The Mindy Python's Confined Circus

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por CyberX »

Esta foi a primeira apresentação pública da banda que criei durante o Grande Confinamento

Imagem

Tudo começou com as obras do prédio que coincidiram com o iníco do confinamento, tele-trabalho e tele-escola. O que seriam 4 meses prolongaram-se por 10 meses e quando pensávamos que já tinha terminado o ruído eis que os vizinhos lembraram-se eles também de remodelar os seus apartamentos... mais ou menos um a cada quinzena... num prédio de 37 frações.

Logo de inicio comecei a pensar em tocar gaita de foles para abafar o ruído. Depois em tocar gaita de foles para responder ao ruído. Depois apenas em fazer ruído, ponto!

A gaita de foles foi (e continua a ser) dificil de implementar por isso saltei para outros instrumentos mais fáceis. Após alguma experimentação surgiu o baixo de uma corda só, o kit de percussão e depois o glockenspiel (uma versão metálica do xilofone comum). Todos eles automatizados, inspirados na Toa Mata Band (ela própria actualizada durante o confinamento, o italiano deve ter passado por uma experiencia semelhante à minha)

Em quase 2 anos aprendi muito sobre música em formato electrónico (MIDI, conhecido por muitos devido aos karaokes) e como trabalhar a informação nos ficheiros de modo a conseguir enviar os eventos ("notas") mais relevantes para os instrumentos.

Tive também a sorte de o projecto Pybricks ter evoluído a bom ritmo e poder utilizá-lo com os hubs Control+ (os que vêm com os sets Technic, muito mais baratos e funcionalmente quase idênticos aos hubs carissimos que vêm com os novos sets MINDSTORMS).

Assim a Oeiras levei a versão Trio da banda:
- "Slash R00t" no baixo de uma corda só
- "The Chrome" nas teclas
- "Anim4l" na percussão

ainda levei outros instrumentos que pretendo automatizar mais tarde (nomeadamente o Tuxie McPython na gaita de foles - que já consegui automatizar mas ainda não tenho recursos suficientes para conseguir colocá-lo a tocar junto com os primeiros 3 músicos - o cordofone e o ukelele que apresentarei noutro post).

O principio base de todos os músicos é relativamente simples: os hubs LEGO (Control+ ou Robot Inventor) ficam à escuta à espera de mensagens simples (um caracter apenas) enviadas por Bluetooth Low Energy e consoante a mensagem um dos motores é acionado para tocar uma nota (por exemplo um Sol no glockenspiel ou um tambor no kit de percussão... só no caso do baixo é um pouco mais complexo porque não basta acionar a corda em si, é necessário também colocar um dos 3 "dedos" no traste certo para gerar uma de 4 notas possíveis)

Do lado do PC tenho um programa em python que "abre" um ficheiro MIDI e analiza os eventos nele contidos à procura de eventos relevantes.
Um ficheiro MIDI contém sobretudo eventos respeitantes a notas (que nota é tocada, a que altura e com que intensidade e ainda quando é que deixa de ser tocada ou muda de intensidade) mas também pode ter outros eventos (como comandos para os sintetizadores ou texto para ser lido nos karaokes) e as notas estão organizadas em "faixas", uma por instrumento. É comum ter-se uma faixa para uma guitarra, outra para um baixo, outra para a bateria e outra para um piano... músicas não muito complexas podem ter bem mais instrumentos ou até outras coisas como "vozes" ou efeitos sonoros.

No meu programa python eu selecciono até 3 faixas que pretendo aproveitar e re-encaminho os eventos dessas faixas para os hubs respectivos (por exemplo cada vez que ocorre um Dó na faixa de piano envio o caracter correspondente para um dos 3 hubs do glockenspiel). A maior dificuldade aqui é aproveitar da melhor maneira a gama limitada de notas disponíveis:
- 12 notas (uma oitava de Dó a Dó excepto o último semi-tom) no glockenspiel
- 4 notas no baixo
- 6 notas no kit de percussão (que, neste caso concreto, a norma MIDI prevê que uma nota é um instrumento, por exemplo o Dó central será um Snare Drum, seja lá como se diz isso em português)

Imagem

por isso o meu programa python não se limita a reencaminhar eventos de notas, para cada música que toca faz um mapeamento ou transposição das notas mais aproveitáveis o que me obriga a analisar cada música e estabelecer uma regra de mapeamentos e transposições para cada uma.

Por sugestão da marida, a seleção da música que vou tocar é feita via "tags" LEGO Dimensions - arranjei dúzia e meia de tags, registei os identificadores de cada um e no meu programa associei cada UID a uma música e respectivas regras. Pelo que no evento cada vez que algum dos assistentes quisesse por uma musica a tocar bastava pegar num tag e colocá-lo sobre o pad DIMENSIONS, sem ter que mexer na linha de comando do linux. Muito prático.

O maior problema que tive foi o número de sessões bluetooth BLE estabelecidas começar a ser muito elevado (uma por hub a correr Pybricks) e por isso na percussão troquei o Control+ pelo Robot inventor para poder ter mais motores sem aumentar o numero de sessões: 3 hubs no glockenspiel + 1 hub no baixp + 1 na percussão totaliza 5 sessões e consome-me quase 100% dos 4 CPUs do meu portátil que já tem uns aninhos, não quis levar o do trabalho por razoes óbvias).

O segundo maior problema foi ter sítio em casa para ensaiar... connosco os 2 em tele-trabalho foi impossível, apenas quando regressámos em rotatividade aos escritórios é que pude retomar e ainda assim apenas no quarto do #1 durante o dia, tendo que desmontar tudo quando ele regressava das aulas. Tramado mas ajudou a preparar a banda de forma a poder ser mais rapidamente montável/desmontável em eventos.

Ao trocar o Control+ pelo Robot Inventor na percussão a força das pancadas reduziu drasticamente e o meu kick e o meu tom ficaram praticamente mudos. Penso que tenha a ver com o circuito interno de alimentação do Robot Inventor a partir da bateria (que, outro problema, se descarrega mais depressa do que se carrega ligado a um carregador USB de 3A). Terei de ver isso melhor noutra oportunidade, para este evento compensei ligando um contact mic ao tom e amplificando o som pela mesa de mistura.

E com isso chegámos à parte não-LEGO da banda: a engenharia de som.
Em casa todos os instrumentos são audiveis mas num evento apenas o glockenspiel se conseguiria ouvir, ainda assim com algum esforço. Por isso levei uma mesa de mistura, umas colunas-trolley de 300W, pedais de guitarra, microfones, microfones de contacto (piezos), muitos cabos e um tripé extensível. Overkill? Talvez... se me tivessem dado acesso ao PA do pavilhão teria levado menos tralha mas não seria a mesma coisa.

O que é certo é que me diverti e mostrei algo que em Portugal e arredores nunca ninguém terá visto. E que vou tentar dar prosseguimento.

Fotos e alguns detalhes mais (links para o meu blog)

O baixo de uma corda só:
Imagem
Imagem

foi feito à escala de um contrabaixo para poder ter trastes funcionais, tendo uma extensão de corda tocável de 111 cm (2 cordas Technic de 300 cm entrançadas de modo a aumentar o peso e conseguir afiná-lo em Mi, com ajuda de um sistema de engrenagens Techic na ponta do braço). A caixa de ressonância é uma LEGO BYGGLEK do IKEA, o som é captado por um pickup duplo para contrabaixo e amplificado por um pedal de distorção.
O baixo como um todo tem 123x23x19 cm3, é tocável manualmente mas custa um bocadinho para quem tem braços curtos e nunca tocou nenhum instrumento na sua vida.

O glockenspie de 12 notas:

Imagem
Imagem

foi feito depois de umas férias de verão em que useu umas 8 chapinhas da PV Productions para tentar uma lira (um glockenspiel vertical) mas que não deu o resultado esperado pelo que encomendei um glockenspiel real (claro que de treino, não professional) e acabou sendo o instrumento que melhor reproduz uma música reconhecível pelo público. Oportunamente irei expandi-lo com mais um hub Control+ de modo a ter mais 4 motores e portanto mais 4 notas... que por incrivel que pareça fazem uma diferença considerável na percepção.

A base de suporte do glockpensiel consiste em 6 super-bricks 16x16 dos novos "quadros" (Beetles, Sith Lords, Elvis) sendo depois acopladas às "baseplates" Technic 19x11 onde fixei os motores. O glockenspiel mantém-se fixo à custa de algumas frames Techic 5x7 envolventes (que ajudam a acoplar/desacoplar as ditas baseplates, monta-se tudo em 3 tempos) e meia duza de bricks que o impedem de se mover com as pancadas.


O kit de percussão:

Imagem
Imagem

surgiu de uma ideia de um kit de percussão "do it yourselft" comeercializado por uma empresa salvo erro alemã que incluia uma pequena mesa com berlindes para fazer um som semelhante a uma pandeireta... pensei logo nas bolas GBC. Daí a procurar outros elementos "musicais" foi um passo, claro que ficam a faltar os metais (címbalos e badalos) mas o som nem estava mal (antes de passar de Control+ para Robot Inventor, como disse).
O som das correntes do "snare" é conseguido com um misto de correntes e correntes com bolas presas a uma baseplate lisa, o "mid tom" é uma cabeça de storage média com um pano de para-quedas City esticado por cima (tecnicas nao muito legais), o kick é uma caixa grande de um set junior, o outro tambor grave é uma caixa acrílica de display de minifigs e ainda tenho "algo" que também soa como um "snare" com um género de papel plastificado esticado sobre um aros em circulo feitos com conjuntos de engrenagens "banana"
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por Conchas »

Ufa!!! Consegui ler tudo! :jump:

"De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?" - Ora aí está! ;D :clapping:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por CyberX »

obrigado pela pachorra

a minha ideia era cumprir os requisitos de apresentar o MOC sme me limitar a expor um par de fotos, explicando de onde veio, para onde vai, as maiores dificuldades, as abordagens na construção... não tendo propriamente tecnicas de construção continua a ser LEGO e tem muito trabalho não-mensurável em meros studs por trás

oportunamente publicarei um video no evento. Nos links para o meu blog encontram-se alguns videos "domésticos".
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por Conchas »

E fizeste tu muito bem em explicar!

Quando me quiser dedicar a fazer a minha "Bandalheira", já tenho onde me inspirar! ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por JMCampos »

Nada percebo de música, para além do nome das notas e do pouco que, em tempos idos, conseguia "arranhar" de ouvido na viola ou no teclado.

Do que escreveste, apenas consegui perceber uma pequena fracção (fui informático na área da gestão, não do multimédia ou das comunicações).

Mas li tudo do princípio ao fim, é só posso dizer que fiquei fascinado com a tua "engenhoquice" (no melhor dos sentidos), digna de quem realmente tem paixão e se empenha a fundo numa área tão complexa como me parece ser esta.

Os resultados, tenho de confessar, ainda não serão brilhantes (estou para saber se o que ouvia durante o evento era "O Homem do Leme" ou
a "Marcha Fúnebre" de Chopin :D ). Mas são certamente notáveis nesta fase ainda inicial, e penso que muito promissores de uma evolução que seguramente vais conseguir dar à tua banda ciberfónica (se é que este termo existe).

Por outras palavras, e simplificando a retórica: os meus sinceros parabéns pelo trabalho desenvolvido e pelo enorme entusiasmo! :clapping: :clapping: :clapping:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por CyberX »

Ciberfonia não sei se existe... mas rima com cacofonia :D

É verdade, os resultados foram mais dignos de um Beethoven em fim de carreira (ou seja já surdo - houve vezes ao jantar que ia jurar que ainda ouvia os graves do baixo, mesmo desligado) que de um Amadeos... mas isso com mais dois ou três eventos estou certo de conseguir melhorar.

Algumas músicas são mais adequadas que outras para os instrumentos que criei. E só me apercebi disso no próprio evento.

Quando comecei em casa, apenas com o baixo, procurei músicas que usassem poucas notas de baixo - o "Another one bites the dust" dos Queen era um excelente exemplo, assim como "Seven Nation Army". Mas depois extender isso ao glockens piel e à percussão já não resultava tão bem (ou não resultava de todo).

Outras músicas resultavam muito melhor exclusivamente no glockpenspiel - como o "Fur Elise". Aliás, as músicas ditas clássicas revelaram-se as melhores... o problema é que a grande maioria foi composta para uma gama extensa de notas e instrumentos que uma coisa tão amadora não conseguia replicar, acabando por soar como uma aberração.

Já o "Don't worrry, be happy" apesar de não reconhecido pela maioria das pessoas aceitava-se em termos de sonoridade e acabei por o passar muitas vezes, a maioria dos passantes ficava curiosa em vez de assustada.

Talvez com mais 4 "dedos" no glockenspiel consiga compensar a falta de notas. E acrescentando outro instrumento menos montónico, com mais harmónicas como uma harpa lira, por exemplo (que só tem 5 cordas pelo que é relativamente fácil de fazer):
Imagem

já o ukelele que levei tem apenas 4 cordas mas é mais uma curiosidade que um instrumento realmente robotizável.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por CyberX »

Apercebi.me que não tenho nenhuma fotografia ou video capturados no evento em que mostre o leitor de tags LEGO DIMENSION a uso por isso coloco aqui um dos videos domésticos em que demonstro a ideia:



O leitor (Toy Pad) é um dispositivo USB que permite ler identificadores NFC:

Imagem
Imagem

Já há uns anos tinha mostrado como era possível usar o Toy Pad com um MINDSTORMS EV3 e agora recuperei a ideia mas ligando-o directamente ao PC que controla a banda. Durante o Oeiras BRinCKa ocorreu-me que sendo os tags semelhantes a moedas poderia fazer algo mais parecido com uma verdadeira jukebox com uma ranhura para enfiar as tags... fica para uma próxima oportunidade.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: The Mindy Python's Confined Circus

Mensagem por CyberX »

E finalmente um video mostrando a banda a tocar já nos minutos finais do evento:

Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder