Este é um modelo da autoria do Jason Alleman do JK Brickworks de quem sou grande admirador.
Ele fez um telégrafo só com as peças que vem no conjunto base do MINDSTORMS EV3 e como é hábito disponibilizou as instruções e o programa.
Só com um modelo é possível escrever Código Morse e ver o que escrevemos na plotter. Tem piada mas o melhor é que com dois modelos é possível enviar código de um para o outro e funcionar como um verdadeiro sistema de telegrafia - por fio via USB ou sem fios via Bluetooth e penso que também Wi-Fi em rede local.
Uns meses depois o David Lechner (responsável pelo projecto ev3dev, um sistema operativo linux para MINDSTORMS EV3) apresentou a ideia de estabelecer a comunicação entre vários telégrafos do Jason através da internet e gostou da minha sugestão de usar MQTT que é um protocolo especifico de comunicação entre dispositivos e que está muito na moda entre a malta do IoT (Internet of Things).
Ele implementou o dele e disponibilizou o código mas ficou sozinho à espera de mais alguém com quem poder telegrafar. Só que não há assim muitos cromos no mundo a usar MINDSTORMS EV3, ev3dev e MQTT e só dois meses depois lá consegui tempo para montar um eu próprio.
Ainda não conseguimos conciliar horários para uma transmissão trans-atlântica mas espero consegui-lo nos próximos dias.
Entretanto a marida achou interessante a ideia do Jason de uma tabela Morse em LEGO e arranjei peças para a nossa própria versão:
Ainda tenho de corrigir o telégrafo porque fiz asneira e não usei os pneus do kit EV3 e por isso aquilo não funcionava bem no início (mas como bom tugengenheiro arranjei um workaround).
Para o github do David contribuí com dois programas meus que permitem usar o computador em vez do telégrafo (ou apenas como complemento):
- send2telegraph.sh para enviar o que escrevemos
- recv-telegraph.sh para mostrar no ecran o que recebemos
Peço perdão mas são scripts bash, só funcionam em linux.
O primeiro permite-me ainda enviar o conteúdo de um ficheiro de texto sem ter de o escrever caracter a caracter e usei para imprimir o "convite" que se vê no video:
Se alguém quiser levar o seu próprio telégrafo para Oeiras eu arranjo-lhe um cartão microSD com uma instalação de ev3dev para poder comunicar com o meu.