho de admitir que não tenho experiência de configuração de lagartas.

Para fazer testes decentes tenho de aumentar o comprimento do "tanque" para baixar-lhe o centro de massa, assim como está começa a dar cambalhotas próximo dos 40º.

Não filmei mas em terreno plano (soalho flutuante) a versão com pitões LEGO já perde alguma velocidade para a versão sem pitões e estremece um pouco, penso que devido  aos pitões em zig-zag acrescido do pouco peso do tanque. A versão "INTERFERE" perde ainda mais alguma velocidade mas faz bastante menos barulho e estremece muito menos por isso é a meu ver preferível.

Saltou-me tb um pitão LEGO uma vez, em chão plano, mas é cedo para dizer se agarram mal, posso não o ter colocado bem.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por AVCampos »

Curiosamente, achei o contrário: pareceu-me que os pitões LEGO estavam a escorregar menos, pelo menos nos 32º. ???

Será que o facto de haver menos pitões em contacto com a superfície, e portanto uma área menor e uma reacção normal maior, aumenta a força de atrito? Lembro-me, por exemplo do caso dos escorregas de água: se descermos sentados (com uma área de contacto menor para a mesma massa) que deitados, vamos mais devagar.

Para além da capacidade de trepar, há outro factor: em movimento prolongado sobre solo horizontal, desgastar-se-ão mais depressa os pitões LEGO ou os Interfer?
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Curiosamente, achei o contrário: pareceu-me que os pitões LEGO estavam a escorregar menos, pelo menos nos 32º. ???

Será que o facto de haver menos pitões em contacto com a superfície, e portanto uma área menor e uma reacção normal maior, aumenta a força de atrito? Lembro-me, por exemplo do caso dos escorregas de água: se descermos sentados (com uma área de contacto menor para a mesma massa) que deitados, vamos mais devagar.

Para além da capacidade de trepar, há outro factor: em movimento prolongado sobre solo horizontal, desgastar-se-ão mais depressa os pitões LEGO ou os Interfer?
[/quote]

Ui, isto dava pano para mangas...
Os pitões LEGO parecem agarrar melhor mas a manobra é quase impossível, pareco um bêbado a conduzir - talvez com 2 por elo estremeçam menos.
Quanto ao escorrega de água ainda este ano usei a minha técnica de deitado apoiar-me só nos cotovelos e pés e ia saindo na última curva :) É um misto de centro de gravidade, superficie de contacto e aerodinâmica... não é a minha área, definitivamente.
Os pitões LEGO são mais rijos, suponho que durem mais. 
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por CyberX »

Vou tentar também o método do [member=7016]oracid[/member] (depois de uma troca comentários no Youtube ele pediu-me o URL do nosso fórum e inscreveu-se).
Encontrei no AKI as juntas de perfil "D", servem para isolar portas e janelas no Inverno. Há por todo o lado "E" e "P" mas estas "D" nao encontrei nem no Bricomarché nem no Continente, só mesmo no AKI.
Apesar de um pacote ser caro (€9.99) dá uns 1000 elos de lagarta (tem de se usar em zig-zag porque com 2 elementos por elo há demasiado atrito) por isso fica ligeiramente menos de 1 cêntimo por elo.

ImagemJunta de isolação by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemJunta de isolação by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemJunta de isolação by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemJunta de isolação by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemJunta de isolação by Jorge Pereira, on Flickr
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por AVCampos »

Parece uma solução bastante elegante! Mas não interferirá com rodas que entrem directamente em contacto com o lado de dentro dos elos, como é o caso das 86 no 8272?
Avatar do Utilizador
oracid
Newbie
Newbie
Mensagens: 42
Registado: 15 mar 2016, 18:17
Localização: France

Re: Acessórios anti-derrapagem para lagartas Technic / Mindstorms

Mensagem por oracid »

Hi Jorge.
That's a great job.
Just one comment, I think it is better to put the bar of D on the side face of each track element and moreover, today, I put a D joint on each side, not alternately. But it is to everyone to see the best for himself.
Beware, note there is also the shaped window joint P, E and V, you must purchase a form of joint D.

Jorge, I think much about you, I wait for the postman every day, which should bring me something which I hope will please you .... and me.

Here are links to my thread on Eurobricks and my YouTube Channel:
http://www.eurobricks.com/forum/index.p ... pic=119844
https://www.youtube.com/watch?v=iHyJX5U ... zZqyvqEUek

ps: Sorry, but I do not understand Portuguese.
Responder