[Mindstorms EV3] LeJOS
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
Re: [Mindstorms EV3] LeJOS
Por acaso este fim de semana, com algumas condicionantes que ainda tenho de medir, poderia.
Depois é mais complicado e provavelmente só em Junho, tenho de conferenciar com a Direção de Recursos Humanos lá de casa.
Depois é mais complicado e provavelmente só em Junho, tenho de conferenciar com a Direção de Recursos Humanos lá de casa.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
-
ciria
- Sócio

- Registado: 22 fev 2016, 13:48
Assim num pequeno paragrafo de 3/4 linhas, o que é que vocês querem mesmo fazer?
Se é uma questão de programação só preciso que me dêm os mindstorms, digam o que querem que aconteça e me dêm algum tempo
Se é uma questão de programação só preciso que me dêm os mindstorms, digam o que querem que aconteça e me dêm algum tempo
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
Não é tão simples assim.
O Conchas quer vários MINDSTORMS EV3 a partilhar recursos, penso que apenas motores, porque um EV3 apenas permite 4 motores (e 4 sensores) mas o firmware nativo LEGO permite daisy chainning de vários, com cabo USB (e acho que também por Bluetooth) mas o firmware nativo e o ambiente GUI nativo não facilitam a vida a quem precisa de programas muito grandes e complexos.
O LeJOS permite uma mesh (PAN) de EV3. Portanto é só pegar no Java e começar a desenvolver mas para o EV3, com as libraries Java que o projecto tem especificas para o EV3.
Por isso para ensaiares os primeiros passos precisas de 2 EV3 com LeJOS, alguns sensores e alguns motores. Mas para ensaiares o que o Conchas quer mesmo, que é separar as peças do Mosaico do CR7 por cores, precisas do robot dele.
O Conchas quer vários MINDSTORMS EV3 a partilhar recursos, penso que apenas motores, porque um EV3 apenas permite 4 motores (e 4 sensores) mas o firmware nativo LEGO permite daisy chainning de vários, com cabo USB (e acho que também por Bluetooth) mas o firmware nativo e o ambiente GUI nativo não facilitam a vida a quem precisa de programas muito grandes e complexos.
O LeJOS permite uma mesh (PAN) de EV3. Portanto é só pegar no Java e começar a desenvolver mas para o EV3, com as libraries Java que o projecto tem especificas para o EV3.
Por isso para ensaiares os primeiros passos precisas de 2 EV3 com LeJOS, alguns sensores e alguns motores. Mas para ensaiares o que o Conchas quer mesmo, que é separar as peças do Mosaico do CR7 por cores, precisas do robot dele.
Jorge Pereira
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Agora já estou encaminhado.
É uma questão de tempo!...
É uma questão de tempo!...
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
-
ciria
- Sócio

Portanto queres que um EV3 comunique com outro e ative motores de outro... não me parece nada por aí além.
Como vi aí nums posts atrás se até consegues por RMI nisso nem tens de andar a mexer em sockets e por aí fora.
Como vi aí nums posts atrás se até consegues por RMI nisso nem tens de andar a mexer em sockets e por aí fora.
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Acho que é para ligar mais que 2 EV3s, e têm de estar bem sincronizados para não falhar o processamento em masa das peças.
-
ciria
- Sócio

Sabendo programar e uma vez bem feito o algoritmo não interessam de são 2 ou 20... 
[quote="AVCampos"]
Acho que é para ligar mais que 2 EV3s, e têm de estar bem sincronizados para não falhar o processamento em masa das peças.
[/quote]
[quote="AVCampos"]
[/quote]