[WIP] - Vestas motorizada (PUP)

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

[WIP] - Vestas motorizada (PUP)

Mensagem por Conchas »

Isto é um WIP (MOC) em que tenho estado a trabalhar para o Oeiras :brincka: 2020.
Criei o o tópico para documentar os progressos, à medida que o trabalho vai avançando, e posteriormente incluir na apresentação do MOC final.

Há muito tempo que tinha ideia de fazer umas eólicas motorizadas, capazes de fazer os dois movimentos característicos das mesmas - rotação das pás e controlo do azimute.
Numa primeira fase a solução óbvia seria utilizar dois motores PF, contudo eu pretendia que o sistema fosse autónomo e por outro lado não queria ter os dois movimentos em continuo. Pretendia algo mais "aleatório"...
Foi aí que me surgiu a ideia de pensar numa solução apenas com um motor, em que as pás rodavam continuamente, e com alguma espécie de gerador aleatório mecânico (o quer que isso fosse...) derivasse o movimento para o controlo esporádico do azimute, numa direcção, ou noutra...
Deitei-me várias vezes a pensar no assunto, mas apenas me surgiram ideias vagas e nada de promissor...
Com a chegada do PUP, voltei à ideia dos dois motores controlados com a App PUP e algumas sequências pseudo aleatórias. Mais concretamente, com a disponibilidade de motores servo as possibilidades seriam ainda um pouco mais interessantes.
Mais recentemente e depois de alguns testes, a questão passou a ser se utilizaria o motor servo do Boost (SYSTEM), ou os motores servo do Control+ (Technic). Depois de alguma ponderação a escolha recaiu sobre os motores Technic mais recentes, e com isto mais uma generosa encomenda colocada hoje no BrickLink... :P

Em baixo deixo algumas imagens do estado actual do protótipo, após diversas iterações, apenas ainda com um motor e o espaço para outro que há-de vir!

Imagem

Imagem

Na realidade este bloco ainda vai crescer um pouco em comprimento, para melhor acomodar o Hub PUP, que ainda assim conto venha a ficar um pouco visível...
O beam que liga com a turntable 60, deverá ficar coberto com tiles brancas.

Imagem

Imagem

Imagem

A App tb já está feita, embora pretenda ainda fazer algumas adaptações para três eólicas a trabalhar em simultâneo. Com movimentos coerentes embora não exactamente idênticos, ou seja, haverá espaço para alguma "aleatoriadade controlada" de movimentos entre as três eólicas.

Claro que até ver, isto apenas trabalhará enquanto a APP estiver a correr no telemóvel, e o dito não dormecer!... :( >:D
Contudo, espero que este problema venha a ser resolvido com algo muito interessante que por aí vem - PyBricks
Ou em último caso com o "The Brick Automation Project" - Link


@Ricardo S Vai contando com estas para o parque eólico da cidade. Quando tiver uma ideia mais concreta das dimensões, eu aviso...


Update 2020.02.09

Já chegaram há algum tempo todos os motores que encomendei e as Vestas estão agora finalmente concluídas, testadas e o software também!
Falta ainda fazer o terreno onde as mesmas vão trabalhar, empacotar e levar para o Oeiras BRInCKa 2020! ;D
O software feito com a app "Powered Up" 3.0.0 controla a 3 Vestas em simultâneo, com períodos de movimento, paragem e de rotação do corpo principal (apenas quando as pás se encontram em movimento). Pretende-se assim simular os períodos em que há vento ou não e quanto este muda de direcção.
Todos os movimentos tem margens de variação aleatória, fazendo com que nenhum ciclo seja igual, assim como também não são idênticas as sequências de movimentos das diversas 3 Vestas. Este conceito pode muito facilmente ser estendido pelo menos até 4 Vestas, que segundo creio é a quantidade de Hubs que a app da LEGO suporta actualmente.

Este trabalho consistiu em encontrar um equilibrio estético que permitisse obter um modelo semelhante à Vesta original da LEGO (porque não queria aumentar a escala) e ao mesmo tempo conseguir incluir dos os elementos PUP e engrenagens necessárias, dentro do corpo principal do modelo. Acabou com isto por o HUB PUP ficar visível e proeminente, ainda assim penso que bem integrado e "disfarçado", sendo que também um dos objectivos era garantir uma fácil acessibilidade e manutenção para poder mudar as baterias no HUB sempre que fiquem descarregadas.

Em baixo um curto video demonstrativo para verem o efeito geral. Poderão ver mais e melhor em Oeiras! :)




E finalmente mais algumas fotos, dos modelos finais e completos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3229
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: [WIP] - Vestas motorizada (PUP)

Mensagem por Ricardo S »

Bom dia.
Grande adição :jump:

Dá para fazer profundidade, porque existem por aí mais duas eólicas de tamanho inferior.
A "cambra" vai acompanhar esta empresa, com elevado interesse para um bom ambiente claro!!
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [WIP] - Vestas motorizada (PUP)

Mensagem por gads »

Também já motorizei a minha Vesta mas a tua está a ficar muito mais à frente.
Keep the Good work :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [WIP] - Vestas motorizada (PUP)

Mensagem por Conchas »

Actualizei o post original com os mais recentes desenvolvimentos até chegar ao modelo final para as minhas Vestas.

Espero que gostem! :plug: :brincka:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3229
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: [WIP] - Vestas motorizada (PUP)

Mensagem por Ricardo S »

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:
Responder