pois parece que estou de volta... nova casa, espaço, bancada... só ainda não tenho acesso pleno ao LEGO que ficou amontoado estes últimos 2 anos durante as obras
Parece que vou fazer 52 este Verão. I will be 52. B52. Bombardeiro, bombas, cocktail, shot, chamas... bora lá novo desafio.
Recuperei a ideia da minha bomba peristáltica (bomba, bombardeiro, B52...) de há uns anos, depois de ver este video:
com uma ideia muito semelhante à minha mas bem melhor implementada, só que com tubo bastante mais grosso que o LEGO. Por isso imitei, fiz algumas alterações (essencialmente no rotor) e funciona com tubo de silico médico que tem teoricamente as mesmas medidas do LEGO mas parece um pouco mais fino, mais flexível e bastante mais barato (mandei vir 25 metros a menos de 1€ o metro, de Portugal)

À esquerda o rotor do video acima, à direita uma primeira versão do meu (não mudou muito entretanto). O meu tem ainda outra vantagem - não usa aquele liftarm triangular que já não é produzido e começa a ficar caro
O atrito nos tubos fazia-os "fugir" pela bomba adentro por isso prendi-os com uns plates 2x1 arredondados com furos:

Como um B52 tem 3 camadas precisei de fazer 3 bombas, cada uma serve o seu liquido de modo que não há misturas nem contaminações, essa parte foi relativamente fácil.

Agora acender o shot também não seria dificil dado que já tinha um isqueiro automatizado de uma ideia parva para a refinaria do Pirralho, só não sei é onde pára desde o último evento por isso tive de o refazer, só que em vez de isqueiro à mão tinha apenas uma tochazita e bom... funciona, só não pode é estar acesa muito tempo que não ganho para os copos

com algum python para controlar o tempo de exposição à chama o problema ficou resolvido:
agora é só juntar tudo, usar um género de plataforma (o bombardeiro) que leva o copo através de uma linha de montagem. Para isso estou a experimentar a nova funcionalidade de "data broadcasting" do Pybricks que permite enviar mensagens curtas entre vários hubs da família Powered Up:
não é que goste de difusão de mensagens por Bluetooth Low Energy, continuo a preferir imensamente mais o Wi-Fi e o modelo OSI mas é que se tem (e a malta do Pybricks é bem mais capaz que os tarefeiros da LEGO, Murphy me livre e guarde de usar uma App da LEGO).
Mais uma ou duas fotos no meu Tumblr:
https://www.tumblr.com/cyberxstuff/7198 ... urce=share
e videos como sempre no meu Youtube:
https://www.youtube.com/c/JorgePereira
Se for a Viana do Castelo com isto vou precisar de seguro contra incêndios, um alguidar com água e detergente para ir lavando os copos, algumas garrafas de licor de café, licor de natas e licor de laranja (este último decente, tem de ter 40' pelo menos para ter chama) e alguns guronsans. E ficar hospedado perto do evento ou ter um motorista abstémio