https://www.kickstarter.com/projects/54 ... rning-game

Neste momento estou apenas a lançar a ideia à discussão e sobretudo a fazer um lembrete para mim mesmo, não espero grande adesão mas esclareço já que não estou a pensar num projecto meramente "de programação", se/quando avançar há lugar para MOC'ers apenas.
A ideia é levar a eventos uma "playzone interactiva" onde os miúdos possam fazer o mesmo que numa playzone normal mas com cenas a mexer [e vigilantes a impedir que desapareça tudo num ápice]
Tanto o BOOST como o WeDo metem LEGO a mexer mas depois é preciso um tablet ou um smartphone com um display grande ou mesmo um PC. E depois é preciso correr uma App ou um programa, mexer uns blocos, parametrizá-los... blargh.
A minha ideia é fazermos os nossos próprios blocos em LEGO, como no Algobrix acima, e esses blocos controlarem um MOC.
Por exemplo um programa muito simples:
- um bloco "seta" faria accionar um motor por x tempo
- um bloco "botão verde" para começar
- um bloco "botão vermelho" para parar [opcional]
Os pirralhos pegam em quantas setas quiserem, encaixam umas nas outras, metem um botão verde no princípio, carregam no botão verde e vêm um MOC pré-feito de um caracol a andar um tempo proporcional ao número de setas.
As setas poderiam rodar sobre si mesmas e nesse caso parametrizar a direção de rotação do(s) motor(es).
Claro que "por baixo" ia ser preciso um Raspberry Pi (só com LEGO teria de ser um EV3, sai carote) ou um tablet mas totalmente invísivel. O controlo do MOC poderá ser por infra-vermelhos ou por BT ou por BT BLE ou por USB ou por som, logo se vê o que for mais fácil.