[member=10]Hyphos[/member] é como o [member=85]AVCampos[/member] disse, os díodos são uma forma barata de fazer cair a tensão excessiva, cada um faz cair entre 0.6 a 0.7 Volt e como eu não quero que aconteça ao receptor IR o mesmo que aconteceu a um dos meus SBrick joquei pelo seguro e usei 2.
Portanto na pior das hipóteses, com as baterias na máxima carga (4.2V) tenho 3x4.2 = 12.6V
E na pior das hipóteses tb tenho uma queda de 0.6V em cada diodo = 1.2V
Donde o receptor nunca leva com mais de 11.4V, há uma discussão de ele aguentar entre 11.6 e 12.1V, deixo para tipos mais malucos descobrirem o limite
Na prática as baterias pouco depois de começarem a ser usadas entram no valor nominal, 3.7V, por isso a maior parte do tempo tenho na verdade 9.9V, não parece muito face aos 9.6V das pilhas Energizer Ultimate Lithium mas já é bastante em comparação com os 7.2 das pilhas recarregáveis.
Outros benefício, para mim mais importantes, são a autonomia e a potência: estas pilhas têm uma capacidade de 600 mAh e são capazes de debitar mais de 3A sem problema (os malucos dos cigarros electrónicos deliram com fumaradas rápidas e muitas fumaradas).
No caso da autonomia, estas 14500 são bem maelhores que a maioria das pilhas alcalinas e fica um pouco aquém das melhores recarregáveis de alto débito como as Eneloop (neste ponto tenho de procurar 14500 com maior capacidade, que as há).
No caso da potência, posso ter 9.9Vx0.8A = 7.92W nos motores (podia ter mais mas tanto a caixa de pilhas como o receptor cortam por segurança) enquanto nas melhores recarregáveis apenas 7.2x0.8A = 5.76W, são mais 37,5% sem modificar nada.
[member=85]AVCampos[/member] no video não notas diferennça mas:
- mantendo os motores originais ("M") e usando as super-baterias o tipo desliza no chão flutuante que é uma coisa doida!
- trocando os motores pelos "L" e usando as super-baterias o tipo anda muito melhor na relva e sobe bem melhor os degraus
Uma coisa interessante que descobrimos foi o comportamento na areia: só com os motores "M" conseguimos subir ao alto do monte, com os motores "L" ficava ali a patinar, até chegou a saltar uma lagarta (fiquei tão contente... afinal o meu "tanque/skate" em Braga não estava assim tão mal engendrado).