LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Quando a informática e o LEGO se unem!
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por CyberX »

À custa do meu trabalho deReverse Engineering ao BOOST já se conhecem pelo menos 4 projectos que permitem programar ou pelo menos controlar o LEGO BOOST sem a aplicação nativa da LEGO. Todos eles estão ainda um bocado embrionários mas cá vão:

    BoostRemote - a swift App for iOS
    movehub - a Node.js interface
    boostanista - alternative remote for Lego Boost with Pythonista and iOS
    pyb00st - my own attempt to create a python3 library

O último é da minha autoria, permite já controlar as cores do LED RGB do Move Hub e comandar os motores por temporização. Segue-se a curto prazo o comando dos motores por posição e depois de resolver uns problemas técnicos com uma dependência espero incluir acesso aos sensores.

Além destes 4 projectos é também possível utilizar o MIT App Inventor 2 para criar aplicações para Android além do comando nativo de Linux "gatttool". Ambos também referidos com alguns exemplos no meu projecto "BOOSTRevenge"
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por CyberX »

A minha library de python para o BOOST tem avançado e já funciona também no EV3:



Deparei-me com um problema na library de BLE que tenho estado a usar há quase 2 anos, crasha sempre que tento ler dados vindos do BOOST. Como não obtive resposta dos responsáveis adaptei tudo para outra library e já tenho a maior parte das funções básicas implementadas nesta nova versão.

Esta nova implementação tem a desvantagem de ser mais lenta (o que, no caso do EV3, tem algum peso) mas por outro lado é bastante mais fácil de instalar (o que, tb no caso do EV3, tem um enorme peso) e em principio funciona também fora do Linux à custa de um adaptador USB BLE inteligente (o BLED112), conto vir a fazer alguns testes em Windows muito em breve.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por CyberX »

Confirmei hoje que o meu código funciona também em Windows utilizando um adaptor especificio - o BLED112.
Estou também prestes a classificar a minha library 'pyb00st' como beta.

Por isso:

Se andar alguém a ler isto...
... e esse alguém tiver Windows
... e esse alguém tiver um BOOST
... e esse alguém não tiver medo de Python

Então:
- tenho um BLED112 a mais que posso emprestar, na condição de ser meu beta tester


Bom mesmo bom era esse alguém ter OSX também.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por AGarcia »

A única condição que eu tenho é ter windows... por isso tou fora!  ;D
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por PocasNuckie »

Eu estou fora pela parte de não ter um BOOST  :-\
Imagem
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
Bom mesmo bom era esse alguém ter OSX também.
[/quote]
Chamando [member=21]gads[/member] à cabina de som! ;D
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por gads »

[quote="AVCampos"]
[quote="CyberX"]
Bom mesmo bom era esse alguém ter OSX também.
[/quote]
Chamando [member=21]gads[/member] à cabina de som! ;D
[/quote]

Gads is in tha house!
Whasup?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por AVCampos »

OSX. Boost. Python. Diverte-te! ;D
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por gads »

[quote="AVCampos"]
OSX. Boost. Python. Diverte-te! ;D
[/quote]

Quem me dera... Ultimamente tem sido só trabalho :(
Já nem me lembro quando foi a ultima vez que consegui estar um bom bocado dedicado ao hobby...
Os fins de semana que tenho ficado em casa tem sido a trabalhar os outros tem sido a visitar a família.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST - programação sem a App nativa da LEGO

Mensagem por CyberX »

A minha library entra hoje em Beta - publico aqui um video de demonstração com um pequeno robot "line follower":

http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=8

Até agora já confirmei o funcionamento:
- no meu portátil com Ubuntu linux (BLE interno)
- no LEGO MINDSTORMS EV3 com ev3dev linux (adaptador USB BT 4.0 BLE genérico)
- no Raspberry Pi Zero W com Raspbian (BLE interno)
- numa VM com Windows 10 (adaptador BlueGiga USB BLED112)

Continuo à espera de alminhas caridosas que possam testar em sistemas não-linux, em especial os da maçã bichada.
Última edição por CyberX em 20 set 2017, 15:40, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder