Sets mais procurados ou mais valiosos

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Conchas »

[quote="Ribatagus"]
...ou que se lembrem de criar um novo monocarril 6-wide! :D
[/quote]

Essa não achei graça! ;)
Nem mesmo que fosse compatível com as linhas antigas.

Acho que ficaria demasiado grosseiro e desproporcionado para com os edifícios dos novos quarteirões.
O metro (de superfície ou não) é sempre um pouco mais ligeiro do que os comboios.

Está bem, eu sei que tb andam muitos camiões 6 stud, nas nossas cidades... ::)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
xico666
Sócio
Sócio
Mensagens: 702
Registado: 14 set 2006, 11:12
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por xico666 »

uma pergunta estupida:
porque é que os sets de comboio sao os mais caros?? ???
até lego ;)

Glorioso S.L.B  :D
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Conchas »

Talvez, por...

os comboios sempre despertaram um interesse especial por um lado, mas por outro sempre foram mais difíceis de encontrar no mercado. Devem haver muito menos!?


EDIT: Correcção ortográfica.
Última edição por Conchas em 05 jun 2007, 11:22, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Alex
Sócio
Sócio
Mensagens: 1972
Registado: 26 jul 2006, 18:05
Localização: Marrazes-Leiria

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Alex »

[quote="Conchas"]
Talvez, por...

os comboios sempre despertaram um interesse especial por um mlado, mas por outro sempre foram mais difíceis de encontrar no mercado. Devem haver muito menos!?
[/quote]

E porque tem motores,e partes electricas e metálicas  ;)
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Ribatagus »

[quote="xico666"]
uma pergunta estupida:
porque é que os sets de comboio sao os mais caros?? ???
[/quote]
Não há perguntas estúpidas... há é respostas desnecessárias, mas neste caso a pergunta é uma boa pergunta! :D

Na minha ideia os comboios são caros porque:
- são muito antigos
- Os comboios naturalmente já são mais caros, pelas peças específicas que precisam e pelos componentes eléctricos.
- A sua distribuição não foi globalizada.
- Porque é um brinquedo que tem "movimento" (mesmo sem motores)... poucos foram os que resistiram em não abri-lo assim que o receberam... nem que seja só para o ver andar nos carris e/ou ver se o motor funcionava!
Última edição por Ribatagus em 05 jun 2007, 10:57, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Alex
Sócio
Sócio
Mensagens: 1972
Registado: 26 jul 2006, 18:05
Localização: Marrazes-Leiria

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Alex »

[quote="Ribatagus"]
[quote="xico666"]
uma pergunta estupida:
porque é que os sets de comboio sao os mais caros?? ???
[/quote]
Não há perguntas estúpidas... há é respostas desnecessárias, mas neste caso a pergunta é uma boa pergunta! :D

Na minha ideia os comboios MISB são caros porque:
- são muito antigos
- Os comboios naturalmente já são mais caros, pelas peças específicas que precisam e pelos componentes eléctricos.
- Muitos deles já são muito antigos, e a sua distribuição não foi globalizada.
- Porque é um brinquedo que tem "movimento" (mesmo sem motores)... poucos foram os que resistiram em não abri-lo assim que o receberam... nem que seja só para o ver andar nos carris e/ou ver se o motor funcionava!


[/quote]

Não sei se ele se referia aos Misb, ou aos comboios em geral, mas referiste um pormenor importante, que foi a sua distribuição.
Comboios 12v (e se não me engano os 4,5v também), em Portugal, nem vê-los  ::)

Só apareceram comboios cá com os 9v  :)
Última edição por Alex em 05 jun 2007, 12:12, editado 1 vez no total.
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Ribatagus »

Pois, tinha o post com erros... já o corrigi entretanto.
no caso estava a falar de todas as caixas, misb ou não. Referi as Misb porque são obviamente as mais caras, em especial pela natureza do brinquedo "com movimento", existem poucas!

Em relação à distribuição, creio que na Europa restringiu-se à "central", e segundo li algures, não sei onde (e posso estar enganado) comboios 12v com carril eléctrico AZUL foram vendidos apenas na Alemanha.
Última edição por Ribatagus em 05 jun 2007, 11:31, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Conchas »

[quote="Alex"]
Não sei se ele se referia aos Misb, ou aos comboios em geral, mas referiste um pormenor importante, que foi a sua distribuição.
Comboios 12v (e se não me engano os 4,5v também), em Portugal, nem vê-los  ::)

Só apareceram comboios cá com os 9v  :)
[/quote]

[quote="Ribatagus"]
Em relação à distribuição, creio que na Europa restringiu-se à "central", e segundo li algures, não sei onde (e posso estar enganado) comboios 12v com carril eléctrico AZUL foram vendidos apenas na Alemanha.
[/quote]

Não deve ter sido bem assim... andava aqui de volta dos meus catálogos ANTIGOS e encontrei catálogos em Português, pelo menos de 1971 e 1974 a anûnciar comboios.

Tanto de 4,5V como de 12V (sim, os de carril eléctrico azul). Ambos no mesmo catálogo de 1971.
Espero que acreditem ;D.

Contudo não me lembro de alguma vez os ter visto em lojas, mas tb não frequentava assim tantas... de/com LEGO, eram duas em Almada :(
A 'Rifera' e a 'Bang Bang' (acho que era assim...)! Já não existe nenhuma das duas... em detrimento das grandes superfícies que hoje bem conhecemos...
Última edição por Conchas em 07 jun 2007, 21:08, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Conchas »

15 anos depois... cruzei-me novamente com este tópico, e fiquei curioso para ir ver como teriam evoluído os preços que já eram bárbaros na altura, depois de todos estes anos.

Como seria de esperar, vários do sets listados já nem estão disponíveis em estado novo.
Mas entre os que estão verifiquei que na maioria dos caso os preços caíram de 75 a 95%... :o

Não me espanta assim tanto! Sempre achei que os sets LEGO têm um período óptimo para ser vendidos, a partir daí é uma incógnita...
E com as estratégias mais recentes da LEGO, muito incentivadas e ensinadas pelos AFOLs, o resultado seria de esperar!
Por outro lado, mesmo o Vintage chega ficar Aged! :P
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por AVCampos »

Mas... mas... mas... então e o 7905?!?!?!?! 🤯
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por Conchas »

AVCampos Escreveu: 18 jun 2022, 22:01 Mas... mas... mas... então e o 7905?!?!?!?! 🤯
LOL ;D
Esse, ao fim deste tempo todo também não valorizou por aí além...
Possivelmente em tempos idos já esteve mais caro.
Certo que para alguns aqui saí caríssimo. Pagaram as gruas e nunca as viram!... :P >:(

Outro clássico é este 6399
Já não há novos para ver quanto custariam... mas neste caso os usados estão a dar boa conta do recado!! :P ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
spacemarine
Sócio
Sócio
Mensagens: 2640
Registado: 25 set 2006, 21:35

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por spacemarine »

Entretanto um dos sets mais valorizados hoje em dia, o 7750, nem sequer aparece na tua primeira listagem, faz 15 anos. Possivelmente não haveria nenhum MISB na altura que fizeste o apanhado. Recordo-me que em várias alturas, ele esteve ausente do Bricklink, pelo menos como novo e selado.
Mas neste momento há um e está por 9.000€, eu sei, porque sempre foi e continua a ser o meu "White Wale". :whistle:

De qualquer forma, a análise que fazes está correta, e um dos fatores contribuintes para a desvalorização de um set, é o nível de complexidade de construção desse mesmo set, contando com técnicas empregues, tipo de peças utilizadas, etc., etc. e até minifiguras presentes, factor que hoje em dia assume cada vez mais, importância primordial na valorização de um set.

Por exemplo o set 75022, saído em 2012, e que foi vendido por cerca de 25.€ originalmente, esteve longos anos sem sofrer grande valorização, viu os preços aumentar exponencialmente quando estreou a série do "Mandalorian" no canal de streaming da Disney, por duas razões essencialmente, a popularidade repentina de tudo que dissesse respeito aos Mandalorianos, e o facto de nessa altura o número de unidades seladas no mercado paralelo mundial ser algo inferior ao número de unidades disponíveis, durante os quatro ou cinco anos seguintes ao descontinuar da sua produção. A média de preço deste set é situa-se atualmente nos 100.€

Uma análise interessante que se poderia fazer, em termos de valor real dos sets antigos e em termos económicos, seria fazermos uma comparação entre os preços pedidos pelos vendedores em sites como os do Bricklink ou Brickowl, e os preços que os sets são de facto vendidos. Porque nem sempre o que um vendedor pede por um determinado set, satisfaz esse valor na venda final. . .

Have a good night :fixe:
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por gads »

Análise interessante!
E concordo que os valores de sets antigos tem na sua generalidade um timing em que estarão mais valorizados.
Diria que um factor também importante que poderá contribuir para um pico de valorização poderá estar relacionado com o momento em os miúdos de outrora atingem a idade adulta e adquirem capacidade financeira para adquirir os sets que não conseguiram ter durante a infância.

Pelo menos, diria que olhando para mim mesmo, valorizo mais os sets dos anos 80/90 que tem um valor nostálgico do que sets fora desse período.

Obviamente que haverá exceções e outros factores mas este parece relevante.
Atenção, não fui analisar os dados para verificar. Estou apenas a especular.

Fora do âmbito da LEGO, posso dar o exemplo dos jogos de Mega Drive que viram os preços aumentar imenso nos últimos dois anos pelo motivo que acabo indiquei em cima. Temos jogos a valer hoje em dia centenas de euros hoje em dia.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Sets mais procurados ou mais valiosos

Mensagem por AVCampos »

gads Escreveu: 07 set 2022, 23:02 Pelo menos, diria que olhando para mim mesmo, valorizo mais os sets dos anos 80/90 que tem um valor nostálgico do que sets fora desse período.
👆 Isto. Também reparo nisso com o Espaço: enquanto o Classic Space é a menina dos olhos da maioria dos AFOLs espaciais, a minha preferência vai de longe para o M:Tron.
Responder