A montagem é rápida, não muito diferente das criaturas voadoras da série Harry Potter (a coruja e a fénix), com um pedestal e um mecanismo para bater as asas. Talvez o pedestal aqui seja mais rebuscado (discutível) e há a nuance de se poder pegar a máquina voadora propriamente dita já que está apenas apoiada num eixo 2L e é acionada directamente por um gatilho.
Infelizmente o gatilho não torna a motorização tão fácil. Por um lado porque usa uma mola que exige uma força considerável e por outro porque não basta retirar a manivela e ligar um motor que roda em contínuo, aqui é necessário um movimento oscilante.
Claro que o JK Brickworks já fez a sua conversão, assim como o site Bricknerds e provavelmente mais alguns. Estes dois removeram a mola que só atrapalha a motorização e alteraram mais algumas coisas... eu limitei-me a tirar um plate 1x2 do gatilho para poder passa dentro da argola da pega de borracha dos sets Vidiyo:

e penso que com algum esforço nem a plate seria necessário remover.
De resto um motor Technic potente, meia duzia de linhas de python e tá a mexer:
é um bocado bruto (e?) mas funciona e até agora não se desmanchou. Vou tentar dar uns retoques na base só para ficar menos tosco, talvez consiga reaproveitar o pedestal original se não se desmanchar com o esforço imposto pelo motor e pela banda de borracha.
A ideia é levar para os eventos e dar aos visitantes a possibilidade de activarem eles mesmos o mecanismo. Estou a fazer uma web app muito básica em python/flask que depois comunicará com um Raspberry Pi no evento. Quem quiser ver as asas a bater aponta o telemóvel para um QR Code que aponta para um link que acciona a web app que envia uma mensagem para o Raspberry Pi que controla o Ornitóptero. Simples

To be continued...