Tenho estado a tentar e desenvolver um programa para o NXT (Alpha Rex), para lever à exposição do dia 14 com a RTP.
Estou a fazê-la na linguagem stantard (NXT-G) e de facto confirma-se que a RAM disponível (64KB) é demasiado curta para esta linguagem qd se pretendem usar sons costumizados ou WAV files (na realidade estes têem de ser convertidos para um formato denominado por RSO).
Ao tentar gravar duas frases muito simples para o Alpha Rex dizer em diferentes circunstâncias acabei com ficheiros WAV de 16KB e 37KB...

Não sobrando quase nada para o resto do código.
Estou a utilizar o formato PCM em mono e 8KHz. Menor do que isto é impossível...
A questão é que o firmware e o NXT-G standards não suportam ficheiros WAV ou RSO comprimidos.
Tal é no entanto possível com outras linguagens de programação como RobotC e respectivo firmware enhanced.
Embora isto represente um ganho extremamente valioso na utilização de sons, nã me está nada a apetecer instalar e apreender os detalhes de mais uma linguagem...
O tempo é demasiado curto e a programação visual com o NXT-G torna as coisas muito rápidas e fácil obter resultados.