[IR] Um comando que os comande a todos

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Re: [IR] Um comando que os comande a todos

Mensagem por CyberX »

E quando eu digo um comando universal é isso mesmo que eu quero dizer  ;D

Ainda me vai dar muita água pela barba acertar com o protocolo mas cá vai a versão resumida:
- o heli é um Fast Lane Eagle-1 do ToysRUs, é comandado por infravermelhos e parece ser uma versão rebranded ou pirata do Syma S107G
- o protocolo do Syma já há uns anos que foi esmiuçado na net, há vários projectos com Arduino e até controlo por pensamento
- snifei um bocado de transmissão do meu heli para perceber se o protocolo era ou não o mesmo... pelos vistos tenho um heli que respeita a norma Syma de 32 bits (há uma outra de 30 bits)
- gerei um ficheiro LIRC com os 127 valores possíveis de "throttle" que se podem enviar ao heli, com o trim, o pitch e o yaw nas posições neutras
- claro que falhei e tenho tudo menos o que eu queria mas o helicoptero responde, foi só escolher um dos comandos menos maus e fazer o video da prova de conceito.

Esperemos que haja mais desenvolvimentos. Se o heli sobreviver aos testes :)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Boa! Falta "só" substituir o LED IV por um rádio de 2.4 GHz, e poderás controlar aeronaves mais estáveis. :fixe:
Última edição por AVCampos em 26 nov 2017, 22:48, editado 1 vez no total.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Boa! Falta "só" substituir o LED IV por um rádio de 2.4 GHz, e poderás controlar aeronaves mais estáveis. :fixe:
[/quote]

Era bom, era :D
Não dá, em geral os sistemas de 2.4 Ghz não se limitam a um envio de uma série de bits, é mais complexo que isso.
Mas há quem tenha feito o que tu dizes para 433 MHz como estes:
https://www.stavros.io/posts/how-remote ... pberry-pi/
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Updates:
- já entendi o protocolo (tem uma pequena variante ao SYMA 2ch de 32 bits, os timings dos bits são um pouco mais longos) e já consigo gerar um ficheiro LIRC decente;
- adicionei o MOSFET e consigo agora inundar o escritório de infra-vermelhos

Neste video apenas estou a controlar o "Throttle" (potência) com um mero script de bash, 5 linhas que fazem o helicóptero subir, aguentar-se um bocado e depois descer progressivamente (era essa a ideia mas não acertei com os timings... pelo menos não cai a pique).

Quando o tempo permitir hei-de acrescentar "Yaw" (esquerda/direita) e "Pitch" (inclinação i.e. avançar/recuar).
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

No meio de tanta experiência, o dificil vai ser escolheres o que levar para demonstrar em Oeiras... :D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Excelente! :clapping: A minha questão acerca do controlo de aeronaves é: ao pilotar manualmente (supondo ausência de GPS, barómetro e posicionamento visual), é preciso estar a olhar constantemente para o aparelho para ir ajustando os controlos (no teu caso, throttle, pitch e yaw) e não despenhar. Fazendo o controlo pelo EV3 e portanto sem este loop de feedback, que utilização pretendes dar ao controlo do helicóptero?
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
No meio de tanta experiência, o dificil vai ser escolheres o que levar para demonstrar em Oeiras... :D
[/quote]

Não estou a pensar levar o heli para Oeiras, não passa de mais uma das milhentas curiosidades que me passam pela cabeça. Tivemos duas paragens de datacenter nos últimos 2 fins de semana e nas horas mortas pus-me a ensaiar o heli aqui no escritório, foi produtivo, mas agora já só posso mexer nisto à hora de almoço e mesmo assim dá demasiada bandeira.

Mas o controlo universal sim, mantenho a ideia da timeline evolutiva do MINDSTORMS e continuo a trabalhar na gateway para o Pocas poder conduzir o 42065 com o teclado dele. Já tenho um Scout, um RCX, e um Spybotics a funcionar por IR, posso por de parte um EV3 tb, não sei se o NXT reage ao IR mas se reagir e tiver tempo posso tb levar o meu.
Paralelamente aos MINDSTORMS por IR tenho um CyberMaster (por RF) e um Code Pilot e um Micro Scout por VLL, a linha evolutiva pré-MINDSTORMS (Interface A e B) mais o Control Center e uma pseudo linha evolutiva IR com o Dozer DUPLO, o Manas, um Nitro RC, o Wall-E e o 42065 (A e B)

Nota: Não tenho os sets referidos completos, apenas as partes electrónicas.

[quote="AVCampos"]
Fazendo o controlo pelo EV3 e portanto sem este loop de feedback, que utilização pretendes dar ao controlo do helicóptero?
[/quote]

Já pensei nisso várias vezes, vou sempre parar à Computer Vision. Algures na Net vi tipos a usar webcams Arduinos ligados ao PC, com um algoritmo básico faziam o helicoptero manter-se no centro da imagem vista pela webcam.
Teoricamente posso fazer o mesmo no EV3 mas não com a LEGOcam (não tem resolução suficiente) e seria MUITO lento.

O ideal seria algo como a PixyCam ou a nova versão da Mindsensors mas não estou para aí virado (tenho a PixyCam mas  nunca lhe dei a atenção devida).

Também já pensei em controlo manual com um BOOST em vez de um comando Wii. Quando/se tiver o Yaw e o Pitch a funcionar vou  experimentar usar o sensor de ultrasons para o Throttle e o tilt sensor interno do BOOST Move Hub (ou o WeDo 2.0 Smart Hub com o Tilt Sensor externo).

O problema é a bateria gastar-se em 5 minutos mas ao fim de 2 ou 3 já não há repetitibilidade nos comandos... o meu primeiro script para este último video, todo afinadinho no PC, quando o fui correr no EV3 com o helicoptero plenamente recarregado colou o helicoptero ao tecto e por lá ficou uns 6 segundos.
Jorge Pereira
ciria
Sócio
Sócio
Registado: 22 fev 2016, 13:48

Mensagem por ciria »

[quote="AVCampos"]
Excelente! :clapping: A minha questão acerca do controlo de aeronaves é: ao pilotar manualmente (supondo ausência de GPS, barómetro e posicionamento visual), é preciso estar a olhar constantemente para o aparelho para ir ajustando os controlos (no teu caso, throttle, pitch e yaw) e não despenhar. Fazendo o controlo pelo EV3 e portanto sem este loop de feedback, que utilização pretendes dar ao controlo do helicóptero?
[/quote]

Em circuito fechado a fazer load de contentores em carruagens de comboios LEGO (também controlados por MINDSTORM).  :whistle: :whistle:

Ou a fazer salvamentos em alto mar e resgatar minifiguras  ::) O céu é o limite  8)
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="ciria"]
Ou a fazer salvamentos em alto mar e resgatar minifiguras  ::) O céu é o limite  8)
[/quote]

O tecto é o limite. Isto é para uso exclusivo indoor e basta uma corrente de ar para o heli se passar dos carretos.
Gosto das tuas ideias mas em Oeiras não iria voar a direito, demasiadas variações térmicas e aragens. Mas estou a considerar uma aplicação piroso-prática para este Natal, vamos a ver - por agora fica em NDA.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="ciria"]
Em circuito fechado a fazer load de contentores em carruagens de comboios LEGO (também controlados por MINDSTORM).  :whistle: :whistle:

Ou a fazer salvamentos em alto mar e resgatar minifiguras  ::) O céu é o limite  8)[/quote]
Para isso é essencial o tal loop de feedback, pois é preciso estar constantemente a olhar para o helicóptero e fazer ajustes, daí o Jorge ter falado na câmara para o EV3.

[quote="CyberX"]
Mas estou a considerar uma aplicação piroso-prática para este Natal, vamos a ver - por agora fica em NDA.
[/quote]
Se te referes a levar as fitas para a árvore de Natal, esquece: há uns anos tentei isso com uma fita levezinha e um quadricóptero de 50 g (o mesmo que andou a rasar cabeças em Braga em 2014), que é mais manobrável e possivelmente mais potente que o helicóptero, e não conseguiu levantar voo com ela pendurada. :(
Responder