http://www.bricklink.com/catalogItem.asp?P=4694
As entranhas de um 'Pneumatic Switch'
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
As entranhas de um 'Pneumatic Switch'
Para os que tinham alguma curiosidade em saber como seria o interior e respectivo funcionamento dos 'Pneumatic Switch' da LEGO, entreti-me a desmontar um dos primeiros
.
Última edição por Conchas em 12 set 2007, 10:48, editado 1 vez no total.
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- Roger_the_gogogo
- Hero Member

- Registado: 13 set 2006, 21:17
- Contacto:
Re: As entranhas de um 'Pneumatic Switch'
Epahh isso é que é coragem! Há gajos que não desmontam sets, tua até peças desmontas! 
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro
"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
BrickTownTalk Co-blogger http://bricktowntalk.blogspot.com/
Rogério Ribeiro
"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
- Pedro
- Full Member

- Registado: 24 jul 2007, 22:03
- Contacto:
-
Ricardo T
- Hero Member

- Registado: 27 jul 2006, 01:37
É bem!
Já quis ver isso! E agora? é possivel monates de novo e ficar funcional??
Ricardo Oliveira
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
[quote="Ricardo T"]
É bem!
Já quis ver isso! E agora? é possivel monates de novo e ficar funcional??
[/quote]
Sim, claro que funciona!
Qd muito apresentará um nivel fuga um pouco maior, porque a tampa não fica a fazer o mesmo tipo de pressão como qd saíu de fábrica.
Tb limpei um pouco da massa consistente (ou lá o que é aquilo. "grease") que a borracha apresentava e se calhar não devia.
É bem!
[/quote]
Sim, claro que funciona!
Qd muito apresentará um nivel fuga um pouco maior, porque a tampa não fica a fazer o mesmo tipo de pressão como qd saíu de fábrica.
Tb limpei um pouco da massa consistente (ou lá o que é aquilo. "grease") que a borracha apresentava e se calhar não devia.
FCorreia
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Eu também não teria coragem de desmontar uma peça!
O que vai ser a seguir, o NXT? 
Já conhecia o funcionamento da válvula, mas é sempre interessante ver como ela é por dentro. Acho que é a isto que se chama o dilema do engenheiro: o equilíbrio precário entre tentar saber como funciona, e o não mexer naquilo que funciona.
Já conhecia o funcionamento da válvula, mas é sempre interessante ver como ela é por dentro. Acho que é a isto que se chama o dilema do engenheiro: o equilíbrio precário entre tentar saber como funciona, e o não mexer naquilo que funciona.
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Naturalmente, só desmontei porque tinha alguns extra (8), provenientes dos minhas primeiras compras de lotes com pneumáticos no eBay.
Na altura ainda não conhecia bem o BrickLink e a facilidade com que lá poderia comprar quase todas as peças LEGO.
Portanto não fez grande moça esta investigação!
Na altura ainda não conhecia bem o BrickLink e a facilidade com que lá poderia comprar quase todas as peças LEGO.
FCorreia
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
[quote="Conchas"]
[/quote]
Pois, duvido que a habilidade para desmontar válvulas pneumáticas de LEGO não seja grande vantagem no engate!
[/quote]
Pois, duvido que a habilidade para desmontar válvulas pneumáticas de LEGO não seja grande vantagem no engate!
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Pois... "mossa"!
Cada vez tenho mais dificuldade a escrever Português...
de quase só escrever em Inglês.
Nem imaginam a quantidade de vezes que acabo por andar a tentar encontrar formas alternativas de escrever uma coisa, por já não ter a certeza de como se escreve uma determinda palavra...
Por outro lado, calinadas destas é o que mais por aqui. O que só ajuda a desaprender...
Cada vez tenho mais dificuldade a escrever Português...
Nem imaginam a quantidade de vezes que acabo por andar a tentar encontrar formas alternativas de escrever uma coisa, por já não ter a certeza de como se escreve uma determinda palavra...
Por outro lado, calinadas destas é o que mais por aqui. O que só ajuda a desaprender...
FCorreia
- Roger_the_gogogo
- Hero Member

- Registado: 13 set 2006, 21:17
- Contacto:
[quote="AVCampos"]
[quote="Conchas"]
[/quote]
[/quote]
Ohhh AVC relaxa... acontece... é como tu dizes, nós na PLUG temos os mesmos direitos que o Saramago
[quote="Conchas"]
[/quote]
[/quote]
Ohhh AVC relaxa... acontece... é como tu dizes, nós na PLUG temos os mesmos direitos que o Saramago
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro
Rogério Ribeiro
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Retomando o tópico, após um "heads-up" neste outro...
Então dá para abrir sem partir nada, usando uma chave de fendas pequena como alavanca entre as duas peças externas? Seja como for, pelo sim pelo não acho que vou adicionar uma válvula à minha próxima encomenda no BrickLink...
Então dá para abrir sem partir nada, usando uma chave de fendas pequena como alavanca entre as duas peças externas? Seja como for, pelo sim pelo não acho que vou adicionar uma válvula à minha próxima encomenda no BrickLink...
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Sim a peça tem um ecaixe, mas está também colada como podes ver nas outras imagens que encontraste.
Portanto é ir mentendo a cheve e forçando devagarinho. Mas de vez em quando acho que terás de forçar um bocado.
De qq das formas não vejo que consigas reparar grande coisa, a menos que seja apenas uma questão de falta de massa.
Já agora, depois de fechada, não deverá ficar tão bem como antes.
A menos que voltes a colar, mas isso não experimentei.
Já que tinha uma aberta, não quiz voltar a colar para eventuais futuras referências.
PS: ainda hoje fui comprar um pneumático industrial, para fazer uns testes.
Portanto é ir mentendo a cheve e forçando devagarinho. Mas de vez em quando acho que terás de forçar um bocado.
De qq das formas não vejo que consigas reparar grande coisa, a menos que seja apenas uma questão de falta de massa.
Já agora, depois de fechada, não deverá ficar tão bem como antes.
A menos que voltes a colar, mas isso não experimentei.
Já que tinha uma aberta, não quiz voltar a colar para eventuais futuras referências.
PS: ainda hoje fui comprar um pneumático industrial, para fazer uns testes.
FCorreia
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Suponho então que é melhor não arriscar e redesenhar o módulo de válvulas onde tenho a minha para usar as 85
's que vieram no 9641. De qualquer maneira era o que já tinha projectado para não precisar de sensores para o posicionamento. 
[quote="Conchas"]
a menos que seja apenas uma questão de falta de massa.
[/quote]
Ora nem mais!
[quote="Conchas"]PS: ainda hoje fui comprar um pneumático industrial, para fazer uns testes.
[/quote]
Mas olha que só quero fazer um hexápode e não um gafanhoto, e acho que o João Paulo só quer fazer os braços do Carrossel subir e descer, não os quer enviar para órbita!
's que vieram no 9641. De qualquer maneira era o que já tinha projectado para não precisar de sensores para o posicionamento. [quote="Conchas"]
a menos que seja apenas uma questão de falta de massa.
Ora nem mais!
[quote="Conchas"]PS: ainda hoje fui comprar um pneumático industrial, para fazer uns testes.
Mas olha que só quero fazer um hexápode e não um gafanhoto, e acho que o João Paulo só quer fazer os braços do Carrossel subir e descer, não os quer enviar para órbita!
-
Mortymore
- Hero Member

- Registado: 10 nov 2008, 15:40
- Contacto:
Digo eu assim de repente, que até nem tenho nada de pneumáticos:
Para verificar se a falta e massa é o problema, não dava para inserir massa consistente dentro da válvula, com um alfinete ou palito, através dos orifícos, e ir manobrando o comutador da válvula para espalhar lá dentro a massa?
(sem contudo entupir o comutador com a massa consistente)
Perdia-se alguma coisa, para além do tempo, em experimentar isto antes de se partir para uma "cesariana"?
Abraço
Para verificar se a falta e massa é o problema, não dava para inserir massa consistente dentro da válvula, com um alfinete ou palito, através dos orifícos, e ir manobrando o comutador da válvula para espalhar lá dentro a massa?
(sem contudo entupir o comutador com a massa consistente)
Perdia-se alguma coisa, para além do tempo, em experimentar isto antes de se partir para uma "cesariana"?
Abraço
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
O meu problema em particular é falta de estanquecidade, não é a alavanca estar muito presa. Não sei se terá lubrificante na parte em contacto com o circuito de ar (duvido, pois com libertações súbitas de pressão o lubrificante seria cuspido para quaisquer tubos ligados à válvula) ou na acessível pela alavanca (a articulação dela está apertada contra a caixa para manter estanquecidade).