Último dia de férias

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Último dia de férias

Mensagem por CyberX »

Aproveitei o último dia de umas curtas mas muito merecidas férias para montar isto a meias com o #1:

Imagem

é o 42099 e apesar de ser Powered Up é bem melhor do que eu estava à espera (depois do Top Gear car, a fasquia estava baixinha). Não é muito rápido mas conduz-se melhor que o Top Gear e sendo TT também não se espera velocidade. Tenho de testar isto em areia e terra para ver como se comporta.

A app funciona bem (estou pasmado!) e o hub Control+ está acessível para poder trocar pilhas. Infelizmente está também à vista e se fechar a caixa de carga como estava a pensar perco essa funcionalidade.

Não gosto de autocolantes mas estive quase a colocar os do hub (com cores para saber onde se liga cada cabo, que agora vem com um passa-cabos colorido, mais estético que funcional) porque já não vou para novo e custa-me a ver as letras gravadas junto às portas PU.

Ainda estou a considerar trocar os painéis alaranjados por pretos mas disseram-me que já havia um queimadinho na PLUG por isso se clhar troco por outra cor discreta como o rosa ou o magenta.

Sobrou uma ficha, dá para ligar um sensor e converter em Line Follower... pode ser que me meta nisso com o Pybricks.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: Último dia de férias

Mensagem por AVCampos »

Na configuração default ele não é grande coisa em todo-o-terreno. Nunca montei o meu - estou a ir directo para um MOC - mas, se montasse, aplicaria a "alteração de 5 minutos" que dá um bom equilíbrio entre velocidade e capacidades off-road.

CyberX Escreveu: 07 jul 2020, 12:30 converter em Line Follower
Julgava que já te tinhas convencido com o mamarracho carro do Top Gear que um veículo que se move como automóvel não é grande coisa para seguir linhas...
Última edição por AVCampos em 08 jul 2020, 13:04, editado 1 vez no total.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Julgava que já te tinhas convencido com o mamarracho carro do Top Gear que um veículo que se move como automóvel não +e grande coisa para seguir linhas...
julgava que já tinhas percebido sou um gajo casmurro que nem uma mula dificil de convencer :D

com isto da tele-escravatura sobra pouco tempo para MOCs. Por isso é pegar em coisas já montadas para servirem de base e adaptar. Tenho os 2 tracked racers que são fáceis de converter de PF para PU e o Top Gear e agora este 4x4... é o que há e vai ter que servir.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

E, já que o veículo tem algumas capacidades todo-o-terreno e o seu "cérebro" tem giroscópio (não sei se também o resto da Santíssima Trindade: bússola e acelerómetro), poder-se-á implementar navegação inercial no Pybricks para ele retornar autonomamente ao ponto de partida (menos os erros inevitáveis de qualquer sistema de posicionamento relativo)?
Última edição por AVCampos em 08 jul 2020, 14:42, editado 1 vez no total.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

tudo se consegue, pede e ser-te-á dado.

Mas é melhor esperares um bocadinho, os componentes internos do hub estão um bocado atrasados. Agradece à LEGO a falta de documentação - enquanto que os dispositivos externos um tipo ainda vai lá com um analisador de sinal, os internos só com um BLE sniffer, uma App funcional e muita paciência.
Jorge Pereira
Responder