Partilha de infos técnicas entre utilizadores de MS NXT

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Re: Partilha de infos técnicas entre utilizadores de MS NXT

Mensagem por N19h7M4r3 »

1- sim nao devo usar graficos nem wavs, so "linhas" de codigo. se realmente usar graficos e wavs e so para brincar :P
(se bem me lembro ja vi um raparinho a jogar tetris no tijolo do NXT :o)
2- ok fixe, alem de ter pouca paxorra para ir comprar pilhas, pilhas decente ainda sao carinhas :-[
3- pois ja tinha visto isso, mas numeros nao me chegam muito porque apenas tive um micromotor, dos vermelhos pequenos,  aquilo como era muito fraquinho nao tou mesmo a ver como serao os 16.7 N.cm de força que estes têm...
4- entao quando experimentares o compass avisa, que como disse era 1 dos que eu queria arranjar ;D
5- gaita :'( lol
Última edição por N19h7M4r3 em 05 mar 2007, 14:04, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="N19h7M4r3"]
[/quote]

Se calhar não entendeste bem a minha resposta. Ao dizer 'Nop!' respondia à tua pergunta, isto é, ainda não usei. Mas estou convencido que de facto permite tudo o que referes.

Certamente que com a disponibilidade que esta malta mais nova deve ter, muito em breve estão aqui a dar-me lições enquanto eu faço ou não faço alguma coisa...  :)
Última edição por Conchas em 05 mar 2007, 14:59, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

[quote="Conchas"]
[quote="N19h7M4r3"]
[/quote]

Se calhar não entendeste bem a minha resposta. Ao dizer 'Nop!' respondia à tua pergunta, isto é, ainda não usei. Mas estou convencido que de facto permite tudo o que referes.
[/quote]

lol tu e que secalhar nao percebeste a minha resposta... pois eu sei que dá para controlar ate 4 NXT ao mesmo tempo dentro do mesmo programa ;)
a resposta foi mais numa de relativa tristeza pois não encontro muito material sobre o assunto... :-\
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Temos de ter paciência... O NXT ainda agora saiu! Se for como o RCX, dado que não é material que se renove às três pancadas... o NXT vai durar, desenvolver, ser conhecido, etc etc por quase uns 7,8,10 anos! :P
Ricardo Oliveira
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

[quote="Ricardo T"]
o NXT vai durar, desenvolver, ser conhecido, etc etc por quase uns 7,8,10 anos! :P
[/quote]

Esperemos que sim :P
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Podem encontrar no website em baixo um conjunto de tutoriais gráficos sobre a utilização da linguagem de programação da National Instruments baseada em LabVIEW, fornecida com o NXT, o NXT-G.

http://www.bnxt.com/tutorial/NXT-G

Muito bom para quem se esteja a iniciar nestas andanças !!!
FCorreia

Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Tenho estado a tentar e desenvolver um programa para o NXT (Alpha Rex), para lever à exposição do dia 14 com a RTP.
Estou a fazê-la na linguagem stantard (NXT-G) e de facto confirma-se que a RAM disponível (64KB) é demasiado curta para esta linguagem qd se pretendem usar sons costumizados ou WAV files (na realidade estes têem de ser convertidos para um formato denominado por RSO).

Ao tentar gravar duas frases muito simples para o Alpha Rex dizer em diferentes circunstâncias acabei com ficheiros WAV de  16KB e 37KB... >:( Não sobrando quase nada para o resto do código.

Estou a utilizar o formato PCM em mono e 8KHz. Menor do que isto é impossível...

A questão é que o firmware e o NXT-G standards não suportam ficheiros WAV ou RSO comprimidos.
Tal é no entanto possível com outras linguagens de programação como RobotC e respectivo firmware enhanced.
Embora isto represente um ganho extremamente valioso na utilização de sons, nã me está nada a apetecer instalar e apreender os detalhes de mais uma linguagem...
O tempo é demasiado curto e a programação visual com o NXT-G torna as coisas muito rápidas e fácil obter resultados.
Última edição por Conchas em 08 abr 2007, 00:09, editado 1 vez no total.
FCorreia

nine
Newbie
Newbie
Registado: 15 set 2006, 13:53

Mensagem por nine »

Se não me engano podes apagar o software que vêm com o brick, os Try it e outros pormenores e assim ganhas memória para programar.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

É verdade não muita... :(
FCorreia

nine
Newbie
Newbie
Registado: 15 set 2006, 13:53

Mensagem por nine »

Penso que a melhor solução será recorrer a uma linguagem de texto onde podes controlar melhor as variáveis e a forma do correr do programa e assim poupar memória.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Tens toda a razão! Eu é que o estou a querer evitar a todo o custo.
Não há tempo nenhum para me meter agora nessas andanças.

Mesmo assim lá apaguei o ficheiro de demo e mais os 'tries' e lá ganhei assim mais 30,3 KB para as minhas brincadeiras.
Afinal ainda é qq coisa! Pelo menos já serve para o objectivo imediato :D
FCorreia

zebarnabe
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 08 nov 2007, 02:13
Contacto:

Mensagem por zebarnabe »

[quote="Conchas"]
Ao tentar gravar duas frases muito simples para o Alpha Rex dizer em diferentes circunstâncias acabei com ficheiros WAV de  16KB e 37KB... >:( Não sobrando quase nada para o resto do código.

Estou a utilizar o formato PCM em mono e 8KHz. Menor do que isto é impossível...
[/quote]

Nao tenho um NXT (ainda) mas posso dizer que o preço do NXT é abusivo... como exemplo podemos olhar para as actuais calculadoras graficas (que com uns extras ficam um nxt com menos interfaces)... uma simples TI-84 (eu tenho uma 89), muito popular entre os estudantes de secundario, tem 2MB de memoria flash e custa 150€ (de notar que possui um ecra bem maior que um NXT e ligação usb a um pc ou a outra calc - ou a um rato ou um teclado com uns hacks giros )

Outra coisa notavel são os leitores de cartões 22 em 1 que ocupam uma area minuscula ... um NXT bem que podia ter um slot de SD's ou CF... ... e comparando com um PDA dos baratos o NXT parece do milenio passado (nem foi à muito tempo... lol) ... um PDA de 200€ tem um processador de 200-300Mhz, uma bateria de litio generosa, slot SD e um touchscreen ... de facto nao vejo o porque de um NXT ser tão caro ... claro os sensores e os motores custam alguns €€'s ... mas nao deixa de ser uma peça cara ...

bolas ... ganda discurso num topico inactivo ...  :P

EDIT:
Esqueci-me de mencionar.... já chegei a fazer jogos de 120bytes (sim BYTES) para a calculada grafica acima mencionada  ;D ... o que me diz que o modo como as coisas são feitas no NXT deixa muito a desejar...
Última edição por zebarnabe em 11 nov 2007, 04:32, editado 1 vez no total.
Building your life since 1991...
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

O brick do NXT em si (o tal comparável pela negativa a essas calculadoras), custa na S@H 134,95€, no entanto encontra-se novo no BrickLink, a pastir dos $69,90 (50€).

Conforme mencionaste, os motores, restantes sensores e bricks, estão a fazer o resto...
Apesar de tudo penso que é um set onde a própria LEGO ganha relativamente pouco. É o que tem a margem entre o preço de retalho e o PRVP, mais curta.
Talvez por isso os comerciantes não queiram muito "investir" nele, e não se veja por aí.

PS: Como newcomer, estou a ver que estás a "bater" o forum de uma ponta à outra ;D Isso é que é entusiasmo!
Fazes-m lembrar uma pessoa quase um ano atrás... ::)
Última edição por Conchas em 11 nov 2007, 17:24, editado 1 vez no total.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

A National Instruments também não deve cobrar pouco pela licença do software... :P
zebarnabe
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 08 nov 2007, 02:13
Contacto:

Mensagem por zebarnabe »

[quote="AVCampos"]
A National Instruments também não deve cobrar pouco pela licença do software... :P
[/quote]

De facto o preço de um produto nao é apenas dado pelo preço da sua produção em serie, mas também pelo software e todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento do hardware nele ... ::)
Building your life since 1991...
Responder