LEGO WeDo 2.0
- gads
- Administrator

- Registado: 11 set 2006, 23:58
Re: LEGO WeDo 2.0
Blah blah blah mas onde é que está o tal falado hacatão na garagem?

Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
[quote="gads"]

[/quote]
O nosso Presidente vai tratar disso depois de Paredes de Coura. Deve vir da Dinamarca tão cheio de novidades e recordações para os pobrezinhos que em PdC só vai falar disso
Esta madrugada encontrei um outro tipo com um comentário acerca do sensor que me deu uma pista, penso que já consigo ler os sensores, só não sei o que fazer com os dados recebidos.
Tb consigo ler informação standard como a carga da bateria e se o botão do Hub está premido, mas isso pouco interesse tem. Do báscio já só falta ainda saber como definir a cor da "superficie RGB".
Depois é perceber os vários modos dos sensores e dos motores.
Já comecei a passar info à malta do ev3dev, eles abriram a hipótese de criar classes para dispositivos WeDo 2.0 como já existem para WeDo 1.0, isso significaria poder lidar com os dispositivos de forma transparente, sem ter que se lidar com os hacks que ando a fazer, tanto num EV3 como num Raspberry Pi ou num PC linux.
[Note to myself] Isso significa que tb posso depois chateá-los para incluir classes para o SBrick, já devia ter pensado nisto [/note]
[/quote]
O nosso Presidente vai tratar disso depois de Paredes de Coura. Deve vir da Dinamarca tão cheio de novidades e recordações para os pobrezinhos que em PdC só vai falar disso
Esta madrugada encontrei um outro tipo com um comentário acerca do sensor que me deu uma pista, penso que já consigo ler os sensores, só não sei o que fazer com os dados recebidos.
Tb consigo ler informação standard como a carga da bateria e se o botão do Hub está premido, mas isso pouco interesse tem. Do báscio já só falta ainda saber como definir a cor da "superficie RGB".
Depois é perceber os vários modos dos sensores e dos motores.
Já comecei a passar info à malta do ev3dev, eles abriram a hipótese de criar classes para dispositivos WeDo 2.0 como já existem para WeDo 1.0, isso significaria poder lidar com os dispositivos de forma transparente, sem ter que se lidar com os hacks que ando a fazer, tanto num EV3 como num Raspberry Pi ou num PC linux.
[Note to myself] Isso significa que tb posso depois chateá-los para incluir classes para o SBrick, já devia ter pensado nisto [/note]
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
O meu tutorial foi aprovado ontem pelos gestores do ev3dev
http://www.ev3dev.org/docs/tutorials/co ... do2-motor/
Se alguém achar que precisa de ajustes diga.
Assim que chegar e recuperar de Paredes de Coura ponho no meu blog mais informação.
Sent from my HUAWEI GRA-L09 using Tapatalk
http://www.ev3dev.org/docs/tutorials/co ... do2-motor/
Se alguém achar que precisa de ajustes diga.
Assim que chegar e recuperar de Paredes de Coura ponho no meu blog mais informação.
Sent from my HUAWEI GRA-L09 using Tapatalk
Jorge Pereira
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Penso que hoje recebi o meu chapéu branco de hacker - já controlo a cor do WeDo 2.0 Hub:
Mais info no meu blog.
Mais info no meu blog.
Jorge Pereira
- gads
- Administrator

Se és hacker então já podemos organizar o hacatão na garagem 
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
É quando quisereres... só não tenho é chave!
Temas possíveis:
- WeDo 2.0
- SBrick
- Bluetooth sniffing
Mas vai ter de esperar, este fim de semana tenho rave por cá, major downtime e nos 2 seguintes tenho umas merecidas férias com a familia.
Temas possíveis:
- WeDo 2.0
- SBrick
- Bluetooth sniffing
Mas vai ter de esperar, este fim de semana tenho rave por cá, major downtime e nos 2 seguintes tenho umas merecidas férias com a familia.
Jorge Pereira
- gads
- Administrator

Estou para aqui a falar mas provavelmente só conguirei no final de Julho 
Para além das mudanças para a casa nova tenho de ir ao Canadá na segunda semana de Julho.
Temos de falar com o presidente para começar a apontar lá mais para Julho
[member=68]Conchas[/member] chamado à recepção!
Para além das mudanças para a casa nova tenho de ir ao Canadá na segunda semana de Julho.
Temos de falar com o presidente para começar a apontar lá mais para Julho
[member=68]Conchas[/member] chamado à recepção!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Ok Roger! 
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
O jetro deu-me boa notícia de que o SDK foi publicado hoje:
https://education.lego.com/en-us/suppor ... loper-kits
Agora que já estava lançado no reverse engineering, com vários posts publicados. Mas nada se perde, só o foco se muda.
I'll be back.
https://education.lego.com/en-us/suppor ... loper-kits
Agora que já estava lançado no reverse engineering, com vários posts publicados. Mas nada se perde, só o foco se muda.
I'll be back.
Jorge Pereira
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
É a primeira vez que espiolho um SDK, não é bem o que estava à espera, não consigo encontrar tudo o que preciso num só sitio.
Mas devagarinho chegarei lá, ou outro qualquer antes de mim.
Para tocar músicas, para quem se lembra do ZX Spectrum, é enviar a frequência e a duração para o Piezo.
O Piezo é controlado pelo mesmo handle que os motores e o LED RGB (003d) mas tem um "porto" diferente ("05") e responde ao comando "02 = PLAY_PIEZO_TONE_COMMAND_ID" recebendo 4 bytes como argumento (2 para a frequência em Hz e 2 para a duração em ms, em formato Endian i.e. invertido)
Para tocar uma nota de 1000 Hz durante 1 segundo:
O som é baixinho, não dá para imitar a sirene de um comboio mas deve dar para tocar os "Parabéns a você".
Agora vou dormir sobre o assunto e logo à noite continuo.
Mas devagarinho chegarei lá, ou outro qualquer antes de mim.
Para tocar músicas, para quem se lembra do ZX Spectrum, é enviar a frequência e a duração para o Piezo.
O Piezo é controlado pelo mesmo handle que os motores e o LED RGB (003d) mas tem um "porto" diferente ("05") e responde ao comando "02 = PLAY_PIEZO_TONE_COMMAND_ID" recebendo 4 bytes como argumento (2 para a frequência em Hz e 2 para a duração em ms, em formato Endian i.e. invertido)
Para tocar uma nota de 1000 Hz durante 1 segundo:
Código: Selecionar todos
char-write-cmd 003d 050204E803E803Agora vou dormir sobre o assunto e logo à noite continuo.
Jorge Pereira
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Se o som sai baixo, será que dá para hackar um altifalantezito maior e ligá-lo a uma das portas PF2? Mas aí perder-se-ia a pureza, o acesso a uma das portas, e um motor/sensor caro (já que se lhe iria cortar o cabo para aproveitar a ficha)...
[quote="CyberX"]
Para tocar músicas, para quem se lembra do ZX Spectrum, é enviar a frequência e a duração para o Piezo.[/quote]
Nem é preciso ir tão atrás: o GW-BASIC e o QuickBASIC para MS-DOS também funcionam assim, e não sei se o Visual Basic (antes da versão .NET) também.
[quote="CyberX"]
Para tocar músicas, para quem se lembra do ZX Spectrum, é enviar a frequência e a duração para o Piezo.[/quote]
Nem é preciso ir tão atrás: o GW-BASIC e o QuickBASIC para MS-DOS também funcionam assim, e não sei se o Visual Basic (antes da versão .NET) também.
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
[quote="AVCampos"]
Se o som sai baixo, será que dá para hackar um altifalantezito maior e ligá-lo a uma das portas PF2? Mas aí perder-se-ia a pureza, o acesso a uma das portas, e um motor/sensor caro (já que se lhe iria cortar o cabo para aproveitar a ficha)...
[/quote]
Lás estás tu a desviar-me para o Lado Negro. Eu que até tenho andado tão bem comportadinho...
Pelo que já li do SDK deve dar para fazer, estão previstos comandos para um tipo de device genérico ou seja "third-party" - não é possível usar os comandos originais sem reprogramar o firware e não me parece que essa parte venha no SDK mas se algum dia for tornada pública seria fantástico.
A questão é se as portas externas suportam frequências altas e se há comandos para isso - o SBrick suporta e tem até uma área acessível do firmware onde se pode colocar código para isso e como as portas suportam, tudo OK. Mas o WeDo 2.0 Hub parece ser outro mundo.
Quanto ao cabo, estou 90% convencido que consigo fazer uma ficha sem ter que canibalizar um cabo original. Daqui a um par de semanas, quando estiver de volta ao meu laboratório secreto, pego nessa ideia.
Nota: mesmo que consiga fazer uma ficha isso não significa necessáriamente adaptar motores PF1 ou 9V... ainda não determinei se há um ID no motor como nos motores PF2 e EV3, se houver tem que se descobrir o "protocolo".
[/quote]
Lás estás tu a desviar-me para o Lado Negro. Eu que até tenho andado tão bem comportadinho...
Pelo que já li do SDK deve dar para fazer, estão previstos comandos para um tipo de device genérico ou seja "third-party" - não é possível usar os comandos originais sem reprogramar o firware e não me parece que essa parte venha no SDK mas se algum dia for tornada pública seria fantástico.
A questão é se as portas externas suportam frequências altas e se há comandos para isso - o SBrick suporta e tem até uma área acessível do firmware onde se pode colocar código para isso e como as portas suportam, tudo OK. Mas o WeDo 2.0 Hub parece ser outro mundo.
Quanto ao cabo, estou 90% convencido que consigo fazer uma ficha sem ter que canibalizar um cabo original. Daqui a um par de semanas, quando estiver de volta ao meu laboratório secreto, pego nessa ideia.
Nota: mesmo que consiga fazer uma ficha isso não significa necessáriamente adaptar motores PF1 ou 9V... ainda não determinei se há um ID no motor como nos motores PF2 e EV3, se houver tem que se descobrir o "protocolo".
Jorge Pereira
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
O script (bash) encontra-se no meu blog.
O volume de som real é um pouco melhor - o telemóvel filtra um bocado.
Jorge Pereira
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Chega de blabla e curiosidades técnicas, finalmente uma utilização prática - controlo remoto de um EV3 com um WeDo 2.0 Tilt Sensor:
Como quase sempre, mais informação no meu blog.
Como quase sempre, mais informação no meu blog.
Jorge Pereira
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Ressuscito este tópico para notificar os potenciais interessados que o Philo (esse Philo) mostrou-se interessado no reverse engineering do WeDo 2.0 e o Jethro apresentou-lhe o meu material e já temos os primeiros frutos, o Philo confirmou na minha foto do interior do motor que C1 é um condensador para filtrar interferẽncias, que há em série um fusível electrónico e reconheceu ainda uma resistência de 2k2 entre os pinos 3 e 5 que me tinha completamente passado ao lado de tão pequena que é [e má a foto]
WeDo 2.0 Motor inside by Jorge Pereira, on Flickr
Adivinham-se progressos a curto e médio prazo. Boy oh boy!!!
WeDo 2.0 Motor inside by Jorge Pereira, on FlickrAdivinham-se progressos a curto e médio prazo. Boy oh boy!!!
Jorge Pereira