Estou a frequentar uma formação muito básica de Python. Muito básica mesmo mas aprende-se sempre alguma coisa e como tem trabalhos para justificar a avaliação soomos obrigados a puxar pelo tico (os que não vão ao ChatGPT e pedem que lhes saia um script já feito com comentários e tudo)
Um dos trabalhos finais foi implementar um jogo do galo em modo de texto. Sem algoritmos especiais, o "computador" limta-se a jogar ao acaso contra o "humano". Saiu uma coisa tão pequena que dei por mim a pensar... "isto tem mesmo todo o ar de funcionar em micropython sem precisar de grandes adaptações, podia por um robot LEGO a jogar em vez de ver as jogadas numa grelha de texto a preto e branco no ecran"
Encomendei algumas das worm gears (engrenagens parafusos) que saíram recentemente (6 de comprimento) e enquanto estudava a coisa encontrei um video do Sariel que me deixou de boca aberta porque essencialmente era o que eu tinha pensado fazer só que com uma caneta em vez de uma garra:
por isso só para introduzir alguma novidade abandonei a ideia da garra e fui buscar os ímanes 4x4 que comprei pouco antes do Covid... fiz uns ensaios rápidos e confirmei que tinha pernas para andar pelo que tenho o primeiro protótipo funcional:
um motor para comandar o eixo dos y's (dois eixos, como na plotter do Sariel, tentei só com um mas aquilo mexia-se todo torto - ele usa dois motores em simultâneo, eu uso só um e desdobro o movimento pelos 2 eixos). Comecei com um motor Boost mas arrastava-se, fui para um motor Technic XL
outro motor para comandar o eixo dos x's (a calha atravessada sobre o jogo). Com um motor Boost também, parece ser suficiente.
e finalmente um terceiro motor para comandar o eixo dos z's (o elevador do íman que apanha as peças de jogo). Mais uma vez um motor Boost, mais do que suficiente. Porquê os motores Boost? Porque os tenho, são quase tão pequenos como os que saíram no Spike Essentials, muito mais baratos e fáceis de encontrar no bricklink e suspeito que por dentro são essencilamente o mesmo ou pelo menos muito parecidos.
Para pegar na peça basta descer o elevador com o íman (outra peça, virada ao contrário) até se encostarem e depois elevar. Se quiser largar a peça basta deslocá-la sem subir o elevador e ela fica presa na estrutura de grelha do jogo, soltando-se.
O resto é decoração, à custa de peças que tinha aí (sobretudo vermelho, não costumo usar esta cor mas realmente tinha montes de tiles 8x1 vermelhos do primeiro (e único para mim) Paredes de Coura e bricks Technic também vermelhos que acumulei para o rockodromo e o MILS.
ah e "gestão de cabos". O raio dos cabos entalavam-se no mecanismo e encravavam tudo, tive de fazer uns "postes" para os manter elevados. Feio mas funcional. E sim, estou a usar extensões da PV Creations. A LEGO fez a porcaria dos cabos dos motores Powered UP curtos (ESTUPIDAMENTE curtos) e nunca se dignou fazer extensões como no Power Functions. Há-de haver um infernozinho só para gestores da LEGO.
E balastros para segurar a baseplate preta (que não é LEGO e tem tendẽncia a encurvar). Tenho balastros pretos do LB mas já que tb tinha vermelho... viva ó campião de inverno
faltam chegar uns tiles invertidos para decorar 10 ímanes que servirão de peças de jogo, entretanto vou implementando o código.

