[quote="Hyphos"]
Sem querer ofender ninguem, mas os "maniacos de piratas" podem explicar-me o "gozo" desses set's, compreendo os barcos surgidos nesse tema, por acaso até tenho um por montar, mas os outros. [/quote]
Compreendo a tua curiosidade e a tua dúvida, e não fico nada ofendido pela pergunta, acho bastante legítima! Cá vai a minha opinião...
Razões emotivas:
À semelhança dos medievais, é uma época que eu gosto muito! Porque gosto de história, por me recordar os descobrimentos, porque gosto de todas as vertentes de construção naval, especialmente os grandes veleiros...
Claro que há também as histórias gustosas dos "bucaneers", "barba negra", "Secrets of Monkey Island"... quem jogou jogos ou devorava filmes deste tema tem sempre o "bichinho" cá dentro!
Agora outras razões (mais sérias):
Ao contrário da época medieval, onde tudo era cópia de outras ideias, que eram "escaladas" para caber os propósitos, sendo o segredo de um bom arquitecto o...saber a regra de "3 simples"... a época que se encaixa nos "piratas" (séculos 15-19) As construções desta época, já tinham muito de planeamento e ciência, quer em embarcações, quer em construção de fortalezas, etc...
Mesmo com o advento das armas de fogo (pistolas e canhões) o segredo do sucesso da batalha ainda residia muito nos homens, no combate corpo-a-corpo, nos assaltos aos barcos, na entrada fisica nas fortalezas!
Temos muito bons exemplos de construções em Portugal, sendo os melhores exemplos a Torre de Belém, as fortalezas de Setúbal, Sesimbra, Caminha, na zona de Cascais (não me recordo o nome), e mesmo os fortes de Elvas, Almeida, Valença, Sagres... em suma, todas as fortalezas com bastiões e baluarte, com construção em "estrela" ou "semi-estrela"...
Embarcações temos os famosos barcos veleiros, desde a caravela de velas latinas, a chalupa, o clipper, a fragata, o man-o-war(não me lembro da tradução em português), os galeões... o melhor exemplo "vivo" em portugal é a Fragata "D.Fernando II e Glória", fantasticamente recuperada para a Expo-98 (uma excelente iniciativa inserida neste evento)... Mas outros exemplos existem, quem não conhece o famoso "Cutty Sark" (que não é só um whisky, é também um barco que existe)... poucos sabem, mas a embarcação era de construção portuguesa e por muito tempo serviu o comércio português!
Lego e Piratas
Para este cenário ainda houve muita coisa que ficou por inventar... desde uma fortaleza a sério, até às construções mais civis... desde a taberna, o centro da cidade, a casa do governador, as próprias casas, etc etc... ainda há um mundo vastíssimo para explorar dentro dele!
Mas saindo da vertente pirata e mantendo na mesma época, temos as cortes nobres dos reis absolutistas (incluindo-se a época Pombalina portuguesa) e as batalhas napoleónicas... tanta coisa por explorar! taaaanta!
[quote="Hyphos"]
É uma pergunta de alguem que por muito que tente não consegue fazer cidade, mas gosta de castelos

[/quote]
gostava que me explicasses esta frase!