O @jetro notou que nas release notes dizia ser possível controlar sistemas LPF1 (ou seja os bons e velhos amigos Power Functions) e dizia também que era um bocado "techy" e que dava mais informações no website.
Pois... não dava.
Eu suspeitei que fosse recorrendo ao sensor de cor (algo já demonstrado por outros como nos teasers do projecto PyBricks mas nunca explicado como). Outros descobriram dois novos blocos na aplicação. Alguém do PyBricks sugeriu as specs do PF IR e que o sensor se encarregava da parte do checksum... foi só uma questão de tempo até juntarmos tudo:
Um dos blocos selecciona a cor (ou possivelmente a frequencia) do emissor, o outro envia comandos na forma Simple Output Mode em que se pode especicifar o Canal (0..3) e a Porta (4 = vermelho, 5 = azul) e o comando (0 = float, 1..7 = velocidade crescente, 8 = break and float, 9..F = velocidade descrescente rodando no sentido inverso):

Por enquanto é necessária a App mas assim que alguém snifar as mensagens BLE podemos fazê-lo directamente com o nosso software geek favorito (assumindo que com o firmware que veio com esta nova versão os hubs conseguem fazê-lo sozinhos, não vejo porque não).
O que significa que é agora possível controlar 8 motores PF com um único hub Powered Up (o Control+ que tem 4 portas) e mais até se usarmos vários e mantivermos os emissores/receptores afastados da vista uns dos outros.