Espaço de Acção para Exposições - Projecto Conjunto/Ideia

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
Drexer
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 28 fev 2007, 18:23
Contacto:

Espaço de Acção para Exposições - Projecto Conjunto/Ideia

Mensagem por Drexer »

Pois bem, tendo em conta dois últimos tópicos(aqui e aqui), decidi então criar um tópico em que já tenho andando a pensar à várias semanas.

Quando eu entrei na PLUG, uma entrada repentina e que eu forcei a mim mesmo de ser na PLUGFest no Cartaxo onde eu queria participar, porque senão sabia que a minha preguiça me faria adiar tal assunto, o numero de membros nesta associação que se dedicavam(seriamente digo eu, corrijam-me se estiver enganado) ao Bionicle teve um aumento de uma ordem inimaginável. Por outras palavras, passou de 0 para 1.

Desde esses momentos para cá, notei uma cosia que proponho agora corrigir. As nossas exposições, por belas, grandes e famosas que sejam, sofrem de um grande problema na área de Bionicle, Exo-Force e afins. Enquanto construções como cidade e tecnhic têm frequentemente um numero que as complemente e forme um cenário para se justificarem, criações tal como as nossas, de escalas variantes e que se assemelham ou a Mechs, ou a monstros, ou a puros aliens, são muito mais difíceis de enquadrar. Dai surgiu esta minha ideia agora que o nosso numero de fãs de tais linhas é mais substancial e cá vai aparecendo e falando.

Basicamente, a minha ideia principal, é que nós aqui dentro da PLUG que nos interessamos e que montamos estes temas nos organizemos para a criação de uma história de background(ou talvez até falando um universo de fundo), para as nossas construções. Há no entanto antes de tudo o mais destacar o que eu quero fazer entender-se com tal coisa.

Este projecto não é com nenhum tipo de objectivo de criar-se um esquema de personagens e mundo que todos os membros devam seguir nas suas construções. Pelo contrário,a única coisa que seria desejável na minha opinião obter com este tema, seria que agora, após cada um de nós criar um MOC, poderíamos arranjar uma pequena(ou grande se quiserem) história de fundo, em que daríamos ao nosso MOC um pequeno papel neste nosso mundo de background.

Em que é que isto se reflecte nas exposições? Por um lado, se conseguíssemos uma certeza suficiente, poderíamos desta maneira talvez conseguir arranjar um espaço onde os MOCs deste género estivessem mais destacados, em vez de à mixórdia com outros(não é que tal seja mal, mas apenas falo disto para relevar o tipo de construção de cada tema); por outro, com tal esquema, nas futuras exposições, em vez de criarmos uma bancada mais desorganizada já poderíamos organizar um esquema de montagem das diferentes personagens, talvez até como facções ou 'lados' que teríamos definido no background.

Agora é o momento em que vocês me perguntam. Mas então para que é preciso tais backgrounds, já que é apenas uma questão de alinhar os nosso MOCs como bons ou maus?

Pois bem, a minha resposta é simples. Uma das atracções principais do Bionicle e Exo-Force é a sua história, e com tal background presente, poderíamos demonstrar isso a quem vai ver a nossa exposição, demonstrando o que é diferente nestas linhas e nas suas possibilidades e construção. Quem sabe se não poderíamos até seguir o exemplo do Conchas, com pequenos cartazes a ilustrar os nosso MOCs, só que estes a contar o seu lugar na história além de talvez um pouco do mundo?

Neste momento já confundi de tal maneira este discurso que não sei verdadeiramente o que em falta contar. Decido portanto acabar aqui, só vos pedindo então opiniões.

Quem estiver mais interessado pode comentar imediatamente aqui, e se quiserem falem comigo pelo MSN. Se acharem que este projecto é viável, basta avisarem que podemos desde já começar a tentar pensar nas linhas deste projecto para apresentar ao resto da PLUG.

Abraços ;),

César

PS: Se quem quiser trabalhar(e há que relevar que um projecto destes ainda têm bastante trabalho incluindo) na organização disto quiser apresentar um portfolio de 'iamginação de universo', pode fazê-lo á vontade. Eu até deixo aqui a minha maior mais valia
Última edição por Drexer em 22 nov 2007, 20:45, editado 1 vez no total.
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Re: Espaço de Acção para Exposições - Projecto Conjunto/Ideia

Mensagem por Hyphos »

E uma tradução, é que ando com pouca paciência para ler inglês e há membros que tem alguma dificuldade com a essa lingua.

Paulo
Paulo "Jones" Brown
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Tens razão quando dizes que os temas referidos são dificeis de enquadrar numa "expo" que não possua um Layout especifico.
Quando eu comecei a colecionar Exo force tinha o objectivo de construir uma montanha (sentai)do tipo que é usada na História original mas depois de cair na realidade apercebi-me da monstrosidade de peças que eram necessárias e simplesmente preferi desistir da coleção a não ter um sitio "condigno" onde expôr os sets, para mim é essencial de vez em quando tirar os sets das caixas e fazer uma exposição cá em casa ;D
Acho a tua ideia muito oportuna porque ainda á poucos dias estive a falar com o Luis (Androidex) e ele falou-me de algumas ideias dentro do tópico que referiste que podem vir a ser discutidas contigo para enriquecer um futuro projecto.
Acredita que ultimamente tenho vindo a aprender a gostar cada vez mais de bionicle e familia... :P
Acho que tem a ver com o facto de a história por detrás do tema ter muito conteúdo e acabar por olhar para os "bonecos" de uma forma mais relacionada com as personagens da história :)
Ricardo S
Sócio
Sócio
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Contacto:

Mensagem por Ricardo S »

Imagino se não terias feito outra directa para essa montanha :D ainda por cima com duas metades

Abraços
:plug: :brincka: City Landscaping Team
figueifoto
Hero Member
Hero Member

É verdade!ainda te lembras! ;D
Eu acho que te tinha contado que fiz a montanha durante a noite!
O problema aqui é mais grave do que uma noite perdida...são muitos euros empatados numa tonelada de peças, e eu estou a apostar no meu projecto de sempre(comando espacial). ;)
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Para fazer coisas muito grandes mesmo, não seria praticável usar Duplo para a estrutura básica, depois com peças normais para os detalhes/revestimento? Deveria ficar um pouco mais leve na balança e na carteira. ;) O problema é não haver tanta variedade de cores...
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="AVCampos"]
Para fazer coisas muito grandes mesmo, não seria praticável usar Duplo para a estrutura básica, depois com peças normais para os detalhes/revestimento? Deveria ficar um pouco mais leve na balança e na carteira. ;) O problema é não haver tanta variedade de cores...
[/quote]

Eheeh!... Tens razão!

Ainda este mês comprei no BL uma carrada de Duplo, para o meu projecto de mesa de exposição com nível subterrâneo :D.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
figueifoto
Hero Member
Hero Member

Algumas das construções no Parque Legoland usam realmente as peças duplo,principalmente as muito grandes como esta:
http://www.maj.com/gallery/figueifoto/F ... c_0330.jpg
Mas que eu conheça não existem peças DUPLO em Cinzento ou outra côr que eu pudesse reproduzir a montanha de Sentai :P
Mesmo que houvesse em côres compativeis, era preciso uma Tonelada de peças, e isso está fora do orçamento :(
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

As peças duplo são excelentes para criar as estruturas e depois revesti-las com peças system.

Haverá sempre outra solução, eu sei que o Figueiredo é um purista e isto vai soar a blasfémia  ;), mas a utilização de peças clones em zonas não visiveis é sempre uma solução económica.
Paulo "Jones" Brown
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="Hyphos"]
As peças duplo são excelentes para criar as estruturas e depois revesti-las com peças system.

Haverá sempre outra solução, eu sei que o Figueiredo é um purista e isto vai soar a blasfémia  ;), mas a utilização de peças clones em zonas não visiveis é sempre uma solução económica.

[/quote]

Zonas não vísiveis? Porque não Duplos?
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Claro que soa a blasfémia! E porque é que soa a blasfémia? Porque é blasfémia! ;D
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

[quote="figueifoto"]
Algumas das construções no Parque Legoland usam realmente as peças duplo,principalmente as muito grandes como esta:
Mas que eu conheça não existem peças DUPLO em Cinzento ou outra côr que eu pudesse reproduzir a montanha de Sentai :P
Mesmo que houvesse em côres compativeis, era preciso uma Tonelada de peças, e isso está fora do orçamento :(
[/quote]

uma boa opçao podia ser tentar arranjar bricks com pequenos defeitos a bom preço.....eheheheheh

ja que iam ficar escondidos ...

jnunes
Imagem
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="figueifoto"]
[/quote]

Estás enganado João!
Existem várias peças Duplo em cinzento. Principalmente os cinzentos novos (pelo menos 2x4, 2x2 e 2x2x2).
Eu compei uma carrada delas recentemente em 'Dark Bluish Gray', mas tb existem em 'Light Bluish Gray'.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
DavidAzevedo
Hero Member
Hero Member
Registado: 19 jun 2006, 22:52
Contacto:

Mensagem por DavidAzevedo »

Parece que ninguém ligou puto a aquilo que o Drexer escreveu. Este deve ser o exemplo de off-topic mais descarado aqui no fórum! Vá lá... façam a divisão do tópico (até porque o assunto desviante é interesante) e continuemos a discutir a ideia do Drexer.

Não percebi concretamente o que ele quer fazer, mas reconheço uma coisa: numa exposição as construções que chamam mais à atenção são:
- as mini-cidades (porque toda a gente reconhece o quartel de bombeiros, o hospital, a esquadra da policia, a escola, etc...)
- construções que sejam facilmente identificaveis pelo público (tipo Star Wars, Batman, etc...),
- os technics (que atraem pela sua complexidade, mecanismos, inteacções, etc...)
- e claro, os MOCs de qualidade, que podem ser imponentes ou cheios de pormenores, etc...

O que eu acho é que devia haver uma explicação ou o contar de uma história para enquadrar aquele MOC exposto. Por exemplo, uma coisa é ver um 8880 exposto, outra coisa é ter um textinho ao lado a dizer que tem direcção às quatro rodas, suspensão integral, faróis de nevoeiro, ABS...

No PLUGfest do Marco tinha previsto fazer um layout de Star Wars com vários dioramas, de batalhas ou partes dos filmes acompanhadas por acrilicos tamanho A4 com fotos a cores da cena do filme ou especificações das naves, mas devido à falta de tempo não consegui organizar isso.

Alguém tem outras ideias?
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Movimento!
O pessoal adora ver as coisas a mexer!

O problema é conseguir colocar muito do lego em movimento... Mas mesmo que sejam pequenas coisas, o pessoal curte bué :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Responder