Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por CyberX »

Mais um membro para a Galeria dos Ancestrais: o meu AT-AT do set 9754 Dark Side Developer Kit controlado por EV3.

O MicroScout foi um dos primeiros p-Bricks, pouco depois do Code Pilot e lado-a-lado com o Scout. Estes 3 p-Bricks tinham uma coisa em comum: uma linguagem VLL baseada em flashes de luz que podiam ser emitidos pelo Scout (e mais tarde pelo RCX) ou lidos de códigos de barras como na folha de código que acompanhava o Code Pilot.

Recuperei o VLL para usar com python e no caso do EV3 consigo utilizar uma luzes Power Functions ligadas a uma das saídas.
O alcance é reduzido mas uma fibra óptica pode extender razoavelmente o seu alcance: as da LEGO são de baixissimo rendimento, 21L roça o limite, mas um cabo TOSlink (como os usados em alguns sistems Hi-Fi) de 1,2 metros funciona na perfeição:



Detalhes técnicos e código no repositório github mindstorms-vll.

(ainda em progresso, em breve acrescento outros métodos que implementei para gerar VLL - Arduino, Raspberry Pi, adaptador USB)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por gads »

Está tão engraçado como desengonçado  ;D >:D :clapping:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por CyberX »

Este AT-AT sempre me fez lembrar um cão bêbado. Para a frente ainda anda qualquer coisa mas para trás é uma lástima.

Para uma cena com 2 pilhas que se "controlava" com uma lanterna nem está nada mau, no Braga BRInCKa 2014 os miúdos adoraram.

Mas trocar pilhas de hora em hora (ainda por cima é necessário desmontar 4 traves para poder tirar o MicroScout e trocar as pilhas) deixa a coisa completamente impraticável. Mas fica na Galeria dos Ancestrais, ao lado do Line Follower com o Interface A.

Em breve conto poder adicionar um robot com o Interface B e outro com o CodePilot, seguem depois os Ancestrais mais recentes, autónomos (o MicroScout, com uma fonte de luz potente, poderia dispensar a fibra óptica e ser também autónomo... mas acho que a fibra lhe dá algum interesse histórico).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por AVCampos »

Boa! :clapping: Com um LED de IV em vez das luzes PF, talvez dê para modular controlo para o RCX e o Scout, que sempre têm mais cavalagem e outputs.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Boa! :clapping: Com um LED de IV em vez das luzes PF, talvez dê para modular controlo para o RCX e o Scout, que sempre têm mais cavalagem e outputs.
[/quote]

Teoricamente sim mas desconheço os timings RCX/Scout, se forem equiparáveis aos Power Functions acho dificil em python e para isso acho preferível o HiTechnic IRLink ou mesmo o meu método com um adaptador FTDI.

Tens alguma referência dos timings do RCX? Ou mesmo um exemplo em NCQ ou C? Eu basicamente peguei num exemplo NCQ de VLL e converti praticamente "as-is" para python.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por CyberX »

Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por CyberX »

[member=85]AVCampos[/member] estive a pensar no que escreveste... o que é que tu pretendes mesmo?

Modular os 38 kHz, transmitir a 2400 bps, 7 bits, etc... mesmo que dê... não me atrai.

Não serve simplesmente usar a torre IR do RCX?

No caso da RS232 já a utilizei com o EV3, basta ligar um conversor USB-RS232, assim como a do CyberMaster. Já no caso da USB tem dias, o kernel do linux suporta mas recentemente fizeram porcaria e deixou de funcionar (pelo menos no meu Ubuntu mas suponho que o kernel do ev3dev também tenha agora o mesmo bug).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por AVCampos »

Pois, era só para aproveitar a simplicidade de hardware de ter só um LED e uma resistência ligados ao EV3... mas, realmente, a complicação adicional no software não compensa.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por CyberX »

Ressuscito este cavalo morto para me gabar de que um tipo chamado Kevin Walters teve hoje a gentileza de me informar que publicou um tutorial no site Adafruit mostrando como usar um Adafruit Feather M0 Bluefruit LE (um mcro Arduino semelhante ao que tenho usado nas minhas tentativas de micro-carros mas com BLE em vez de WiFi) a correr CircuitPython para controlar um MicroScout com um smartphone:

https://learn.adafruit.com/bluetooth-re ... ego-droid/

Imagem

Como ele usa CircuitPython em vez do habitual C do Arduino pegou  no meu código python e "portou-o" para CircuitPython. Viva el open source!

Se alguém quiser fazer download de um PDF com o projecto todo:
https://cdn-learn.adafruit.com/download ... -droid.pdf
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por PocasNuckie »

Eu disse-te que Python era bom  >:D
Imagem
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Arqueologia II - MINDSTORMS MicroScout e VLL

Mensagem por AVCampos »

Boa! :clapping:

Dum ponto de vista técnico e hackeresco é interessante, mas na prática sinceramente não vejo grande vantagem em todo esse aparato para controlar um motor subalimentado e um sensor de luz.
Responder