A ideia é fazer um dispositivo que permita comandar sistemas Power Functions IR mas sem usar nenhum dos comandos LEGO PF IR (há dois - um mais usado para comboios e o outro mais usado para os modelos Technic).
Este dispositivo recebe comandos não-IR e converte-os em comandos PF IR.
Inicialmente os comandos de origem serão:
- o teclado de um computador (Windows, Apple ou Linux) que tenha ligação Wi-Fi
- botões e outros controlos de um telemóvel Android que tenha ligação Wi-Fi
Isto depois crescerá e poderá facilmente incluir todas as outras engenhoquices que tenho mostrado no passado (gamepad, controlo por voz, controlo por browser, MQTT, python, IoT...).
O primeiro destinatário é o [member=96]PocasNuckie[/member] que em certa medida me fez despertar a ideia pouco antes do BRInCKa de São João da Madeira.
Outro destinatário será o [member=21]gads[/member] com quem já troquei umas bolas quanto a um sistema de controlo de dioramas automatizados para os nossos eventos.
O protótipo baseia-se no Raspberry Pi Zero W apenas porque é um pouco mais barato que o RPi normal e consome bastante menos:
Electronicamente já está funcional (apesar de alguns acharem feio
Falta agora desenvolver uma micro-norma e afinar ficheiros de configuração e scripts.
Por enquanto tenho apenas um emissor mas a ideia é poder ter quantos quiser. O que permite por exemplo:
- que, conforme o alcance e o raio de abertura de cada emissor, posso ir acrescentando emissores para poder cobrir uma determinada área como por exemplo uma linha de comboio muito comprida
- que com 4 emissores posso simultâneamente controlar 4 canais distintos tal como no SBrick (e com 8 emissores os 8 canais teoricamente possiveis da norma PF IR)
To be continued...