[MOD] LEGO 42179 Planet Earth and Moon in Orbit

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4330
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

[MOD] LEGO 42179 Planet Earth and Moon in Orbit

Mensagem por CyberX »

Sempre quis ter um planetário deste género, até já tinha andado a estudar o do JK Brickworks. Por isso assim que saiu o 42179 fui a correr.



O set em si é bastante interessante, fazendo uso das engrenagens "banana gear" e também das "engrenagens" em círculo que saíram na linha Friends. E é uma lufada de ar fresco ver um set Technic que não é uma viatura, por mim podia haver bem mais desvios destes na linha Technic.

Motorizá-lo foi muito fácil, bastou retirar a manivela e com meia dúzia de peças Technic afixar um motor ao eixo onde esta estava montada. Optei por um usar um hub [Powered Up] Technic para poder usar com um comando remoto - podia ter usado power Functions mas com Powered Up posso ajustar o comportamento às minhas necessidades com meia dúzia de blocos de código:

Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4330
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MOD] LEGO 42179 Planet Earth and Moon in Orbit

Mensagem por CyberX »

Substituí o motor básico por um motor com tacómetro, já no decorrer do evento:

Imagem

com o uso as engrenagens devem ter desalinhado e o motor estava em esforço, já com algum pó de plástico no eixo principal; com um motor com tacómetro consigo controlar directamente o número de rotações por segundo e tirar partido da maior potência destes motores. Mesmo assim dá uns soluços em determinadas partes do percurso, deve estar a cruzar alguma chuva de meteoros.

No evento tem estado a rodar a 100 graus por segundo, o resultado é suficientemente lento para parecer realista e não gastar demasiada bateria.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder