[Hack] Conversor Powered Up (PF2) para Power Functions

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[Hack] Conversor Powered Up (PF2) para Power Functions

Mensagem por CyberX »

Já tinha conseguido ligar motores Power Functions ao WeDo 2 e ao BOOST pelo que não vale a pena tentar o mesmo com o Powered Up.
Mas o contrário ainda não tinha feito.

Isto funciona com qualquer dos novos dispostivos Powered Up básicos (por enquanto apenas sairam o motor Medium e o Train, existe ainda um LED idêntico ao Power Functions mas ainda não comercializado). Os complexos (como os motores com encoder do BOOST) não deverão dar porque têm um micro-controlador dentro, o mesmo se aplicando aos sensores.

Isto resultou de uma conversa onde alguém colocou a preocupação de que o Powered Up não é interessante para GBC ou outro tipo de aplicações onde os motores não são propriamente controlados: apenas se pretende que depois de ligados assim permaneçam.

Eu sugeri que nem seria necessário "smart hubs", bastava um adaptador de Power Functions para a nova ficha Powered Up (eu continuo a preferir chamá-la PF2) de modo que as baterias PF ou (com outro adaptador) os transformadores 9V dos comboios antigos podiam ser utilizados tal e qual temos vindo a fazer nos nossos eventos.

Infelizmente a LEGO não fez nunca referência a vir ou não a vender adaptadores. Se não o fizer vai ser preciso recorrer aos chineses (já existem fichas macho à venda, só falta as fêmea) ou ao 3D Printing. No meu caso desenrasquei-me com um cabo SATA, tem 7 pinos com o espaçamento (pitch) correcto (1.27 mm ou 0.05 polegadas)  por isso removendo 1 pino temos contacto... só não temos é permanência.
Imagem
Última edição por CyberX em 19 jul 2018, 10:19, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: [Hack] Conversor Powered Up (PF2) para Power Functions

Mensagem por AVCampos »

Espero que o teu feito acabe por ficar redundante: seria sinal de que a LEGO teria lançado os seus próprios adaptadores. :fixe:

[quote="CyberX"]
Os complexos (como os motores com encoder do BOOST) não deverão dar porque têm um micro-controlador dentro, o mesmo se aplicando aos sensores.[/quote]
Armando-me em perdedor de oportunidades de ficar calado: e que tal um adaptador para esses, mas para NXT/EV3 em vez de PF? ;D
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
[quote="CyberX"]
Os complexos (como os motores com encoder do BOOST) não deverão dar porque têm um micro-controlador dentro, o mesmo se aplicando aos sensores.[/quote]
Armando-me em perdedor de oportunidades de ficar calado: e que tal um adaptador para esses, mas para NXT/EV3 em vez de PF? ;D
[/quote]

Murphy seja louvado! Um patrono!
Em meu nome e de todo o Open Source agradeço a tua contribuição de 300 euros para um analisador lógico e umas sondas, Alexandre.
Achas que mos fazes chegar antes das minhas férias, assim podia passar umas noites a fazer reverse engeneering ao protocolo em vez de queimar as pestanas com python?
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Com o PU também podes manter os motores ligados tal como aconteçe com os comboios depois das devidas adaptações, mas concordo que demasiado overkill ter de gerir uns tantos HUBs BT para colocar uma coisa tão elementar a trabalhar!...
Se bem que uma solução PU com sensores e lógica abre a possibilidades a novos tipos de módulos que só se conseguiam fazer recorrendo a LMS. Mas mais uma vez só competamente avesso a ter de utilizar laptops ou smartdevices para colocar um modelo LEGO a funcionar, a menos que sejam um simples controlo remoto, que não tenha de estar permanentemente disponível.

Relativamente à interligação de motores entre plataformas PF vs PU, o problema também só se colocará quando a LEGO deixar de produzir os motores PF o que pode não acontecer já amanhã. Dá tempo para o pessoal fazer stock, comprar restos de coleção nos saldos, para não falar no stock acumulado ao longo dos últimos 11 anos...

Ainda assim cabos adaptadores serão sempre bem-vindos.
É uma questão de tempo até a LEGO lançar um modelo que obrigue a um cabo extensor, aí terão de fazer a tal ficha fêmea... é esperar!... :expectation:

Sendo tu um hacker compulsivo até ademira que andes com uma solução tão precária em vez de fazeres uns cabos como deve ser. Poupavas tempo... :P :)
Mas diz lá onde se vendem essas fichas chinesas, para eu atuliazar o meu hacking kit. ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Eu também estou convencido que nos próximos anos o Power Functions e o Powered Up vão conviver salutarmente. o contrário seria um desastre.
Mas cautela e caldos de galinha nunca são demasiados.

Além disso o que me interessa não é esse tipo de uso.
Por um lado eu preciso de um adaptador para conseguir ler a porcaria  dos sinais que entram e saem dos novos dispositivos, não vou andar a cortar o cabo a cada um que me apareça.
Por outro serve de pressão para a hipótese de na LEGO estarem ainda a considerar comercializarem ou não o adaptador. [  :-X ] Agora o Mundo Livre sabe que é possível!
Por outro ainda serve também para ligar a outros controladores: SBrick, BuWizz 8que não tenho), Raspberry Pi, Arduino...
E finalmente serve para ensaiar ideias AGORA e não daqui a uns hipotéticos 18 meses. Por exemplo: daquilo que já vi dos novos motores "burrros" acredito ser possível usá-los em paralelo. Mas não há ficha "Y". Eu posso fazê-la... ou usar vários adaptadores e empilhá-los do lado PF.

As fichas chinesas macho vendem num site em chinês que não é nem Alibaba nem Bangood. Se eu encontrar o link mando-to, já apareceu por 2 ou 3 vezes no facebook do MINDSTORMS. Eu não mando vir nada de um site em chinês e que não aceita Paypal mas se tu mandares vir compro-te uns quantos. Apesar de não serem propriamente fichas macho, são placas de circuito impresso com 6 tiras de cobre alinhadas com os pinos PF2 e um cabo soldado na outra ponta, coisa que um dia destes me meto a fazer quando arranjar um sofware de CAD para circuito impresso decente para Linux e compatível com algum site online de confiança.

Eu fazia cabos como deve de ser se houve fichas fêmea disponiveis. Não vou desmontar um WeDo 2 nem um BOOST só para ter uma ficha fêmea, a minha compulsividade tem limites.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

isto já está mais parecido com um cabo como deve de ser:

Acabaram-se as palhetas de plástico da Nespresso para poder fazer mais e também não convém abusar do cianoacrilato. To be continued...
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Um segundo cabo que permite ligar motores e luzes Power Functions aos Smart Hubs Powered Up:

Aqui a coisa é um bocado mais complicada: os dispositivos PF2 / Powered Up têm um sistema de AutoID. O motor do WeDo 2 e do novo carro do Batman (chamemos-lhe Powered Up Medium Motor) tem uma resistẽncia de 2k2 entre os pinos 3 e 5 e ainda um shunt entre o pino 3 e o 6.

Mas o novo powered Up Train Motor tem outro tipo de AutoID :( ainda tenho de fazer mais testes mas aparentemente tem apenas uma resistência pequena entre o pino 5 e o 6.

Isto significa que não é possível um cabo genérico para ligar dispositivos Power Functions ou mesmo 9V aos Smart Hubs - temos sempre de escolher que dispositivo emular.

O meu cabo emula um Medium Motor (além do AutoID basta ligar os pinos 1 e 2 aos pinos C1/C2 da ficha Power Functions) e funciona muito bem...  mas só nos meus programas. Não funciona com a App da LEGO para controlar os comboios Powered Up porque os programadores forçaram o teste à presença de um Train Motor apenas e não de um motor qualquer. Isso significa que a App também não funcionará com comboios customizados... pelo menos na versão actual.
Última edição por CyberX em 23 jul 2018, 10:09, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

O AutoID do Train Motor consiste em:
- pino 3 ligado ao pino 6
- pino 4 ligado ao pino 5

ao contrário do Medium Motor não há necessidade de resistẽncias.
Com isto tenho novo adaptador que me permite usar qualquer motor com a App Powered Up para comboios:

(no video um motor Power Functions Train)

isto começa a cheirar a esturro: já tenho 3 cabos de conversão distintos:
- um para ligar os novos motores Powered Up às baterias ou comandos Power Functions
- um para ligar motores Power Functions aos Smart Hubs Powered Up para serem vistos como Medium Motors
- um para ligar motores Power Functions aos Smart Hubs Powered Up para serem vistos como Train Motors

E nada de conversores de sensores nem motores complexos.

Não estou a ver a LEGO a vender 3 adaptadores diferentes para agradar a meia dúzia de geeks...
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Certamente que a LEGO não fará. Promover a retrocompatibilidade já de si não faz sentido para a LEGO, tanto mais a esse custo!...

As resistências que definem o ID dos motores(também dos sensores, mas não interessa para este caso) deve-se ao facto de a LEGO (e nós também) necessitarmos de comportamentos diferentes dos motores em situações diferentes.
Por exemplo ninguém quererá necessitar de ficar a carregar na alavanca de um comando PF, todo o tempo que quiser ver um comboio a andar. No PF tais comportamentos diferenciados conseguem-se à custa de comandos diferentes que implementam comandos diferentes do protocolo PF.

Com o 6-wire e IDs diferentes fixados no HW para cada componente (motores e sensores) podemos ter comportamentos diferenciados totalmente controlados por SW ou neste caso pelo FW dos diferentes PU Hubs.
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Hmm... motor é motor. Se eu quiser fazer um comboio com motores M ou motores XL em que é que difere o comando de um comboio com motores Train?

Eu percebo o AutoID na perspectiva do software se adaptar a diferentes valores de potência, autonomia, rotações por minuto. É benéfico, permite programas mais complexos. Mas limitar um programa genérico como o comando de comboios para trás e para a frente a diferentes velocidades a só funcionar com motores de comboio é bacoco.

Se a LEGO acabar com o Power Functions e não adaptar o Powered Up aos maluquinhos dos combois com motores XL vou abrir uma loja no Bricklink só para vender cabos adaptadores :D
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Realmente é uma chatice, pelo que me parece semelhante à falta de compatibilidade dos sensores do EV3 (incluindo os básicos como o de toque) com o NXT. E, com um bocado de sorte (ou falta dela), as luzes têm ainda um terceiro esquema de ID à parte dos dois tipos de motor!

Seria suficientemente simples para permitir economias de escala e, portanto, possível para a LEGO fabricar, um cabo adaptador com uma caixinha no meio (como o brick nos LEDs PF) contendo um interruptor DIP para configurar o aparelho PF ligado à porta PU?
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Haveremos ainda de falar no AutoID das luzes Powered Up.

Quanto a DIP switches num brinquedo LEGO... aguenta um pouco enquanto vou ali rebolar-me a rir :D
Não estou a ver a LEGO a meter nem sequer um selector rotativo.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Bem, eles meteram algo parecido nos comutadores de direcção em ambos os comandos PF e na versão inicial dos pole reversers... se as luzes PU forem reconhecidas como motores de comboio (visto que a utilização principal é manterem-se acesas na intensidade desejada até ordem em contrário), bastariam duas posições.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Tenho más notícias para ti: as luzes Powered Up não são reconhecidas como motores (pelo menos não como Medium nem Train).
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

@CyberX a questãoque levantas é pertinente, mas é assim a vida!...

Mas com SW a tudo se pode tentar dar a volta! Se houver essa necessidade me mencionar deverá haver alguma possibilidade de fazer override aos settings por default no fw. Isto se o controlo for feito no Hub. Caso contrário será ainda mais fácil. Pelo menos para a LEGO que lança um icon na app para cada set. A API há-de disponibilizar o serviço necessário.

Por outro lado quando/se a LEGO disponibilizar a interface da API tb hão-de surgir imenssas APPs de AFOLs para controlar cenários menos e mais complexos!
Se não disponibilizar, os hackers do costume hão de tratar do assunto!! :D

Quanto aos DIP switches era bom ms estou com o Jorge. No entanto isso é trabalho para AFOL arranjar a solução, não a LEGO!...
FCorreia

Responder