com uma outra library para Arduino que permite usar MIDI, um protocolo usado para interligação de instrumentos e outros equipamentos musicais.
O MIDI originalmente utilizava fichas DIN de 5 pinos, ainda existe muito equipamento com pelo menos uma dessas fichas (IN ou OUT, por vezes também TRU para permitir daisy chaining) mas depois foi extendida para o USB MIDI (e mais recentemente para Bluetooth embora com bastante menos sucesso, vá-se lá perceber porquê

Como os microcontroladores que tenho estado a usar têm todos USB é muito fácil criar um dispositivo USB MIDI apenas com software (uma library chamama Control_Surface). Também seria possível DIN mas teria de soldar alguns componentes adicionais, assim é muito mais simples, a única diferença é que não é possível ligar directamente dois dispositivos USB MIDI sem pelo meio haver um "USB MIDI host" que faça o routeamento das mensagens MIDI. Nada que não haja cá em casa.
Com um Raspberry Pi Pico 2, um cabo vindo da Ásia e uma caixa pequena temos um dispositivo relativamente discreto:

Resumo da implementação:
- com o Control_Surface o meu microcontrolador apresenta-se como um dispositivo MIDI e consigo "escutar" mensagens como por exemplo as notas enviadas por um teclado MIDI
- com a minha variante do MyOwnBricks consigo enviar dados para o Hub Technic
- com mais meia duzia de linhas de C++ junto as duas libraries e reencaminho as notas MIDI recebidas por USB para a ficha PU
- no Pybricks aciono cada um de 3 motores conforme as notas recebidas
Vantagens:
- não há Bluetooth pelo meio logo não há latência
- é possível ter mais micontroladores em paralelo, cada um ligado a um Hub, todos eles pendurados num único HUB USB
Desvantagens:
- como o Technic Hub só tem 4 portas Powered Up, gastando uma com o conversor só posso controlar 3 motores; se quiser usar isto com a gaita de foles que tem 8 "dedos" preciso de 3 Technic Hubs
- não há latência mas também não há milagres, ainda tenho de estudar isto do Control_Surface para evitar algumas situações que ocorrem quando estou a tocar mais que uma nota ao mesmo tempo e páro demasiado rápido